Gold no Canadá...

domingo, abril 29, 2007

Tô de cara!!!!



Amigos,

Hoje, depois de uma viagem curtinha, cheguei de Montréal e posso dizer a vocês que o ingresso do Cirque du Soleil vale cada centavo!!!!!

Quando vi no fantástico que eles haviam reinventado o circo, eu simplesmente achei que era sensacionalismo, mas depois do show de ontem vejo que não.

Acho que o que torna o show tão único e espetacular é que eles mantém a essência de um show de circo (malabaristas, palhaços, mágicos, etc...) mas dentro de um contexto totalmente moderno e novo.

O show tem uma história e dentro desta história os vários atos, vão acontecendo. E os atos ocorrem em meio a música (super futurista por sinal), dança e um cenário que se adapta ao show de acordo com a necessidade e é montado e desmontado perante o público de uma forma que o ato de montar o cenário parece fazer parte do show... ou seja, a mistura de todos estes elementos torna o espetáculo mágico.

Sei que a maioria de vocês deve estar pensando: que diabos ele tanto escreve de circo, mas eu não podia deixar passar a oportunidade de recomendar este show pra todos que estão em Montréal ou que vão pra lá.

A velha Montréal

Eu quase tinha me esquecido o quanto aquela cidade é linda.

Principalmente a parte antiga de Montréal: Vieux Montréal perto do antigo porto (onde foi o show do Cirque du Soleil).

Mas por outro lado, eu também quase tinha me esquecido da quantidade de mendigos naquela cidade, é impressionante quanta gente mora nas ruas de Montréal, sem contar a quantidade de lixo que a gente vê pela cidade.

Sei que isso pode parecer um comentário meio antipático aos entusiastas de Montréal, mas este fato é real e serve mais como um aviso aos que pretendem morar lá: a cidade tem muito mendigo e muito lixo nas ruas e principalmente nas estações do Metrô.

Claro que se compararmos com os padrões de quantidades de mendigos e lixo nas ruas com o Brasil, não é lá grandes coisas, mas para os padrões daqui (principalmente se comparada com Ottawa), é muita coisa.

Mas mesmo assim, é linda.

Abraços,

sábado, abril 28, 2007

Excusez-moi



Amigos,

Este é outro post do tipo curtinho só pra avisar pra todos que fui ali em Montréal e volto já já com novidades do show 2007 do Cirque du Soleil...

Porque tem coisas que só o Québec faz por você:



O resto do Canadá que se morda, e embora o Cirque du Soleil, pro resto do mundo seja canadense, pro Canadá ele é québécois!!!!

Abraços a todos e um ótimo final de semana,

quarta-feira, abril 25, 2007

Final de semana passado?




Gente,

Final de semana passado fez um sol muiiiito lindo e gostoso... depois de passar tanto tempo sem usar minhas roupas do Brasil, finalmente consegui tirar as pobrezinhas do fundo do baú.

Depois de um faxinão geral aqui no moquifo, no sábado fui à casa de uma amiga que mora em Ottawa visitá-la e aproveitei pra conhecer as redondezas... e acabei descobrindo que ela mora perto de uma das praias do rio ottawa... e mesmo que ainda não tenha folhas nas árvores, tava tão lindo...Eu tava realmente com saudades de andar de bermuda e camiseta...

Embora eu deva confessar que saí de casa morrendo de medo de chegar uma frente fria surpresa e como pessoa precavida que sou, levei minha calça de moletom dentro da minha mochila só por precaução...

No domingo, recebo um convite da minha chefe e família para um café da manhã na casa deles (brunch) e lá vou eu todo felizinho da vida... e ao chegar lá, sou lembrado pela realidade que minha chefe e o marido são australianos, sendo assim, sempre que podem, eles adoram tomar champagne no café da manhã. Novo resumo da ópera: eu que não estou acostumado em tomar champagne, estava tonto depois da quarta taça...a australianada nem sentiu cócegas por causa da champagne..., mas eu.... e assim voltei pra casa e fui tirar um cochilo de domingo pra passar a dor de cabeça e ainda por cima acordei a tempo de assitir ao meu programa de domingo: Deal or no deal... que me lembra tanto dos programas do Silvio santos que eu assistia com minha mãezinha lá em Brasilia. Eita, finalzão de semana bão sô!!!!

Sobre o sol do final de semana....

Sempre me achei branco demais, mas estes dias o que tenho visto de gente que está descascando por conta dos dois dias de sol (máxima de 22C) aqui em Ottawa, não tá no script...e considerando que temperatura caiu de novo para mais ou menos 15 graus e mesmo assim o povo continua não se intimidando (nem mesmo eu!), e já abolimos os casacos pesados, não uso mais duas meias, gorro e cachecol nem pensar e já dá até pra sair de casa com o cabelo molhado (no inverno se sair com o cabelo molhado, ele congela, literalmente, e quebra!!!), ou seja, neste ponto, já me sinto bem mais canadense.

Então tá combinado: da próxima vez que me disserem que eu sou branco demais, parto pra violência sem aviso prévio... e tenho dito!

Abraços a todos e me dêem licença que este final de semana vou pra Montreal assistir à estréia do show 2007 do Cirque du Soleil.

sábado, abril 21, 2007

Finalmente!!!!!



Gente,

Este é um post extraordinário para um fato extraordinário.

Hoje, depois de quase 6 meses no Canadá, pela primeira vez, abri completamente a janela do meu moquifo!!!!!! É sério gente, abri a janela todinha!!!!

Acordei e o dia está lindo, não está frio (na TV dizem que tá fazendo 7 graus, mas acho que se enganaram, porque fiquei o maior tempão na varanda só de pijama...), o céu não tem nem uma nuvemzinha... tá simplesmente lindo!!!!!!

Enquanto eu morava no Brasil, se alguém me dissesse que tá feliz porque pode abrir a janela do apartamento, eu juro que dava na orelha do sujeito, mas aqui... depois de 6 meses de Canadá, é a primeira vez que consigo abrir a janela e não tenho que fechar em menos de 5 minutos por causa do frio... e isso é um momento memorável para mim...

Quando era pequeno, eu sempre via naqueles desenhos, quando as pessoas ficavam procurando um raio de sol dentro de casa para se aquecer, e hoje eu entendo porque, pois no final das contas, o tempo fica nublado tanto tempo que quando tem um solzinho, é uma festa.

Só mais uma observação:Aos amigos que têm a mesma faixa etária que eu (ou seja, passou a infância nos anos 80, porque cheguei ao ponto em que vou ter 28 anos por muitos anos ainda...) a HMV tem os boxes de todos aqueles desenhos que fizeram parte da nossa infância como HE-MAN, SHE-RA, Caverna do Dragão e todos os outros. É meio decepcionante não ouvir as vozes que estamos acostumados, mas mesmo assim, eu adoro, e assim que tiver grana vou comprar um destes boxes...de qualquer forma, no youtube dá pra ver a abertura da maioria destes desenhos em português!!!!! A internet ainda me surpreende!!!!!

Um ótimo e ensolarado final de semana a todos!!!!!

quinta-feira, abril 19, 2007

Uma das duas pessoas mais importantes da minha vida...

Queridos amigos,

Hoje é aniversário de uma das duas pessoas mais importantes da minha vida: Meu querido pai.

E numa data tão importante, naturalmente eu não poderia deixar passar em branco.

Em datas comemorativas como hoje, eu sempre fico muito nostálgico e no dia do aniversário do meu pai, fico lembrando de todos os momentos que passamos juntos, todas as brigas por causa da convivência(eu tenho um teoria que a gente só briga com quem se ama...), todas as vezes que resolvi mudar de curso na faculdade e dentre tantas coisas, a lembrança mais viva que tenho agora é a época em que contei para meus pais que tinha resolvido vir pro Canadá. Desde o começo meu pai me apoiou sempre em todos os sentidos e se hoje estou aqui, é somente por causa do apoio que ele me deu.

Em homenagem ao meu querido pai, coloco abaixo uma mensagem:

Este homem que eu admiro tanto,
com todas as suas virtudes e também com seus limites.
Este homem com olhar de menino, sempre pronto e atento,
mostrando-me o caminho da vida, que está pela frente.

Este mestre contador de histórias
traz em seu coração tantas memórias,
espalha no meu caminhar muitas esperanças,
certezas e confiança.

Este homem alegre e brincalhão,
mas também, às vezes, silencioso e pensativo,
homem de fé e grande luta,
sensível e generoso.

O abraço aconchegante a me acolher, este homem,
meu pai, com quem aprendo a viver.
Pai, paizinho, paizão...
meu velho, meu grande amigão, conselheiro e leal amigo:
infinito é teu coração.

Obrigado, pai, por orientar o meu caminho,
feito de lutas e incertezas
mas também de muitas esperanças e sonhos!



Querido pai: Feliz aniversário e te amo!

Abraços a todos,

quarta-feira, abril 18, 2007

A primavera chegou e os impostos





Amigos,

Oficialmente, a primavera chegou já tem uns dias. Acho que desde março ou coisa assim, mas o fato é que o frio ainda não foi embora...

Este dias escutamos um monte de gente falar sobre a famosa "Spring Clean" ou limpeza da primavera, e apesar de já ter escutado esta expressão antes, eu nunca tinha realmente entendido a necessidade disso, mas o que acontece é que durante os meses de inverno, a limpeza das ruas fica praticamente impossibilitada por causa de toda a neve que toma conta de toda a cidade, então o que acontece é que o lixo que seria removido acaba sendo soterrado pelas várias camadas de neve... ao chegar a primavera, e com o degelo da neve, o lixo todo fica exposto e a cidade mais suja que nunca, por isso a necessidade da limpeza de primavera.

Estou citando isso porque fiquei impressionado com a criatividade da prefeitura de Ottawa, que criou um concurso para a limpeza de primavera, onde organizações podem se inscrever e as organizações que reunirem a maior quantidade de lixo terão prêmios de todos os tipos. Fico imaginando como seria a cara de nossas cidades no Brasil, se as prefeituras de algumas cidades resolvessem fazer concursos deste tipo...

Mas no final das contas comecei a falar de primavera neste post porque sinceramente não achei que a primavera chegasse nunca mais aqui... anteontem mesmo, nevou 5 cms aqui em Ottawa e choveu muito no mesmo dia, causando um caos completo na cidade, porque chuva com neve não é uma boa combinação.... e apesar da neve 2 dias atrás, hoje a temperatura subiu para confortáveis 14C (Quando eu morava em Brasilia, 14C era bem frio pra mim na época e hoje...). Agora a tendência é subir... que deus nos ajude que seja logo porque desde que cheguei ao Canadá, ainda não tive a oportunidade de usar minhas bermudas...

Bom, agora de volta à vida real: termina dia 30 o prazo da entrega da declaração do imposto de renda, e eu como bom imigrante que sou, fiz o que qualquer pessoa sensata faria: contratei um contador, porque ninguém merece ter que fazer imposto de renda em francês.

Para aqueles amigos imigrantes que estão vindo para o Québec segue um aviso: Não há formulários do imposto de renda em inglês. Tudo bem, eu sei que a língua do Québec é o francês, mas na minha cabeça, eu imigrei para o Canadá e o Canadá é um país bilíngue, só que o Québec não é.

E foi exatamente isso que escutei do Revenu Québec (como a secretaria da receita federal no Brasil, só que no Canadá, além de um órgão federal, cada estado tem uma secretaria própria...). Eu, inocentemente, liguei para o Revenu Québec e perguntei se eles tinham os formulários em inglês, e o simpático atendente simplesmente me perguntou: Por que vc quer em inglês? (Eu estava falando francês), e ao responder que era mais fácil para mim fazer a declaração em inglês, ele me respondeu: Faça a federal em inglês, mas a de Québec tem que ser em francês...

Bom, depois desta experiência legal, eu simplesmente liguei para um contador que me indicaram, e combinei com ele de pegar meus documentos, ele já fez minha declaração hoje e amanhã mando tudo...

Só um aviso aos amigos novos-imigrantes: a primeira declaração feita deve ser enviada para um endereço diferente do que o resto do pessoal manda, então fiquem espertos.

Abraços,

Marcadores:

terça-feira, abril 10, 2007

Cheesecake



Amigos,

E eis que a pessoa que vos fala quase teve um orgasmo lácteo dentro de um supermercado hoje ao descobrir que aqui vendem cheesecake em potinhos que nem danette aí no Brasil. Imaginem uma pessoa que estava com cara de tacho, cansado, com sono, com frio (pra variar) e de repente se depara com um cheesecake ao lado do iogurte...Um sorriso de orelha a orelha...

Olho eu pra dentro do meu carrinho e vejo cenouras, brócolis, tomate e pepino, e depois disso vejo que meu carrinho precisava de uma vida, porque no final das contas ninguém vive pra sempre mesmo né gente???? Então eu coloquei o cheesecake no meio dos outros participantes da festa gastronomica que eu vou proporcionar quando resolver cozinhar. Minha felicidade foi tanta que ao chegar em casa percebi que esqueci metade da minha lista de compras, porque assim que encontrei o cheesecake no mercado, larguei todo o resto e vim correndo pra casa pra saborear o bendito.

Tá certo que amanhã vou ter que voltar ao supermercado para comprar carne e sabonete e mais umas coisinhas, mas o cheesecake me fez ganhar o dia.

E a violência impera no Canadá:

Foi registrado na noite de ontem o segundo caso de homicídio do ano na região da capital nacional (caso tenha algum québécois lendo o site, eu aviso: a capital do Canadá é Ottawa, ok? Não, não é a cidade de Quebéc...)

E eu digo: se mais algum canadense chegar pra mim dizendo que não dá mais pra morar neste país, vou mandar o infeliz passar uma temporada na rocinha, pra esta criatura descobrir o que é violência...

E depois de escutar a galera daqui reclamar o dia todo sobre o registro do segundo homicídio do ano na região, me digam se não tenho razão de ter um treco de felicidade ao encontrar um cheesecake????

Abraços a todos,

sexta-feira, abril 06, 2007

Job fair




Amigos,

Cheguei ontem de Toronto, depois de alguns dias na capital canadense da badalação segundo alguns, e capital canadense do crime segundo outros (mesmo assim, para os padrões brasileiros, um dos lugares mais seguros do mundo).

Foram dias interessantes, principalmente durante o tempo em que eu não estava trabalhando, pois tive mais tempo de dar uma volta na cidade, ver algumas coisas que eu nunca tinha tido tempo de ver e até fiz uma nova amiga, uma britânica que estava no mesmo Bed & Breakfast que eu, como estávamos os dois viajando sozinhos, acabamos saindo pra fazer turismo sozinho, juntos, se é que isso faz sentido. Bom, no final das contas foi muito legal porque aprendi bem mais sobre a cultura britânica e ela também sobre a cultura brasileira.

Num destes passeios, aproveitei para fazer um programa que eu tinha muita vontade, que era de subir a CN Tower a noite para poder ver as luzes do centro de Toronto, e desta vez, deu certo e digo: é lindo!!! Me deu até um ataque de coragem e cheguei até a pisar no chão de vidro que fica no alto da torre, pois na primeira vez em que fui não tive coragem de pisar e agora acabei até pisando...não por muito tempo é verdade, mas de qualquer forma o que conta é que eu pisei no chão e pronto, oxente!!!

Fora isso, o propósito principal foi participar de uma job fair em Toronto, onde muitos (potenciais) empregadores, estavam recebendo CVs de todos os participantes da feira e as pessoas em geral estavam procurando emprego, treinamento e outras oportunidades.

O fato que mais me chamou a atenção, foi a quantidade de imigrantes que apareceram pela feira e quando passavam no stand onde eu estava com minha chefe, em geral, depois de pegar informações eles citavam que estavam no Canadá há... anos e que até a presente data ainda encontravam dificuldade em encontrar emprego na própria área pois os empregos em geral estão sendo daqueles que tem qualificações daqui e isso me fez pensar em muita coisa, principalmente na possibilidade de voltar a estudar aqui, mas ainda tenho muita, muita coisa pra pensar antes de resolver voltar a estudar ou qualquer coisa a um prazo mais longo. Mas ainda assim, fiquei muito impressionado ao conhecer imigrantes que estão no Canadá há 30 anos e ainda encontram dificuldade em encontrar um emprego decente.

Fora isso, o que mais vi também foram jovens recém-formados que têm dificuldades em encontrar o primeiro trabalho, assim como no Brasil.

Depois de chegar no final da tarde, de volta à dura realidade, para que vocês tenham uma noção de quão dura a realidade é, coloco abaixo uma foto do saguão do hotel onde fiquei em Toronto enquanto estava lá a trabalho (o Fairmont Royal York):



Nada mais que natural que ao voltar pra casa e perceber que a cama do hotel é maior que meu apartamento inteiro, a gente tenha um impulso de querer voltar pra hotel e solicitar asilo humanitário ou qualquer coisa assim, mas ao lembrar que eles cobram 8 dólares por uma garrafa de água, eu desisti e sai pra comprar comida porque não tinha nada aqui em casa e hoje é feriado, então eu não tinha certeza do que estaria aberto ou não.

Mas apesar disso tudo, fiquei muito feliz de voltar para Ottawa, porque aqui agora é meu lar e sinceramente gosto muito daqui.

E como hoje foi aniversário de uma grande amiga minha brasileira minha aqui em Ottawa, fui almoçar com ela e mais alguns amigos dela (e como sempre, eu estava me sentindo o Tio Sukita da história, porque ela tem 20 anos e a maioria dos amigos estão na mesma faixa etária naturalmente...). Depois do almoço fomos a um jogo do tipo paint-ball, só que com a singela diferença de que as bolas não são de tinta e sim de borracha... logo, eu associei a borracha com a dor que ela poderia causar, mas outras criaturas inocentes não...

Resumo da ópera: estou em casa cheio de marcas vermelhas em todo o meu corpo, mas tem um monte de gente com um monte de marcas roxas, porque levou um outfit especial para o jogo, apenas short e camiseta e ainda riram de mim, quando me viram entrando no ringue com calças jeans, camisa de manga comprida e tudo o mais...

As vezes, ser o tio sukita tem lá suas vantagens...

Abraços a todos e feliz páscoa...