Gold no Canadá...

sábado, dezembro 22, 2007

Terras Brasilis

Queridos amigos,

Tenho uma surpresa para todos: o interlocutor que vos fala encontra-se neste momento em terras brasilis. É isso aí galera, estou com minha família.

Estou muito muito feliz por poder passar o natal com minha família e poder rever todos os meus queridos amigos. Nâo vou ficar muito, é verdade... mas mesmo que fosse por apenas um dia, ainda assim valeria a pena.

Bom, a viagem foi muito cansativa como sempre, saí de Ottawa na quarta feira. E como havia neve demais nas estradas e consegui uma carona com um amigo, resolvi sair de casa às 3 da tarde mesmo meu vôo sendo apenas às 7 da noite. Cheguei no aeroporto, despachei minhas malas e fiquei lendo e esperando dar a hora para embarcar. Vôo para Toronto normal, saiu no horário certinho e tudo bem, cansativo que doi, e como tinha crianças neste vôo, não me entendam mal, eu adoro crianças mas o caso é que num vôo de 10 horas onde vc viaja ao lado de uma criança que deu birra por 9 horas, vc chega aqui ligeiramente irritado. E mais, não cheguei irritado com a criança, mas com a mãe que não movia um dedo para tentar entender o que a criança queira. E mais ainda, uma das coisas que me pareceu deixar a criança ainda mais nervosa foi a mãe que por alguma razão celestial, resolveu somente falar inglês com a menina. A criança respondia: "eu não entendo mamãe, fala direito comigo". E pelo sotaque da mãe, via-se claramente que o inglês dela era sofrível. Fiquei com muita dó dela. Mas de qualquer forma, este foi meu vôo de Toronto a SP.

Ao chegar em SP, tinha um intervalo de 2 horas entre as conexões, passo correndo pela alfândega e vou tentar despachar minhas malas na GOL e fazer meu check-in. Ao fazer o check-in me informam: seu vôo está atrasado. Beleza, quem tá na chuva é para se queimar. Fui e esperei por meu vôo e depois de um singelo atraso de 3 horas chego a Brasília e depois de 40 minutos que chegamos, finalmente a GOL resolveu mandar nossas malas, mas tudo bem.

Isso tudo não foi nada, e valeu muito a pena só pelo prazer de reencontrar minha família, rever meus pais que eu amo tanto, minhas irmãs, cunhados e sobrinhos. Foi muito choro naquele aeroporto.

A única coisa não tão boa, é que cheguei aqui em Brasília, com um ataque muito sério de sinusite, e agora estou tomando alguns remédios (sem ter que ir a médico) para aliviar isso e se deus quiser melhorar antes de voltar.

Bom amigos, vou tentar postar novamente enquanto estiver aqui, mas pode ser que demore mais um pouco, pois este de férias e desta vez, ficarei mais tempo com minha família porque a saudade está grande.

Abraços a todos, feliz natal e ótimo ano novo a todos,

Goldman.

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Frosty, o homem de neve...

Coisas do nosso dia a dia, depois de uma tempestade de neve (a
terceira este inverno, diga-se de passagem)

sábado, dezembro 15, 2007

Desculpem o sumiço amigos




Queridos amigos,

Primeiramente tenho que me desculpar pelo sumiço nestas duas últimas semanas, e aproveito para agradecer a Maggy per me alertar para o fato que eu já estava há muito tempo sem escrever aqui no blog.

Tenho boas novidades e estou super feliz estes dias.

A primeira delas é que agora já tenho meu contrato de aluguel assinado para meu novo apartamento em Ottawa, que fica a uns 15 minutos andando da colina do parlamento, ou seja, estarei no centrão da cidade, poderei caminhar para o trabalho e tudo que preciso está a uma distância que se pode resolver caminhando. Claro que de vez em quando terei que pegar ônibus para ir a alguns lugares mais distantes, mas mesmo assim, o fato de não ter que pegar ônibus todos os dias já me faz feliz.

Mudo para o novo apartamento no meio de janeiro, pois meus amigos que vão me ajudar já tinham planejado uma viagem de esqui antes e como não tem tanta urgência assim, dá para ser na segunda quinzena do mês. Como o novo apartamento vai estar disponível a partir do começo de janeiro, poderei ir lá antes, dar uma limpada, colocar cortinas antes de mudar de vez, ou seja, ir fazendo algumas coisas antes de mudar de vez.

Quando assinei meu contrato fiquei super feliz não só pelo fato de que tenho um novo apartamento, mas também pelo fato de que agora tenho amigos que podem me ajudar a fazer a mudança. Quando cheguei ao Canadá, há pouco mais de um ano atrás, tive que fazer tudo, absolutamente tudo, sozinho. E quem acompanha meu blog desde o começo sabe o quanto foi complicado para mim, carreguei tudo, desde pratos, copos e talheres, até bancos de madeira, travesseiros e almofadas no ônibus.

Agora mudando de assunto, quem já está aqui no Canadá já deve ter percebido que o frio chegou com força e mais cedo este ano. Engraçado que no inverno passado, as temperaturas só chegaram a baixas tão grandes lé pelo meio de janeiro, em dezembro as temperaturas não baixaram tanto assim. O Canal Rideau já congelou superficialmente, eles ainda não liberaram para patinação porque ainda não tem gelo o suficiente para garantir a segurança das pessoas.

Mesmo assim, para aqueles que estão passando o primeiro inverno, deve estar sendo uma festa, porque tem neve por todo lado. Vejamos o lado bom: no inverno passado como a temperatura subia e caía toda hora, tivemos um monte de chuva congelada (freezing rain em inglês e pluie verglaçante em francês), que é um fenômeno que me dá medo até de abrir a janela. Chove normalmente, só que o tempo está tão frio que quando a água encosta em qualquer superfície, congela. Sendo assim, o chão vira um espelho de gelo... lisinho... e nada para em pé, incluindo a pessoa que vos fala. Imaginem como é pegar um ônibus quando isso acontece? Eu quase tinha um treco de medo dentro dos ônibus e eu me lembro várias vezes que para conseguir parar o ônibus, o motorista tinha que jogar a roda contra o meio-fio, porque senão não parava.

E agora que estamos perto do natal, a agenda de eventos sociais fica lotada... eheheheh. Desde a semana passada, praticamente, todos os dias eu tive algum tipo de festa ou confraternização para ir, e sinceramente, com o frio que tá fazendo este ano, eu não ando muito animado em ficar batendo perna, mas mesmo assim se não for, rola stress de algumas pessoas do trabalho... então vamo nóis...e na semana que vem já tenho compromisso todos os dias... me sinto até meio importante, eheheheh, até parece que é gente, né? eheheh

E nesta época começam as compras de natal: tenho ido a algumas lojas para fazer compras de natal e não entendo o que dá na cabeça do povo aqui quando começa esta época. Sério mesmo. Eles compram como se fosse acontecer uma guerra nuclear... como se o mundo fosse acabar. Perguntei para uma amiga canadense, ela me disse que é a desculpa que todos esperam o ano inteiro para se endividar, o que faz muito sentido para mim, e daí parei de discutir...mas as lojas andam muito cheias, e quando as lojas, digo as minhas lojas preferidas, é claro (bestbuy, por exemplo...ehehehe).

Bom amigos, escrevi este post mais longo porque eu realmente estava em falta com todos e vou tentar não deixar isso acontecer novamente e logo postarei fotos do meu novo moquifo aqui...

Ah, e aproveito ainda para desejar a todos um ótimo natal e um feliz ano novo. Ao longo deste ano tive a oportunidade de conhecer ótimos amigos através do blog, alguns tive ainda o prazer de conhecer pessoalmente em Brasilia enquanto ainda estavam no processo e reencontrá-los agora que já estão aqui no Canadá. Em breve pretendo ir a Montreal e quero encontrar algumas pessoas maravilhosas que estão por lá.

Abraços a todos,

PS - A foto não é minha, tirei da wikipedia, quando tem freezing rain aqui, eu me recuso a fazer qualquer coisa que não seja voltar para casa...

sábado, dezembro 01, 2007

Se preparem...




Amigos,

Ontem, enquanto ainda estava no trabalho, uma amiga me mandou um link do Departamento de Meio-Ambiente do Canadá onde eles citavam que este pode ser um dos invernos mais rigorosos dos últimos 15 anos.

E quando li a notícia, fiquei pensando no quanto tive sorte, porque este ano eu já sei me vestir corretamente (isso não quer dizer que eu passe mais frio...), já tenho as roupas, e já sei o que esperar, como por exemplo: Hoje acordei e olhei pela janela e já viu o céu azul... quando vejo isso me dá até um calafrio na espinha... porque sei o que frio tá de matar. E foi dito e feito, olhei no canal do tempo e a temperatura estava -15C com sensação térmica de -23C por causa do vento, mas mesmo assim fui dar uma volta para não ficar enfiado dentro de casa o tempo todo...

Fico pensando nos meus amigos que estão chegando nesta época, seja para visitar ou já de mudança, o clima é um choque, sem contar com a diferença na quantidade de luz que temos durante o dia, atualmente, escurece em torno de 16:30 todos os dias.

Para o pessoal que está chegando, um conselho: se vocês ainda não têm roupas de frio apropriadas, façam como os canadenses, usem várias camadas de roupas. Os canadenses que não gostam dos casacos grandes, preferem se vestir "em camadas", eles colocam várias camisas, calças e meias até ter certeza de que não sentirão frio. Esta é uma opção para quem está chegando no país e precisa de tempo para comprar roupas de frio, porque no final das contas, se considerarmos que a região de Ottawa/Gatineau tem em média 183 dias por ano, com temperaturas abaixo de zero, um bom casaco não me parece um luxo...

E já estão prevendo tempestade de neve para amanhã de novo... belezura...

Abraços a todos e ótima semana

PS - Como vocês podem ver pela foto(que tirei hoje), o Canal Rideau já tá quase todo congelado...