Gold no Canadá...

domingo, julho 29, 2007

Lugar perfeito (post sério)




Amigos,

Esta semana, pra variar, estive acompanhando algumas discussões no Canadá Immigration e ainda me impressiona a ingenuidade de algumas pessoas no que diz respeito ao Canadá.

Alguns indivíduos criam na cabeça uma imagem de um lugar perfeito, sem criminalidade, sem sujeira no chão, sem roubos... e este lugar não é o Canadá. Vejam bem, não estou dizendo que não existe, só estou dizendo que não é o Canadá...

Vi novamente algumas pessoas se zangarem quando alguns membros do grupo citaram fatos que aconteceram aqui, como roubos assassinatos e coisas afins. Alguns membros chegaram a citar: se tá tão ruim aí, volta pra cá...

Acho que nem tanto ao céu e nem tanto à terra. Não acho legal, alguns imigrantes que chegam aqui e passam o resto da vida dizendo como o Canadá é ruim e o país de origem é bom. E por causa de gente assim, que em muitas partes do Canadá, principalmente na cidade Québec segundo o próprio ministério de imigração do Quebec, existem muitas pessoas que simplesmente não querem saber de imigrantes.

Se você se prestou a mudar de país, acredito que a melhor forma de se adaptar bem é tentar ao máximo abraçar à nova cultura e tirar proveito do conhecimento prévio que já temos de nossa própria cultura e usar isso tudo e formar uma nova identidade adaptada ao novo local de residência, criando desta forma um imigrante que não bate de frente aos costumes e que ao mesmo tempo, tem a vantagem de ter toda uma bagagem que os canadenses nem sonham.

Mas o outro lado da moeda também deve ser observado, pois brasileiros que idealizam o Canadá como um mar de rosas, onde não há roubos, não há pedintes, não há sujeira no chão; vão ter uma grande decepção. Principalmente aqueles que querem se estabelecer em cidades grandes como Montreal ou Toronto.

Toda vez que visito alguma destas cidades, fico super feliz porque moro em Ottawa. Como Montreal é mais perto, eu acabo visitando a cidade com mais frequencia que Toronto. Mas Montreal, apesar de linda, é cheia de mendigos que dormem nas ruas, e passam o dia inteiro pedindo e comprando bebidas e drogas com o dinheiro que ganham.

Montreal e Toronto tem uma quantidade considerável de lixo espalhada pela cidade (para os padrões canadenses, se considerarmos com os padrões brasileiros, ainda são limpíssimas) e Toronto principalmente, começa a apresentar problemas graves com crimes.

Alguns brasileiros chegam aqui e pensam: agora tô no paraíso não preciso mais trancar porta de casa, nem do carro, posso deixar aberta na rua que ninguém vai nem olhar, enfim... tô no céu. E por isso aviso aos sonhadores, o paraíso não é aqui. Não venham com esta imagem que a desilusão será grande e isso pode representar uma barreira extra à sua adaptação.

O Canadá é um país com uma sociedade mais justa e segura, mas ainda assim possui problemas como qualquer outro país, por isso amigos, imigrantes, pé no chão e muita cabeça fria, é disto que precisamos na hora de imigrar.

Abraços e uma ótima semana a todos,

Marcadores:

quinta-feira, julho 26, 2007

Um post inútil...



Bom, hoje eu tô inspirado mesmo, então resolvi escrever dois posts, e este segundo do dia, acho que é o post mais inútil que já escrevi na minha vida.

Na verdade, será curto, vou compartilhar apenas dois fatos com vocês:

1) A melhor descoberta no Canadá até agora (no campo gastronômico) foi a Pecan pie (tarte au pacane em francês)... simplesmente uma delícia...agora nem quero pensar quantas calorias, porque até hoje não entrei na minha academia e estou gordo como um porco...

2) A frase mais inútil e nada a ver que já escutei na minha vida, está em uma música da cantora canadense, Avril Lavigne, que toca aqui o tempo todo... A música em si, não é lá grandes coisas na minha opinião, mas é legalzinha e tem ritmo, aliás o nome dá música é Girlfriend, e no meio da música, ela me solta a pérola: "She is like so whatever..." que em português significaria algo como: ela é tão tipo assim, nada a ver...

Daí, eu digo: nobody deserves (ninguém merece...)

A partir do momento em que a gente começa a prestar a atenção às letras de músicas, vai-se embora a magia...

Abraços,

Finalmente



Queridos amigos,

Após alguns dias de contínua leitura do livro do Harry Potter, digo: terminei.

E digo mais: o livro é simplesmente maravilhoso. Não vou contar mais nada para não estragar a surpresa caso algum fã leia o blog e esteja esperando pela versão em português.

E enquanto isso, eu continuo procurando novo apartamento para morar, e cada vez mais percebo o quanto
e complicado achar um apartamento decente, sem ser assaltado. Continuo no velho dilema entre um apartamento com mais espaço e situado mais distante do centro da cidade ou morar num apartamento que é um ovo, mais perto do centro e por quase o mesmo preço?

Esta busca nada legal, as vezes me faz pensar se não deveria ficar aqui mesmo e aquietar meu faixo, mas gostaria de mudar para Ontario para poder facilitar minha vida e pagar menos impostos.

Só um detalhe e um aviso aos futuros locatários de imóveis no Quebec: aqui, quando não queremos renovar o contrato, precisar avisar ao dono do apartamento, com 3 meses de antecedência que não queremos renovar o contrato, se passar disso, o contrato é renovado por mais um ano e você que tem que se virar para encontrar alguém para alugar seu apartamento no seu lugar, o que nem sempre é fácil se não conhecemos muita gente.

Este final de semana vou dar uma volta pela cidade anotando números colocados nas portas dos prédios para poder ligar, agora que estou mais perto de ter que sair do meu imóvel.

Esta mudança de apartamento, está modificando tanto a minha vida que nem dá pra imaginar. Não compro mais nada antes de mudar porque não quero ficar carregando coisas, com o pouco que tenho, já estou imaginando que será um trabalhão danado no dia em que eu for mudar... e para isso já estou contando com todos os meus poucos amigos brasileiros aqui para fazer isso.

Torçam por mim amigos, tomara que eu encontre um apartamento logo...

Abraços a todos e uma ótima semana

domingo, julho 22, 2007

Overdose de Harry Potter



Amigos,

Não posso falar muito neste post, sei que estou sumido tem um tempinho, mas estes dias andei bem ocupado com minha overdose de Harry Potter: primeiro tivemos o lançamento do novo Filme, que por sinal foi muito marrom... e em seguida teve o lançamento do novo livro (e por sinal, último) e por isso estou ocupado lendo o mesmo desesperadamente, porque estou muito, mas muito curioso mesmo... mas em breve volto pra contar pra vcs os novos capítulos da saga: Goldman a procura de onde morar....

Abraços,

terça-feira, julho 10, 2007

Brasileiros e brasileiras :) (de quem vcs lembram?)




Amigos,

Sei que ando meio sumido do blog, mas juro a vocês que estou tentando manter uma média de pelo menos um post por semana.

Agora no verão, que temos muito mais coisas a fazer na rua, aproveitamos o máximo o fato de que só escurece depois das 21 horas para passar o maior tempo possível na rua, porque sabemos que como agora é o auge, a tendência é começar a escurecer mais cedo e a temperatura deve começar a cair a partir do final de agosto.

Fora isso, fico muito contente em dizer que pouco a pouco estou conhecendo mais e mais gente, especialmente brasileiros, que mais do que nunca me convencem que são as pessoas mais amigáveis do mundo e antes de morar fora do país eu nunca acreditei nisso, mas agora acredito sim.

Parece que ao morarmos fora, e ao encontrarmos um brasileiro, nos sentimos um pouquinho mais perto de casa, ao conversar com alguém que vai entender porque vc vai rir quando disser que se sente o "Tio sukita" porque está envelhecendo... que vai saber o que é pão de queijo e guaraná antártica e coisas afins. Além disso, existe sempre o conforto de falar sua própria língua. Falo inglês desde os 10 anos de idade e por mais que fale fluentemente inglês e francês, no final do dia, falar sua própria língua é sempre mais confortável. Ah, e antes que eu me esqueça: de uns dias pra cá, umas 6 pessoas me disseram que estou com sotaque francês ao falar inglês, como se não me faltasse mais nada... Quero ser reconhecido pelo meu sotaque como Brasileiro que sou e pronto, ou seja, vou ter que fazer um trabalho de auto-observação para mudar este sotaque...

E considerando isso, fico mais e mais feliz a cada dia, porque estou vendo sempre mais e mais brasileiros chegando ao Canadá e cada vez mais estamos nos dando bem por aqui. Acredito que pouco a pouco os brasileiros começam a apagar imagens ruins do passado, pois já tivemos no passado a fama de imigrantes que gostavam de chegar no Canadá com o visto de turista, fazíamos o pedido de visto humanitário e depois de 2 anos, em geral, tínhamos que sair do país.

Aviso a todos que já pensaram em fazer isso: é fria! Num primeiro momento, você consegue ficar no Canadá, por até 2 anos, no entanto como o Brasil não é considerado um país de risco para que seja concedido o asilo humanitário, o solicitante tem seu pedido recusado e é deportado.

Fiquei sabendo de casos de brasileiros aqui que chegaram bem intencionados, e que tiveram a infelicidade de cair nas mãos de agentes de imigração que entraram com o pedido de asilo humanitário, arrancam de 7 a 15 mil dólares do cidadão e quando o pedido de asilo é recusado e o imigrante é deportado, nada se passa com o agente de imigração, que por sinal fica com todo o dinheiro do imigrante.

E para finalizar este post, só queria dizer o seguinte: Aquecimento global uma meleca!!!!



Este mundo está perdido mesmo, ontem nevou em Buenos Aires, que não via uma neve desde 1918... agora é só esperar pra ver se o frio vai durar e a neve vai acumular...

Abraços a todos,

segunda-feira, julho 02, 2007

Festa do Canadá



Amigos,

Ontem comemorou-se aqui no Canadá o "Canada Day", que a data em que é celebrada a criação da confederação canadense, já que o Canadá nunca passou por um processo formal de independência e ainda hoje faz parte da comunidade britânica.

Bom, ontem o dia foi recheado de shows e atividades em toda a cidade, mas como meu interesse maior era ver os fogos de artifício, resolvi só sair de casa no final do dia, porque se fosse mais cedo, ficaria cansado e acabaria voltando mais cedo.

Ao chegar por lá resolvi comer a refeição mais canadense possível: Poutine com Ginger Ale, ou seja, o prato típico canadense (poutine=batata frita com queijo e molho, tipo um molho madeira, por cima) e o refrigerante feito no canadá (não chega a ser um guaraná baré, mas dá pro gasto) que por sinal é feito a base de gengibre, e até o momento é a única coisa feita a base de gengibre que eu consumo voluntariamente.




Uma das coisas que achei mais interessante em ver na festa, foi a postura das pessoas em uma comemoração. O pessoal aqui em geral é muito tranquilo e calmo, levam cadeiras e bolsas com comida para as crianças e o que achei mais interessante é que apesar do show estar super legal, pouquíssimas pessoas dançam. De vez em quando eu via um aqui e outro acolá dançando, mas no geral poucas pessoas.

Mais uma vez a organização me impressiona, apesar do grande número de pessoas, não vi nenhuma briga ou nada do gênero e as famílias podiam passear com seu filhos sem preocupação ou neurose, isso me dá muito conforto.

Estes dias, algumas pessoas que conheço aqui foram para o Brasil, e isso me dá uma aperto extra no coração. A saudade bate forte quando vemos algum conhecido indo pra lá e pergunta se queremos mandar alguma coisa... me lembra do fato que não vejo minha família há quase 5 meses, e sei que isso é pouco para algumas pessoas, mas para mim não é. Este é o maior tempo que já passei longe da minha família, e apesar das coisas estarem mais nos eixos a cada dia, eu ainda sinto muita saudade de todos no Brasil.

Fora isso, o verão finalmente chegou oficialmente aqui no Canadá. Este teoricamente seria o ponto alto do calor aqui, mas por incrível que pareça, deu uma melhorada no calor aqui estes dias, e sei que depois de agosto, a tendência da temperatura é só cair, mas por enquanto estou aproveitando bastante o fato de poder sair de casa sem casaco e sem preocupação de como agasalhar meus pés.

Lembro que uma vez citei sobre uma amiga que me disse que havia uma explosão de vida no verão, e agora vejo que é verdade. Durante o verão, as pessoas estão muito mais abertas e felizes, vemos muito mais gente na rua, e existem atividades para que todos saiam de casa, é uma festa geral.

Bom amigos, por enquanto é só, pois agora começa a fase em que estou procurando um novo apartamento já que decidi não ficar por aqui.

Acredito que no próximo post já terei mais novidades sobre quem sabe um futuro outro apartamento.

Abraços

Marcadores: