Gold no Canadá...

quinta-feira, agosto 23, 2007

Inverno X Verão??????




Amigos,

Estes dias tenho visto no Canada immigration, uma discussão sobre os impactos de se chegar aqui no inverno ou no verão.

Inicialmente meus planos eram para chegar aqui em Maio deste ano, mas como consegui o emprego antes de sair do Brasil e tinha data marcada para começar, não pude postergar minha chegada.

Os impactos de chegar aqui no inverno podem ser grandes em vários aspectos se considerarmos que o inverno não ajuda no processo de adaptação, há também o fato de que os gastos com roupas serem significativos e também o fato de que o humor das pessoas acompanhar a temperatura.

Imaginem a cena: Você acaba de se mudar para o país, não conhece muita gente ainda e não tem emprego. Você está longe de toda a sua família e amigos e tem que se virar para redescobrir tudo sozinho. Nos primeiros dias, é preciso sair com frequencia para procurar apartamento e começar a montar sua casa, dar entrada em seus documentos e se familiarizar com a cidade, e tudo isso tem que ser feito com temperaturas entre -20C e -30C. Garanto a vocês, que apesar do deslumbramento inicial de ver a neve branquinha e uma paisagem tão diferente do que estamos acostumados no Brasil, depois de 2 semanas isso tudo cansa.

E não adianta se enganar, já li no grupo também, o relato de algumas pessoas dizendo: Ah, eu sou gaúcho e estou acostumado com o frio. O frio que ocorre no Rio Grande do Sul, por pior que seja, não é como o frio daqui. e além do mais nunca dura tanto tempo quanto aqui.

Expus no grupo meu ponto de vista que acredito que chegar no verão é muito mais negócio porque as cidades estão cheias de festivais, há claridade até 9 ou 10 horas da noite (no inverno, escurece as 5 da tarde) e as pessoas estão inacreditávelmente mais amigáveis.

Mas cada qual com sua visão. Eu acredito que se tivesse tido a oportunidade de chegar no verão, minha adaptação teria sido mais fácil, apesar de que ainda acho que estou passando pelo período de adaptação.

Abraços e pelos que ainda não passaram pelo delicioso inverno canadense: oremos irmãos.

domingo, agosto 19, 2007

E chega o outono...

Amigos,

A cada dia que passa, dá pra perceber mais e mais que o verão está indo embora e o outono é a única estação que ainda não presenciei aqui.

Os dias estão encurtando de novo... e a noite começa a fazer frio de novo, tipo uns 9 ou 10 graus, ou seja, não dá mais pra sair a noite sem casacos...

Já tenho planos para o outono e assim que ele chegar, que acho que as folhas só mudam de cor lá pelo final de setembro ou começo de outubro, que é justamente a época em que quero pegar uma excursão de barco que vai subir o rio Ottawa até um local que não sei onde é, mas que parece muito bonito, e que parece que vai dar para tirar umas fotos muito legais, e depois....voltamos ao inverno.

Pelo menos desta vez quando o inverno chegar, já tenho roupas apropriadas, sei me vestir como devo me vestir e onde comprar as roupas que preciso, o que com certeza vai facilitar minha vida imensamente em relação ao inverno passado.


Enquanto isso na Goldcaverna:

Mas falando de final de semana: ontem fui a uma festa de amigos brasileiros aqui e foi muito, muito legal.

Tive a oportunidade de conversar com outros brasileiros gente boa demais e que estão aqui há um tempo e alguns estavam me explicando a questão de sentir saudade de casa...estes dias a saudade tem apertado novamente no lar do Gold... um monte de gente que conheço aqui, o7u acabou de chegar ou está no Brasil agora, e vejo fotos, emails, e novidades de tanta gente que está lá com suas famílias.

E ontem durante o conversa, alguns deles me chamaram a atenção pro fato de que se ficamos excessivamente ligados ao que está acontecendo no Brasil, acabamos perdendo o que está acontecendo à nossa volta, e sei que num primeiro momento pode parecer uma conclusão muito óbvia, mas mesmo assim, quando ouvimos de outras pessoas tem outra perspectiva...

Abraços e ótima semana a todos,

quarta-feira, agosto 15, 2007

Gold dica de cinema




Amigos,

Sei que este post não é relacionado com imigração mas eu não poderia deixar de dizer: o filme HAIRSPRAY é simplesmente demais !!!!!!

Muita gente pode não gostar de musicais (paciência, né?), mas este é muito muito legal e vale a pena ver.

E principalmente eu que adoro filmes com finais felizes...

Aproveitem e bom resto de semana para todos...

quarta-feira, agosto 08, 2007

Tá...




Queridos amigos,

Antes que me digam que eu esqueci do blog, já digo: não esqueci não... só tenho andando meio atarefado, mas fora isso, tudo bem.

Bom, no dia primeiro de agosto, completei 9 meses de Canadá e o tempo parece que está passando mais rápido do que nunca. As coisas acontecem numa velocidade que nem parece real. Parece que foi ontem que eu estava na minha última semana em Brasília, com um frio na barriga porque estava me despedindo de todos que eu conhecia e vindo. Parece que é ainda mais recente que eu estava procurando cama pra comprar, TV, tentando descobrir onde ficava o sal no supermercado e onde eu comprava o bendito bilhete do onibus porque eles não dão troco no onibus aqui...

Hoje, depois de nove meses, parece que isso tudo se ajeitou, e até com aquele monstrinho que no começo sabota a gente mais do que tudo (a saudade), a gente aprende a conviver; mas mais importante do que isso tudo é reaprender a viver: sem exagero nas palavras. Algumas pessoas já me perguntaram: Por que vc se mantém tão ligado no que acontece no Brasil? Por que quer globo internacional na sua casa? E a resposta é muito simples: Porque sou brasileiro. Com todos os problemas, com tudo de ruim que existe lá, minha família, meus amigos e todas as referências de vida que tenho de certo e errado, bom e ruim; eu aprendi no Brasil.

Vejo as pessoas aqui progredindo e um conhecido que está aqui no Canadá há mais ou menos 2 anos, comprou recentemente seu próprio apartamento, vai pagar na hipoteca a mesma coisa que pagava de aluguel. Comprar casa aqui é uma opção, algumas pessoas simplesmente não querem porque não querem cuidar de manutenção da casa, impostos e daí por diante.

E enquanto isso, podemos começar a perceber a olhos nús que o verão está indo pro hemisfério sul, a cada dia que passa está amanhecendo mais tarde e anoitecendo mais cedo, hoje por exemplo já estava escuro em torno das 21 horas... e lá vem o outono que estou aguardando tão anciosamente para ver as cores do outono. Já tenho até uma excursãozinha programa pra algum lugar perto daqui... não sei onde é, mas de qualquer forma, nem me importo porque a agência vai me colocar dentro do onibus, no caminho eles dizem onde estamos indo e me deixam de volta em Ottawa, então, só preciso saber onde entrar no onibus e a que horas... foi-se o tempo em que eu me preocupava com certas coisas meus amigos...

Ah, e detalhe: dentro de duas semanas, vou acampar com meus amigos do trabalho... nem eu estou acreditando nisto porque eu nunca conheci uma pessoa mais urbana que eu, mas aguardem as fotos...

Abraços a todos,