Gold no Canadá...

terça-feira, janeiro 30, 2007

Correção do local do encontro dos imigrantes

Amigos,

Só uma pequena correção ao post abaixo: o encontro dos imigrantes será no Chili Pepper da Asa Norte, e não no da Asa Sul como eu achava, ehehehe

Abraços a todos,

Goldman.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Old home, sweet home



Queridos amigos,

Após 14 horas de viagem, finalmente chego a Brasília, na verdade cheguei aqui no Sábado, mas só deu pra escrever hoje.

Comecei minha viagem na sexta ao meio dia, sai de Ottawa, rumo a Montreal de GOL(para aqueles que não são de Brasíliâ, GOL=Grande Onibus Lotado), cheguei em Montreal às 15 horas todo serelepe, crente que ia conseguir trocar o horário do meu vôo, que tava marcado para as 19 horas para algum mais cedo, mas como todos os outros estavam lotados também tive que esperar. Até aí, tudo bem. Embarcamos no horário, e quando estamos prestes a decolar o comandante nos avisa que o aeroporto de Toronto havia sido temporariamente fechado para que pudessem limpar as pistas porque estava nevando em Toronto. Beleza. Saimos de Montreal às 20 horas, sendo que meu vôo para o Brasil estava marcado para as 22:00, pensei, vou perder o vôo e vou ter que passar a noite no aeroporto, mas tudo pelo social. Ao chegar em Toronto, descobri que meu vôo para SP havia sido atrasado também por causa da neve, e marcaram o embarque para às 23:15, embarcamos em torno de meia noite e finalmente partimos de Toronto quase as 3 da manhã. Ao chegar em SP, pensei: agora que atrasa mesmo, porque meu vôo era TAM. E todos os 6 vôos da TAM que haviam antes do meu, atrasaram, mas o meu por intervenção direta de nossa senhora dos retirantes e imigrantes, saiu no horário certinho.

Chego em Brasília no sábado a noite, e digo a todos: não existe sensação mais gostosa no mundo do que ver o rosto das pessoas que amamos tanto. Meu pai foi me buscar no aeroporto, e enquanto estava lá ainda consegui me conter, mas quando cheguei em casa e encontrei com minha mãe e minha irmã mais nova, aí não deu...chorei mesmo, confesso, sou chorão, ainda mais quando se trata da família. Todo mundo sabe o quanto sou apegado à minha família e o quanto seria difícil para mim passar o meu aniversário longe de todos que eu amo. Tudo bem que agora já conheço mais pessoas, e tenho um grande carinho por todas elas, mas mesmo assim, família é sempre família. Meus pais, minhas irmãs, meus sobrinhos e cunhados, são pessoas que representam muito para mim e digo a todos que pretendem ir ao Canadá, aproveitem suas famílias, porque quando estamos lá, a saudade as vezes bate tão forte que dói mais do que o frio congelante de lá, acreditem meus amigos. E além de ver a família ainda tem o bônus de ver os amigos tão queridos e que são a família que escolhemos, é muito gostoso.

Agora existe uma sensação estranha de voltar à sua cidade e ser visitante nela, de mostrar fotos de Ottawa para amigos e dizer: "esta é a cidade onde eu moro", principalmente porque faz apenas 3 meses que fui para o Canadá, e no final das contas a sensação que ainda tenho é que nem lá ainda é meu LAR e aqui não é mais meu LAR, ou seja, me sinto sem LAR... espero encontrá-lo logo.

Amanhã dia de felicidade geral: Parabéns para mim, faço trinta anos, mas com corpinho de 29,9, tô bem na fita no final das contas.

E depois de amanhã: encontro dos imigrantes de Brasília para o Canadá no Chili Pepper da Asa Sul, não sei a quadra, mas quem mora em Brasília, deve saber, eu morei sempre, mas nunca decorei as quadras...

Vou tirar muitas fotos e matar muita saudade, porque se deus quiser, só vou poder matar saudade agora quando alguém for me visitar no verão.

Abraços a todos,

terça-feira, janeiro 23, 2007

Eu bem que tentei...




Pois é amigos,

Post curtinho este, mas estava aqui lembrando enquanto ainda tento enfiar todas as encomendas na mala, que no domingo passado, estava eu, inocentemente, limpando a casa e pensando: " É... não devo mais comprar nada perecível estes dias para não ter que jogar nada fora, então é só consumir o que tem de perecível aqui que tá tudo bem, não é tanta coisa mesmo, beleza."

Mal acabo de pensar isso, e um amigo me liga e pergunta: " Você vai ficar em casa agora a tarde? Posso passar aí?", respondo eu: " vou sim, pode passar." Legal, quando vejo, chega meu amigo, com uma sacola de comida. Mas não apenas comida, mas comida deliciosa e perecível, do tipo que toda pessoa privilegiada pela gravidade como o interlocutor que vos fala, adora.

Uma sacola de felicidade por assim dizer: cookies, muffins, castanhas, chocolates, enfim, com outra sacola daquelas basta colocar uma maça na minha boca e assar por2 horas a 480 graus. O dito amigo, tinha acabado de ir visitar a mãe e estava voltando com umas 4 sacolas daquelas e quis compartilhar comigo (não estou reclamando...)

Eu tentei, mas as boas maneiras não me permitem recusar uma coisa destas, né?

Como já estou em ritmo de férias, me permiti esta proeza, mas em contra-partida, prometo que vou fazer caminhada enquanto estiver no Brasil :)

Já até sei o preço da academia e se sobrar alguma grana vou comprar meu outfit para usar na academia no Brasil porque deve ser mais barato,né? Afinal de contas meus pais moram no Guará né gente? Pertinho da feira :)

Abraços,


PS - Fui convidado para uma "no pants party" este final de semana, se não estivesse no Brasil, juro que ia, já tinha até pensado em comprar uma boxer de coraçõeszinhos em homenagem ao Valentine's day... e o mais engraçado é que esta festa é um fund-raiser...

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Enquanto isso, a tolerância impera no Canadá...




Amigos,

Sei que um tempo atrás fiz um post onde eu estava revoltado com o sotaque de alguns imigrantes que moram aqui no Canadá há 20 anos e ainda não conseguem falar nem inglês e nem francês direito... mas foi uma situação muito específica, o que significa que eu realmente não tenho nada contra o multiculturalismo no Canadá, mesmo porque esta é uma das coisas que mais admiro no país.

E estes dias quando estava no centro da cidade (downtown para os "anglos" e centre-ville para os "francos", ehehehe) quando vi a inscrição na porta de um banheiro, óbviamente que só poderia ser, né?

Engraçado como aqui no Canadá, alguns canadenses não tem o menor problema com os milhares de imigrantes que o país recebe todos os anos, mas têm um problema com qualquer pessoa que fale francês. Ou seja, se por um lado o Québec quer se separar do Canadá, por outro, tem um monte de gente que quer mesmo é que o Québec se separe mesmo... Como o país ainda é apenas um, só deus pode dizer...

Ah, se alguém souber de onde vem esta história de chamar os franceses de frogs e toads, por favor, me expliquem porque eu não entendo nada...

E no final das contas me sinto meio que atingido por este tipo de coisa, porque embora eu trabalhe o dia todo em Ontario, no final das contas eu moro em Québec oxente!



Embaixada do Brasil em Ottawa


Eu, como bom imigrante que sou, liguei hoje para a seção Consular da Embaixada do Brasil em Ottawa e disse que queria fazer minha matrícula consular. Quão grande não foi minha surpresa quando a pessoa do outro lado me perguntou: " Por que?" e eu tive que explicar para ela que moro aqui e que como não tenho parentes, caso alguma coisa aconteça comigo, eles teriam minhas informações e minha família teria a quem recorrer. Daí ela respondeu: " Ah, é mesmo",mas com aquele tom de: "Até parece que isso vai acontecer...", mas mesmo assim, preenchi o formulário e mandei por fax.

Quando ligo novamente para saber quando serei informado do meu número de matrícula consular, ela simplesmente me respondeu: " precisa disso não... já temos suas informações, já tá matriculado..."

Ai ai, das duas uma: ou eu dei muuuuita sorte em pegar algum oficial consular num dia de preguiça geral, ou os costumes brasileiros ultrapassam os setes mares... que os céus nos ajude.

Oremos irmãos...

domingo, janeiro 21, 2007

Malas, aqui vamos nós....



Queridos amigos,

Esta semana tem sido uma correria inacreditável.Não sei se unicamente porque tá um samba do criolo doido no meu trabalho, ou se estou ancioso para rever minha família, meus amigos e meus novos amigos, mas tem sido uma semana bem complicada.

Ontem, comecei a arrumar minhas malas para a viagem na sexta, porque como pra variar, vou trabalhar até o dia da viagem, não terei este luxo de ter um dia só para fazer as malas, sairei do meu trabalho direto pra Montreal de onde tomarei o avião (não consegui trocar minha passagem para sair de Ottawa, a multa ficaria muito cara, então preferi ir até Montreal), e o fato é que me sinto estranho arrumando a mala para ir ao Brasil, mas estou deixando tanta coisa pra trás porque sei que vou voltar e que aqui é minha casa agora.

Agora que estou completando 3 meses de Canadá, e um monte de gente já me disse: " Você nem esquentou lugar aí e já está voltando? "E em parte é verdade, mas também é verdade que eu simplesmente não tô nem aí... estou com muita saudade da minha família, e meus amigos e de poder sair na rua só com camiseta, bermuda e um chinelo... coisas simples,como arroz e feijão da casa da mamãe... sempre fui muito apegado à minha família e como disse antes, esta minha dependência emocional deles, é uma das razões pelas quais eu quis vir pro Canadá, não para ficar longe deles, mas para aprender a caminhar sozinho e ser mais forte.

A cada dia que passa fica mais fácil e me sinto mais em casa, parece que você vai conhecendo mais pessoas e vai encontrando seu lugar na cidade, começa a ter uma rotina e agradeço mais uma vez a todos que me mandaram mensagens desde o começo quando eu quase quase voltei para o Brasil. Algumas palavras me marcaram muito, e em especial da minha grande amiga Carol, que mora em São Paulo, que me disse o seguinte: " Gold, você não precisa fazer dar certo aí, você não tem obrigação de fazer nada, mas existe uma razão pela qual você quis ir para o Canadá. Você não acha que deve a si mesmo a chance de tentar fazer dar certo?" e foi incrível o quanto estas palavras me fizeram pensar de forma mais ampla, quando tudo que passava na minha cabeça era voltar para o Brasil.

Aos imigrantes que chegarão em breve, aconselho o mesmo que minha amiga me disse: Venham com toda a força que vocês têm porque por vezes a saudade e o medo serão grandes, e quando eles parecerem grandes demais, lembrem-se das razões pelas quais vocês quiseram vir e isso será um norteador para vocês.

Agora preciso ir, porque tenho que cuidar da parte mais divertida do meu final de semana pré-viagem: limpar meu moquifo, lavar minhas roupas e tentar terminar de fazer minhas malas...sorte pra mim, né?

Abraços,

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Breve post

Queridos amigos,

Resolvi escrever este post para dizer que preciso urgentemente que o Teco volte... o Tico está sozinho de novo e eu continuo fazendo aquelas coisas maravilhosas que só eu mesmo pra aguentar.

Ontem, dia lindo, sem neve, estava frio, mas um frio... frio por assim dizer, acho que tava uns -5C. Daí, o que o Tico pensa: ah, tá um dia legalzinho, tá friozinho, fica em casa e vai dar um faxinão... deixa pra ir ao mercado amanhã quando chegar do trabalho, tem que passar em frente ao mercado pra chegar em casa mesmo, né?

E eu, estupidamente, acredito no infeliz do Tico e deixo pra ir ao mercado hoje.

Clima hoje: 5 cms de neve acumulada pela manhã, e temperatura no horário em que saí do trabalho: -9C...

Resumo da ópera: detesto gente burra e preguiçosa

Projeto: trabalhar minha auto-estima... já estou procurando um livro do tipo, aprenda a se amar, mesmo sendo burro e preguiçoso... eu chego lá...

Ah, e para coroar a burrice, tirei um monte de fotos pra colocar aqui no blog e só agora que vi, que todas as fotos que tirei estão grandes demais e não dá pra colocar no blog...

Abraços,

PS - Enquanto isso já comecei a arrumar as malas e estou rodando metade da cidade tentando achar todas as encomendas da galera...

domingo, janeiro 14, 2007

Circulando... circulando!!!!!




Amigos,

Estava pensando hoje, e finalmente percebi que já fazem quase três meses que cheguei ao Canadá e fiquei pensando em tudo que já aprendi neste tempo e no quanto ainda tenho que aprender...Mas uma das coisas que me levou mais tempo para aprender, e foi com muita ajuda (principalmente de deus... porque o povo daqui, com raras exceções, é tudo perdido!) que consegui encontrar meios de me locomover sem me perder tanto.

Na primeira vez que vim a Ottawa, o terror começou no aeroporto de Montreal, eu crente que viria num daqueles aviões que da AirCanada, que pelo menos parecem seguros e na hora H, me colocam num Mini-air qualquer coisa (que dava medo até de espirar para não desestabilizar o avião). Sabe aqueles teco-tecos que não transmitem o mínimo de confiança? Pois é, estes mesmos... cheguei em ottawa no meio da tarde e tinha que dar um jeito de descobrir como chegar ao endereço da imobiliária em Gatineau para pagar logo meu ap, para segurar o contrato. Inocentemente, pergunto pro cara do hotel como chegar no endereço e ele simplesmente me diz: "ah, é fácil, é so pegar um dos ônibus que vão para Gatineau, todos passam pelo King Edward Street, vai lá e pega um deles", só que o gente boa do cidadão, esqueceu do pequeno detalhe: Apesar de não ser nenhuma metrópole, Gatineau, tem em torno de 400 mil habitantes, o que não torna a cidade, uma cidadezinha propriamente dita.

Procurei, procurei e por fim desisti e peguei um taxi. Cheguei lá, inconformado de ter que pagar 20 dólares, mais gorjeta (e se você não der o motorista de taxi te olha com uma cara que você sabe que ele te amaldiçoou até a quinta geração...), assinei meu contrato, vi o apartamento e era hora de voltar pro hotel em Ottawa. Vou calmamente ao ponto de ônibus e pergunto pro primeiro que vejo lá: " Como chego a Ottawa?" e o gentil cidadão me responde: "basta pegar o 39", até aí tudo bem. Só que o gentil cidadão esqueceu de me dizer que no ponto onde eu estava, não passava o 39... e fiquei esperando... e esperando... e esperando mais um pouco, e quando desisti de esperar o 39, peguei o primeiro que vi pela frente e por sorte, o que eu peguei ia até Ottawa também.

Assim que cheguei ao hotel, resolvi fazer uma pesquisa sobre o sistema de transporte daqui, e para os iniciantes, existem algumas informações básicas sobre como se locomover por aqui, então vamos lá:

1) Existem duas companhias de ônibus:
  • OCTranspo (Ottawa City Transport)
  • que serve basicamente a Ottawa e às cidades da região de ottawa, e;
  • STO (Société de Transport de L'Outaouais)
  • que serve basicamente à cidade de Gatineau e região;

    2) A tarifa de onibus custa 3 dólares e dá direito a um bilhete de transfer que pode ser utilizado até duas horas depois que vc o receber;

    3) Se preferir comprar o passe mensal, paga-se 69 dólares e você pode usar o sistema quantas vezes quiser ao longo do mês, sei que a OCTranspo também tem o passe, mas não sei quanto custa. Para comprar o passe mensal no Québec é preciso de algum tipo de evidência que você mora no Québec, como cartão de saúde ou contrato de aluguel e um documento com foto, não sei como é em Ottawa;

    4) Aqui em Gatineau, se você quiser comprar o bilhete (não o passe), cada um custa 2,40 dólares e é possível comprá-los em dépanneurs e algumas livrarias em geral, em Ottawa o único local que sei que vende os bilhetes é no último andar do Rideau Centre;

    5) Para os que querem vir a Ottawa e dar umas voltas e não querem gastar rios de dinheiro com taxis, a OCTranspo, tem no seu site um travel planner, excelente, onde você só precisa colocar o endereço de partida, o endereço de destino, a hora de partida ou de chegada e ele te diz que ônibus pegar, onde pegar, se é preciso andar, ou seja, ele realmente planeja a sua "viagem" para você. A STO tinha um assim, mas atualmente está fora do ar e sabe-se lá deus quando vai voltar. Para ir para a página do travel planner da OCTranspo, clique
  • OCTranspo - Travel Planner


  • Bom, acho que em relação a transporte, é isso.

    Abraços a todos e boa semana,

    PS - Gente dá um desconto em relação aos links, estou tentando aprender a lidar com eles, ok? Dicas são novamente bem vindas (meu computador é um mac... por isso não tem o cadeado do windows para criar links...)

    quarta-feira, janeiro 10, 2007

    Ê vidão de retirante...



    É queridos amigos da rede globo...

    Vida de retirantes, imigrantes e usuários da aircanada não é mole não...

    Chego eu hoje, todo cheio de vontade de limpar minha casa (tá, esta parte eu fui longe... mas eu preciso limpar minha casa, o que dá na mesma então...) e antes de tudo, resolvo descer e colocar minhas para roupas na máquina de lavar lá embaixo e voltar aqui pra começar a faxina... até aí tudo bem... a roupa é lavada e depois do tempo aproximado eu desço para mudar minhas roupas da máquina de lavar roupas para a secadora e estou lá, felizinho da vida e quando coloco a moeda de um dolar não é que a infeliz fica presa? Nem vai e nem volta... óbviamente que fico indignado de perder um dólar inteirinho... subo para o meu apartamento, pego um pinça e desço de novo e vou futucar a máquina para tentar arrancar minha moeda...lá está o Goldman, futucando a máquina por 10 minutos antes de perceber que tem umas 3 pessoas atrás de mim achando que estou tentando arrombar a máquina...e o pior: me olhando fixamente, tipo com aquele olhar que diz: MARGINAL!!!!!!!!

    Discretamente, finjo que nada está acontecendo e para salvar o pingo de dignidade que ainda resta da minha pessoa perante meus vizinhos, pego minha roupa, mudo de máquina e coloco outra moeda pra que meus vizinhos vejam que não pago meu aluguel arrombando as máquinas da lavanderia... na hora mantive a dignidade de um lord... fingi que nem era comigo, mas depois... também, oxente!

    Mas ainda não me conformei, afinal de contas a moeda é minha e quer saber? Me dá licença que vou lá embaixo de novo e se não tiver ninguém lá me olhando, quem sabe eu consigo meu dólar de volta?????

    Ass: Gold, versão o muquirana (juntando dinheiro pra ir ao Brasi)

    PS - Desta vez, vou olhar com mais cuidado a máquina, toda vez que lavo roupa, uma peça de roupa vai pro buraco negro... e em geral é um pé de meia de um par que eu ainda não tinha perdido...e antes que me perguntem: sim, eu uso meias que estão sem par...

    segunda-feira, janeiro 08, 2007

    Ta chegando!!!!!!!!





    Amigos,

    Hoje acordei feliz da vida :) Percebi que em menos de um mês completarei 29 anos pela segunda vez, eheeheh

    É caros amigos... a verdade é essa, estou chegando à versão 3.0, mas com corpinho da versão 2.99...fala a verdade, tô bem na fita né? Bom, se por um lado estou feliz que meu aniversário está chegando, por outro tenho muitas razões para estar ainda mais feliz. Pra começar, ao chegar aos 30 anos, já realizei alguns dos meus grandes projetos de vida e um deles era estar aqui no Canadá. Outros motivos é que estarei no Brasil, com minha família e amigos no meu aniversário (apesar de que alguns amigos aqui do Canadá protestaram contra isso hoje, mas mesmo assim, ano que vem fico aqui...) e ainda por cima terei a oportunidade de conhecer pessoalmente um monte de novos amigos que pude fazer através do blog e do grupo de discussão Canada Imigration do yahoo. Em resumo: tô feliz pacas!!!!

    Agora que já começa a contagem regressiva para rever tantas pessoas que amo, começa também o pensamento de para quem levar presentinhos e o que levar? Não tenho muito dinheiro então os presentes serão considerávelmente restritos, mas mesmo assim dá pra ir numa dollarama e comprar mini presentinhos pra galera, né?



    Segunda parte do post:

    Estes dias me chamaram de preguiçoso só pelo fato que confessei que ainda não fiz um arroz com feijão aqui em casa desde que cheguei. Bom,vamos aos fatos: 1) ainda não comprei panelas, isso dificulta um pouquinho o processo; 2) não tenho a menor noção de onde posso encontrar uma panela de pressão aqui pra cozinhar o feijão (até hoje não encontrei nem o adaptador para meu ferro de passar roupas. PS - se alguém tiver sugestões de onde posso encontrar ambos os itens agradeço...), 3) ainda estou aproveitando as maravilhas da culinária nada saudável e comida pronta do primeiro mundo.

    Recentemente descobri que o MacDonald's servia café da manhã...estava passando inocentemente perto de um MacDonald's quando estava indo trabalhar e vi a palavra breakfast escrita em algum lugar e entrei para averiguar... e foi uma experiência linda... hot cakes... syrup... sausage Mcmuffin...acreditem... vale a pena... e ainda por cima, fora isso, recomendo a todos que vem para o Canadá, em especial Montreal e outras regiões do Québec, que pelo menos uma vez, vão provar um brunch num restaurante chamado Chez Cora (se estiver em ottawa, o nome inglês é Cora's). O brunch que eles servem é aquele típico que vemos nos filmes: Ovos, bacon, panquecas e se quiser aliviar a consciência um pouco, peça uma das opções que vem com frutas... pelo menos assim come-se alguma coisa saudável. O café da manhã é daqueles que a cada mordida você sente seu coração bater mais lentamente de tanta gordura... mas que vale muuuuuuuito a pena... cada minuto de vida que é perdido com os pratos servidos pelo Chez Cora, vale, acreditem.

    Mas voltando ao preguiçoso, me sinto injustiçado, não sou preguiçoso, sou apenas um cara comedido de medidas desnecessárias...

    Abraços...

    PS - Quem quiser ir ao Chez Cora é só procurar pelo símbolo do solzinho pelas ruas do Québec...( ou se você for depois das 11, procure uma fila imensa de pessoas anciosas e famintas...)

    domingo, janeiro 07, 2007

    Famille, je vous aime



    Queridos amigos,

    Hoje, após passar mais um dia de muita calmaria e descanso, comecei a refletir sobre algumas das diferenças culturais que vejo aqui no Canadá, porque como é um país relativamente aberto aos imigrantes, conhecemos gente de todos os cantos do mundo. E algumas coisas que para mim, são triviais, como por exemplo querer voltar logo ao Brasil para ver minha família e amigos, para outros parecem totalmente dispensável.

    Conheço um australiano que está há quatro anos sem voltar a Austrália para ver sua família, fala com eles umas 3 vezes por mês e está tudo bem. Quando perguntei se ele não tinha saudades de sua família (detalhe: a palavra saudade só existe em português se não em engano, sei que em inglês, francês e espanhol não existe) ele disse que sim, mas que como era muito caro voltar à Austrália, ele sempre preferiu dar prioridade a outras coisas, como por exemplo viajar e conhecer outros lugares e mobiliar o apartamento dele aqui no Canadá quando ele resolveu se fixar aqui.

    Conheço também um filipino que não volta às Filipinas há 2 anos e meio, desde que emigrou de lá, porque na cultura dele, se ele ganhar mais do que os parentes, eles esperam que ele custeie toda sua família enquanto estiver visitando, por isso ele prefere viajar para outros lugares e não ter tantos gastos.

    E em compensação, conheço pelo menos um brasileiro, que não tem nenhum dos problemas acima, e que apesar de não ter quase nada dentro de casa, ainda prefere gastar quase CAD$1.000,00 para visitar a família e amigos que ele tanto adora e que sente tanta falta, apesar de não ver estas pessoas há menos de 3 meses...a saudade dói, apesar de falar com estas pessoas quase todos os dias pela internet...

    E este sentimento é o maior problema (acredito eu) enfrentado pelos imigrantes que imigram sozinhos...Acreditem, o sentimento de solidão quando saímos do aeroporto, e percebemos que estamos num país onde não conhecemos ninguém, onde tudo é novo e todas as suas referências são inúteis, é amedrontador.

    A grande diferença entre brasileiros e o resto de grande parte do mundo é esta: a unidade familiar no Brasil existe na maioria das famílias, mesmo aquelas onde os pais são separados, existe aquele sentimento de "um cuida do outro", que aqui não existe. Uma coisa que sempre me chocou entre as famílias de origem anglo e maioria das européias, é este costume de que os filhos têm que sair de casa ao concluir o segundo-grau, não é uma opção. Eles simplesmente têm que sair e pronto. Enquanto nós brasileiros, na maioria dos vezes saímos porque queremos ou porque nos casamos. Aqueles que querem entender bem sobre o que estou falando, sugiro que vejam um filme francês chamado TANGUY, é excelente e trata exatamente sobre isso.

    Em resumo amigos, todos os que pensam em imigrar sozinhos, devem se preparar psicologicamente para este impacto inicial. Eu, sinceramente, se não fosse por todo o apoio que tive de minha família e amigos no Brasil, de todos aqui pelo blog (brigadão gente:) e de algumas pessoas maravilhosas que conheci aqui no Canadá logo no começo, com certeza teria voltado. Ok, tem um detalhe que me segurou muito aqui também, na verdade três detalhes: as três malas imensas que trouxe comigo, cada vez que eu imaginava a possibilidade de ter que carregar aquelas malas sozinho, eu resolvia dar uma nova chance ao Canadá, e para aqueles que estão achando que sou preguiçoso, lembrem-se que cheguei ao Canadá com 3 malas de 30 kgs, e duas malas de mão de 10 kgs cada, e por isso digo: se um dia resolver voltar a morar no Brasil, juro que vou entregar o apartamento com tudo o que tem dentro, so pego minha carteira, junto minhas cuecas e fui! O dono do apartamento que se vire com o que tiver dentro...

    Abraços,

    quinta-feira, janeiro 04, 2007

    Feliz ano novo e recapitulando...



    Amigos,

    Ok, ano novo, vida nova e novos posts...tá certo, confesso, estou escrevendo este post sob um pouquinho de pressão porque levei meu primeiro esporro do ano hoje, mas foi merecido, eu reconheço.

    Bom, espero que todos tenham tido um ótimo ano novo... o meu foi meio "nhêm"... mas isso também tá legal, em geral ano novo não é lá grandes coisas...

    O que passou foi que na noite de ano novo tivemos uma pequena queda de "freezing rain" por aqui e uns avisos na TV avisando sobre o perigo da chuva, e daí, eu que já não tava animado, resolvi ficar na cama... liguei para alguns amigos (porque os ingratos não iam me ligar mesmo que eu sei!!!!!! e não adianta me dizer que estavam viajando e não podiam ligar porque fica muito caro, vocês acham que a fada do floco de neve paga minha conta da Rogers?????), fiz minhas orações agradecendo a Deus por tudo que me aconteceu neste ano, por estar aos poucos me acostumando por aqui e estar conhecendo tantas pessoas tão gente boa através do blog, e agradeci ainda pela invenção da comida enlatada, o que significa dizer que passei dois dias inteiros a base de comida enlatada.

    Fora isso, no dia 01, acordei todo feliz e cheio de disposição para ir ao cinema, ver a versão québécoise de Romeu e Julieta num cinema que fica a uns 4 kms daqui de casa, e eu, tolinho, penso: está um lindo dia... está fazendo uns 5 graus POSITIVOS lá fora (uau!!!!!) então dá pra andar até lá... e lá vai o Goldman, todo feliz e inocente tentar chegar no cinema caminhando... saio de casa, um furacão de animação, decidido até o osso a ver o filme. Caminho pelo final da minha rua até chegar na rua principal adjacente à minha... continuo caminhando e ao chegar ao final desta rua principal, percebo que a outra rua, por onde eu teria que caminhar uns 2,5kms, não tem uma calçada (para alguém que é de Brasilia, isso não deveria ser uma surpresa...), e ao perceber isso, toda a minha determinação cede lugar à preguiça de caminhar pela neve, resumo da ópera: volto pra casa e vou assistir novos episódios de Will & Grace...ah, eu nem queria ver o filme atanto assim...

    Abraços...