Gold no Canadá...

domingo, junho 22, 2008

Programa de Índio...




Amigos caras pálidas,

Este final de semana fiz um programa de índio, literalmente.

O pessoal do meu trabalho, havia organizado uma viagem para um acampamento aqui perto, e entenda-se por aqui perto, em torno de 230 kms daqui. Esta viagem estava programada pelo pessoal do meu trabalho desde o começo de Março, e desde então, eu nunca estive muito animado a ir, porque tenho plena consciência de que não sou o tipo do cara que gosta de acampamento. Mas depois de muita insistência por parte de amigos, acabei cedendo e indo.

O diferencial deste acampamento é que ao invés de barracas, dormimos em Tee Pees, que são as famosas ocas do índios norte americanos, como a da foto acima. Por mais interessante que seja, e apesar do fato de que tem camas e uma lareira dentro da Tee Pee, ainda assim, não é muito a minha praia, mesmo que seja por um final de semana, e muito chuvoso por sinal.

O mais interessante disso, é que aprendi como estes índios sobreviviam ao inverno morando nestas ocas, e que eles acendiam fogueiras dentro das ocas para manter o calor e ao remanejar alguns dos pilares, eles conseguiam abrir parte do topo da oca para que a fumaça saísse, sem que o vento/chuva/neve entrasse na oca. E assim seguiam por todo o inverno: remanejando o topo da oca de acordo com a direção do vento e sempre mantendo o fogo aceso dentro da oca...

O local é muito bonito e super bem organizado, e tentei tomar todas as medidas possíveis para minimizar o choque, mas a chuva e os pernilongos não ajudaram muito, e haja pernilongos... mas tudo bem...eu sobrevivi!!!!!!!

Aos interessados na vida do campo, o local fica a mais ou menos umas 2 horas e meia de Ottawa, e se alguém tiver interesse de ir, basta me mandar comentários que eu mando o endereço do local.

Ainda bem que chegamos mais cedo para eu poder descansar deste final de semana.

Aproveito ainda para agradecer a todos as fotos cada vez mais lindas que tenho recebido do Brasil. Obrigadão mesmo gente.

Abraços a todos e ótima semana a todos,

Marcadores: , , ,

terça-feira, junho 17, 2008

A famosa explosão de vida




Amigos,

Este final de semana, fui novamente a Montreal.

E o melhor de tudo é que ainda tive a oportunidade de encontrar com os amigos Celso e Rogério e Luciane que fizeram a gentileza de me acompanhar ao tão sonhado Mont Royal.

Desde que eu cheguei ao Canadá, sempre planejei em ir a este bendito Mont Royal, mas acabei nunca indo, mas desta vez, estabeleci que iria sim.

O local é um parque muito bonito mesmo, e apesar da previsão de chuva, o dia estava lindo, e aí, mais do que nunca entendi a expressão que uma amiga me disse uma vez: "Quando começa o calor por aqui, é uma explosão de vida." As pessoas ficam simplesmente deslumbradas com o sol, e por todas as partes em que se olha, vemos todos os canadenses com um bronze melhor do que o meu, estirados em todos os gramados possíveis e disponíveis. E eu, brasileiro que sou, me cobrindo de bloqueador solar, preocupado com câncer de pele, e eles não estão nem aí... quisera eu ser tranquilo assim, mas se fizer isso, depois pago caro, literalmente, com meu couro, o preço do descuido, porque eu me queimo e descasco muito fácilmente.



Bom, a subida até o observatório do Mont Royal é bem longuinha, e um escada que corta caminho, cortou também a inexistência de dor nas minhas pernas. A subida em meio às árvores é muito gostosa e o vento gostoso que refresca o calor, é bom demais. Acho que só quando chegamos lá em cima é que eu realmente percebi o quanto estava cansado e suado. Mas com certeza valeu a pena, porque a vista que se tem da cidade a partir de lá, é uma coisa única.

Depois disso, ainda aproveitei que tive um tempinho na segunda e ainda dei uma corridinha ao Oratório Saint-Joseph, que por sinal é igualmente deslumbrante.



Pois é amigos, mesmo depois de um ano e meio de Canadá (como passou rápido!!!), eu continuo sendo turista profissional. E agora que o calor chegou mesmo tenho que aproveitar mais do que nunca.

Abraços a todos e ótimo resto de semana,

PS - Queria agradecer a todos que responderam ao meu último post, onde peço aos que puderem, para me enviar fotos de diversos locais do Brasil, em especial ao Jose Roberto, que já me enviou algumas fotos lindíssimas por sinal, e continuo aguardando as outras, ok? Obrigado mesmo gente.

quinta-feira, junho 12, 2008

Projeto: mais Brasil no moquifo do Gold

Queridos amigos,

Acabei de lançar um novo projeto: Ajude o Gold a colocar mais Brasil no moquifo.

Explico: Quem me conhece, já sabe o quanto sou apaixonado por fotografias, e a máquina digital só chegou ao meu alcance há poucos anos, então enquanto eu viajava pelo Brasil, não podia tirar quantas fotos eu queria, como faço hoje, para depois selecionar as melhores, imprimir e colocar na parede do moquifo...

Então gostaria de pedir a ajuda dos meus amigos que ainda estão no Brasil e que tenham fotos de paisagens de suas cidades, se possível em alta definição para que eu possa imprimir e que me mandem estas fotos (se não se importarem).

As fotos que tenho aqui em casa são de Brasília apenas, e claro que eu adoraria ter alguma foto de lugares lindos como Rio, SP, Nordeste e todo o Brasil.

Os que puderem e quiserem colaborar, poderiam por gentileza mandar a foto diretamente para meu email: goldmansousa@gmail.com, acho que no gmail, posso receber arquivos de até 10MB, então não sejam tímidos, podem mandar arquivos grandes, ok?

Agradeço a todos a ajuda e desejo um ótimo resto de semana,

Goldman.

segunda-feira, junho 09, 2008

Murphy, Godzilla e a chegada do calor deste ano




Amigos,

Este final de semana para mim foi prolongado, e me explico: não tivemos expediente hoje. Então, aproveitei que ontem não foi o final do meu final de semana, e tomado por uma onda esportiva, muito incomum para mim, e resolvi sair para caminhar antes da chuva que estava prevista cair. No meio do caminho, como eu ainda não havia tomado café da manhã, resolvi ligar para meus dois amigos Jean e Bruno e os convidei para um Brunch no famoso Cora's, que eu adoro, e pouco tempo depois estávamos todos lá, felizes e batendo papo. E para completar um domingo, muito legal, eles me contaram que estavam indo ao museu de Belas Artes de Ottawa que ontem seria de graça por causa do final de semana de " Open Doors" em Ottawa, onde uma grande parte de prédios históricos e museus abrem suas portas para o público.

Meus amigos, que ainda não conheciam o moquifo, gentilmente vieram me visitar, e com o calor que fazia, resolvemos ficar na sacada conversando, quando de repente, escutamos passos, que eu poderia jurar eram do Godzilla. Daquela altura, só podia ser. Mas lembrei que morar no último andar tem lá suas vantagens, já que não temos problemas com o vizinho de cima (como eu tinha em Gatineau) e eu sempre tento ser muito cuidadoso para não incomodar meus vizinhos de baixo ou o meu único vizinho do lado (meu apartamento fica num dos cantos do prédio, e por isso minha sacada é a maior do prédio... pronto! falei!!!), mas lembrei que em cima do meu apartamento, fica a piscina do prédio, o que é super legal agora no verão, apesar de que eu ainda não coloquei meu pé dentro daquela água gélida que meus vizinhos canadenses acham ótima por causa do calor.

Tudo bem, eu dou meu braço a torcer que tá um calor danado aqui, mas para os meus padrões a água ainda tá fria demais, e tenho dito. E não me incomodo com a farra da galera lá em cima, sério mesmo, mas o Godzilla tinha que tomar um tento, porque se der rachaduras no meu teto, o bicho vai pegar...Mas tudo bem, logo logo, eu mesmo estarei dando meus passos de Godzilla rumo a água.

Após a visita dos meus amigos fui ao cinema com uma amiga assistir a um filme meio... digamos assim... estranho... mas tudo bem... fomos num cinema de Ottawa chamado " Bytowne" que é meio alternativo, ou seja, a maioria dos filmes que passam lá são meio cult, ou simplesmente não foram lançados no grande circuito. Sempre achei muito chique este negócio de ser adepto de filmes alternativos, mas os poucos que eu tinha assistido nunca fizeram muito sentido para mim, mas de uns tempos para cá, eles começaram a fazer sentido, o que me leva a pensar em uma das duas possibilidades: ou estou ficando mais inteligente, ou eu estou ficando mais velho; e como eu continuo não entendendo física quântica, a possibilidade de que eu esteja ficando mais inteligente, apesar de ser a mais agradável, não me parece a mais real, mas me recuso a entrar em detalhes, já que eu ainda tenho apenas 28 anos e continuarei assim pelos próximos 2 anos, quando finalmente completarei 29.

A volta do Murphy

Enquanto morei no Brasil, eu nunca me senti culpado por ficar em casa o dia inteiro num final de semana em que fazia sol o dia todo. Sabe, aquele final de semana em que vc só quer sombra e água fresca? No máximo, eu saía com alguns amigos a noite para bater papo, e voltava para casa e passava o domingo todo enfiado dentro de casa, lendo, ou assistindo TV e estava tudo bem.

Desde que mudei para cá, quando começa a primavera, e o sol começa a dar as caras, eu me sinto culpado se ficar em casa o dia todo sem fazer nada e um sol lindo lá fora. Nem que seja no mercado eu tenho que ir, já no inverno, eu tento aproveitar ao máximo as minhas saídas para que sejam as mais limitadas possíveis, no verão, o contrário ocorre.

Então, hoje acordei e ao ver a previsão do canal do tempo de chuvas no período da tarde, resolvi sair para caminhar um pouco, antes da chuva.

Enquanto isso, no gmail: na sexta-feira passada recebi um email da acer, a companhia que disse que arrumou meu computador, dizendo que tinham enviado meu computador de volta na sexta a tarde. Detalhe, ele chegou lá na quinta-feira passada a tarde, ou seja, eu paguei mais de 50 dólares para este infeliz de computador ir até Mississauga ficar por menos de 12 horas e voltar.

As duas possibilidades que me passam na cabeça neste momento são: O suporte técnico deles é maravilhoso e só precisou de uma manhã para descobrir e consertar meu computador e mandar de volta, ooooouuuu, eu vou ter problemas com este infeliz, cuja garantia acaba em 10 dias.

Observação: Se alguém da região quiser comprar um ACER com garantia quase vencida, com monitor de 19 polegadas, favor entrar em contato, menos de um ano de uso (10 dias a menos de um ano). preço: 450 dólares.

Bom, voltando ao Murphy: sai para fazer minha caminhada para aliviar minha consciência, e no exato momento em que estou fora de casa há 30 minutos exatos, o cara da FEDEX me liga. E até eu conseguir tirar o celular do bolso, a ligação já tinha caído na caixa postal. Uma mensagem super bem educada com um leve sotaque chinês: Mr Goldman, I from FEDEX. I got package for you. You need to sign and you not home. What I do? Call me 613..." Liguei para o bendito cujo nome eu ainda não sei pronunciar, e depois da quinta tentativa, consigo falar com ele, que simplesmente me pergunta:"Mr Goldman, what you want me to do?" e eu respondo:"Well, I would like you to deliver my computer", e ele responde que somente poderá me entregar depois das 16 horas. Resumo da ópera: tô de castigo até meu computador chegar, para testar porque qualquer coisa, amanhã de manhã, já estarei de volta na loja da UPS para mandar ele de volta para Mississauga, ou vou levar ele para nadar comigo na piscina aqui do prédio e comprar o iMac que eu deveria ter comprado desde o começo.

E o mais engraçado é que na volta da minha caminhada, eu resolvi que eu precisava ir ao supermercado (não era passar, e sim ir) porque não tinha mais nada além de batata na geladeira, e como ainda não tinha tomada meu café da manhã, comprei tanta comida que se o inverno voltar, tenho o suficiente para uns 2 meses... eu disse que é suficiente, nunca disse que vai durar isso tudo, ok? E para carregar minhas singelas comprinhas de volta para casa eu transpirei mais do que em toda a minha caminhada. Mas faz parte da vida daqueles que não têm carro e se recusam a comprar carrinho de feira, porque me faz perceber quão perto dos 30, eu ando...

Mesmo assim, o final de semana está sendo ótimo, e bem proveitoso.

Abraços a todos e ótima semana, ah, e interessados no computador, por favor, entrem em contato.

Marcadores: ,

quinta-feira, junho 05, 2008

Problemas com meu computador...

Amigos,

Sei que estou meio sumido estes dias, mas desta vez tenho razões técnicas para isso.

Como a garantia do meu computador, que eu ainda nem terminei de pagar, vence em duas semanas, é claro que ele tinha que dar problemas, óbvio...

Liguei para a assistência técnica e o cara me fez um monte de perguntas sobre que tipo de problemas que o computador estava apresentando e depois de uns 20 minutos no telefone, ele me disse que eu realmente teria que mandar minha CPU para Toronto. E como sairia mais barato mandar para lá do que eu consertar por conta própria, mandei ele passear.

Segundo a empresa, ele me será devolvido em até 10 dias úteis depois do recebimento, que foi hoje...sei... claro que acredito...

Bom, em resumo, vou esperar para ver quando ele volta, por enquanto, estou preso de novo ao meu bom e velho laptop...

Ah! Antes que eu me esqueça: recebi de um conhecido, uma recomendação de um vídeo, que achei super interessante. Está todo em inglês e é um pouco longo, mas abre nossas percepções sobre muitas coisas, e para mim que sou formado em economia, foi mais interessante ainda. Aos que gostam de informações do tipo: para onde as coisas vão, de onde vieram e como chegaram aqui; vale muito a pena: www.storyofstuff.com

Um grande abraço e bom final de semana a todos,