Gold no Canadá...

segunda-feira, julho 28, 2008

Thousand Islands



Amigos,

Este final de semana passado continuei a minha saga: Aproveitando o verão. Depois de quase não fazer nada no verão passado, este verão resolvi que ia aproveitar bem mais. E até agora está dando certo.

Tudo bem que ultimamente eu ando mais quebrado do que arroz de terceira, tanto financeiramente como fisicamente, mas mesmo assim tá valendo muito a pena.

No sábado fui almoçar na casa de dois amigos aqui em Ottawa, e foi um almoço super legal. Além do clima super gostoso de descontração, ainda por cima assistimos alguns episódios de "Os Normais" e conversamos bastante. A comida brasileira estava simplesmente espetacular. E depois disso tudo, ainda passamos no festival turco, no Confederation Park, que fica aqui perto de casa.

Ontem, eu e alguns amigos fomos até uma área aqui perto, chamada de Thousand Islands (Mil ilhas), que é basicamente uma área do Rio Saint Laurent, que se situa entre os EUA e o Canadá,e que tem um arquipélago de ilhas bem numeroso.

Inclusive as ilhas da foto são parte deste arquipélago, entre elas está a menor ponte internacional do mundo, a ilha da esquerda é território canadense, e só tem uma casa, a ilha da direita é território americano e só tem um poste... grandes coisas esta ponte, mas mesmo assim, tava por lá, e eu tirei foto.

O passei é bem gostoso, e fica a apenas 1 hora e meia de Ottawa.

Agora que o verão começa a dar sinais de fim, eu também tô começando a me cansar demais e acho que vou começar a tentar ficar mais em casa.

E agora é começar a se preparar para descer o morro no que diz respeito às temperaturas. Acho que agosto ainda segura bem um calorzinho legal, mas sempre tá quase aí.

Abraços a todos,

segunda-feira, julho 21, 2008

Descobertas de final de semana

Amigos,

Final de semana molhado e sem sal, agora que meu ar-condicionado tá funcionando e o calor tá com tudo...dá para relaxar. Tá certo que como eu disse antes, tenho certeza de que um dia destes vou encontrar a cabeça de um pombo dentro da minha caixa do correio já que o síndico do meu prédio deve estar me odiando até o osso, mas pelo menos o ar-condicionado está funcionando.

Mas sinceramente, este episódio me fez pensar muito, e estou um pouco reticente quanto ao bom funcionamento deste prédio onde estou morando, porque no verão, não consertar o ar-condicionado, significa desconforto térmico, mas se isso acontecer no inverno, não vai dar...daí que vou ligar para todo mundo mesmo: prefeitura, governo estadual, ibama, sei lá quem mais....

Bom, mas o post de hoje tem por finalidade dar algumas dicas de algumas coisas que achei interessante compartilhar com vocês:

1) Minha primeira descoberta... quem lê isso, acha que eu descobri outro continente... mas vamos lá.... é o livro chamado "Montreal en métro" que descreve a história do metrô de Montreal, e aponta o que tem de atrações turísticas por perto de cada um das estações do metrô e inclusive mostra que existem obras de arte em algumas delas. Algumas das obras eu já havia visto, e achava que era aproveitamento de material que sobrou, ou que era pichação mesmo, mas agora entendi que são obras de arte... o que prova que meu conhecimento de arte é bem limitado... mas mesmo assim o livro é muito interessante por mostrar o que há para se ver perto de cada uma das muitas estações de metrô de Montreal.



2) o filme "Mamma Mia": simplesmente adorei. Eu já havia visto o musical aqui em Ottawa, no National Arts Centre (NAC) em janeiro,e gostei demais. Tá certo que ver a Maryl Streep cantar não foi tão ruim quanto eu imaginei, e ver o Pierce Brosnan cantar, foi algo para o qual meu ouvido não estava preparado tão pouco. Mas em geral, para quem gosta de ABBA ou para quem gostou do musical (e para isso tem que gostar de ABBA...), vale muito a pena.

Acho que ainda não foi lançado no Brasil, mas deve chegar logo, para os que já estão no canadá, basta verificar onde está passando em sua cidade no seguinte link: www.cinemaclock.com



3) e hoje fui finalmente ver o novo filme do Batman e sinceramente, os filmes do Batman nunca me chamaram muito a atenção, mas mesmo assim eu tinha que ver para poder ter a minha opinião... Heath Ledger está no filme, e fica uma sensação de tristeza ao saber que o cara já faleceu... e agora estão falando em indicação ao Oscar...típico de Hollywood, só reconhece o cara depois que ele não tá mais por aqui para aproveitar seu sucesso...



Por enquanto é só,

Abraços a todos e ótima semana,

Marcadores: ,

sábado, julho 19, 2008

OK, deu resultado

Amigos,

Este é um post extraordinário somente para lhes informar que depois de vários dias tentando convencer o síndico de que meu ar-condicionado tava com problema e depois de 3 dias pedindo para ele fechar o indivíduo, já que ele abriu o ar-condicionado e não fechou... perdi toda a paciência e liguei para o escritório central e soltei os cachorros.

Eu juro que minha intenção inicial era somente ver se alguém ia dar um jeito no treco ainda esta semana, mas depois que tentei ligar para o síndico 4 vezes hoje pela manhã, e ele não atendeu nenhuma das 4 vezes, perdi minha paciência geral e soltei os cachorros.

A menina que me atendeu, ficou meio desnorteada, mas me pediu que eu mandasse um email autorizando que eles entrassem no meu apartamento hoje, mandei, e quando cheguei do trabalho o ar-condicionado estava funcionado e fechadinho da silva...

Tá certo que a esta hora, o síndico do meu prédio deve estar me amaldiçoando até minha quinta geração e que vou encontrar um pombo morto dentro da minha banheira um dia destes, mas não dava mais...

Em resposta a uma pergunta postada: Aqui no Canadá, o síndico tem a chave de todos os apartamentos, e pode entrar no seu apartamento a qualquer momento se ele julgar que existe uma emergência (como um incêncio por exemplo). Em geral, ele só entra se você solicita algum reparo no seu apartamento.

E não somos permitidos trocar a fechadura do apartamento sem o consentimento do proprietário e mesmo que troquemos, temos que dar uma cópia da chave para eles, sendo assim, eu não troco, peço que eles troquem.

E depois disso tudo, no final deste dia, ainda fui ao festival libanês de Ottawa, perto da praia de Mooney's Bay. Muito legal, adorei a música, mas a chuva tava de matar...e toma dor de garganta...

E que venha o fim de semana.

Abraços a todos,

Marcadores: ,

quarta-feira, julho 16, 2008

o Iphone e o meu prédio



Amigos,

Semana de grandes emoções, e não necessáriamente boas... mas muitas emoções.

Primeiro, na sexta-feira passada, foi lançado aqui no Canadá, o Iphone. Vi no jornal daqui, que desde a tarde de quinta-feira, já tinha gente na fila para comprar o Iphone. Tudo bem, quem me conhece sabe que eu adoro estes trecos eletrônicos, mas dormir na fila??? De jeito nenhum... somente no dia em que a Air Canada começar a dar passagens de graça para o Brasil, de outra forma, como eles dizem aqui no Canadá: Not gonna happen!!!!!

E o mais engraçado é acompanhar pela mídia, a guerra entre a Rogers e a Apple. A Rogers, que é a maior companhia telefônica do Canadá, que trouxe o bendito apetrecho ao país, lançou uns pacotes com preços absurdos. E segundo rumores nos jornais, a Apple em represária aos preços com os quais ela não concordou, resolveu remanejar uma grande parte dos telefones que seriam vendidos no Canadá para a Europa, e como resultado disso, é que todos os aparelhos disponíveis foram vendidos em menos de 3 horas em todo o país.

Bom, resumo desta ópera: eu não comprei o iphone, e nem vou comprar, pelo menos não enquanto a Rogers não tiver novos estoques, depois disso não prometo nada...

Meu prédio

Recentemente, o superintendent (ou concièrge em francês), mudou e um outro chegou. E esta mudança sinceramente não me agradou muito não. Eu sou um inquilino muito quietinho, não reclamo muito, não faço festas, não escuto música alta e por aí vai.

Mas o novo síndico (vamos chamar o super de síndico, ok?) que chegou, é do tipo do cara, que vc diz: isso não está funcionando, e ele responde: tá sim, ó, se vc se inclinar a exatos 45 graus, rezar para iemanjá 17 vezes e pegar um sapo e jogar da sua sacada, a coisa funciona. Isso é o tipo de coisa que não dá certo comigo. Pra mim, as coisas são simples: ou funcionam ou não funcionam. E para provar o meu ponto, desde que eu me mudei para cá, eu sempre pedi a troca da fechadura da minha porta, porque a bendita não funciona direito, tem um jeito que se vc trancar ela, ela simplesmente não abre por fora, e para minha sorte, ele não sabia disso, e teve que entrar no meu apartamento para tentar arrumar o ar-condicionado (porque o infeliz do ar-condicionado continua quebrado), ele trancou a porta deste jeito. E eu não consegui entrar no meu apartamento.

Liguei para o oreia seca do síndico...3 vezes, ele não atendeu. Deixei recado as 3 vezes. Liguei para o número de emergência, e antes que me digam alguma, o fato de eu não poder entrar na minha casa, para mim é uma emergência sim, e ele não atendeu. Depois disso, desci do meu andar e fui até o apartamento dele para ver se ele estava por lá.

Ao me ver, ele disse: "Ah, é vc que está trancado de fora?" e eu com a cara mais feliz do mundo, respondo: "Ah, e vc sabia disso e não retornou minha ligação????" e depois disso, levei mais uns 15 minutos conversando de forma não muito amigável com ele, mas sem chegar ao ponto da discussão, mas ele claramente viu que eu estava irritado por estar trancado de fora por quase uma hora, depois de ter chegado do trabalho.

Após abrir a porta, simplesmente lembrei das sábias palavras de uma grande amiga aqui do Canadá: Gold, não importa onde seja, Canadá ou Brasil, se for pedir alguma coisa para síndico, tem que ser por escrito!

E foi isso que eu fiz, sendo assim, hoje entreguei a carta solicitando a troca da fechadura da minha porta, e um monte de outras coisas que considero necessárias de serem reparadas neste moquifo.

Quando consertarem as coisas, e se consertarem, aviso vocês.

Ótimo resto de semana para todos,

quinta-feira, julho 10, 2008

Ok, só pra variar eu to devendo post...




Amigos,

Só pra variar eu tô devendo post... mas com a chegada definitiva do verão (e bota calor nisso), fica difícil ficar em casa, e felizmente muitas coisas legais tem aparecido para fazer durante esta época. Fico super feliz com isso.

No final de semana passado, fui a Toronto para o aniversário de uma amiga muito querida, e para minha surpresa, ela estava indo passar o dia em Niagara Falls e Niagara on the Lake, que é uma cidadezinha a 15 minutos de Niagara Falls... que por sinal que cidadezinha linda.

No caminho passamos por vinhedos por todos os lados até quando resolvemos parar em um deles, onde eles produzem o famoso "ice wine" que é o vinho feito com uvas congeladas. Todo o processo foi explicado e é muito interessante mesmo, desde a época para o cultivo das uvas para que elas dêem frutos em dezembro/janeiro, para que na época da colheita elas estejam congeladas, até a colheita que deve ser feita a noite e com temperaturas entre -8 e -13C para que se tenha certeza de que as uvas estarão congeladas.

E até eu que nem sou lá grande fã de vinhos, provei e aprovei. O "Ice Wine" é bem docinho, tanto que a maioria das pessoas bebe ele como se fosse um licor. Ele é realmente gostoso, mas meio carinho, sendo assim, não comprei nada, mas valeu a pena.

Estes dias, Ottawa e Gatineau estão fervilhando de festivais e eu aproveitei ainda para voltar às minhas aulas de francês para não enferrujar, né? E hoje, no meu primeiro dia de aula, já encontro um casal de amigos muito queridos fazendo aulas no mesmo dia e horário que eu, somente em turmas diferentes, mas mesmo assim foi super legal tê-los encontrado.

Assim que mudei para cá, eu sempre tive a teoria de que estaria mais em casa, a partir do dia em que eu saísse na rua e encontrasse pessoas conhecidas, e isso tem acontecido. E fico muito feliz com isso.

Bom, este post vai ser curtinho, mas assim que der, eu volto.

Abraços a todos,

quinta-feira, julho 03, 2008

Dia do Canadá




Amigos,

Na terça-feira passada, foi o Dia do Canadá. Este ano o país comemorou 141 anos da atual estrutura administrativa, os 400 anos da cidade de Québec e mais alguma coisa envolvendo a Nova Escócia... era tanta coisa que minha cabeça não conseguiu absorver tudo.

Mas o feriado foi muito legal mesmo. Tive a oportunidade de passar o dia com várias amigos brasileiros, como o Celso de Montreal, e encontrei um monte de outros por aqui.

A cidade estava cheia e o centro da cidade chegou a abrigar 300 mil pessoas. Eu achei ainda mais cheio do que no ano passado. Engraçado como este já é meu segundo dia do Canadá, e eu que mal achei que estaria por aqui para presenciar o primeiro... o tempo realmente passa rápido.

O que eu acho mais legal, é o orgulho dos canadenses por seu país. E uma grande parte da população sai nas ruas vestidas de branco e vermelho e com a bandeira pintada por todos os lados.

Apesar das quase 300 mil pessoas, eu pessoalmente não vi nenhuma confusão, e somente muito calor e gente para tudo quanto é lado.



A queima de fogos foi novamente linda (mais curta do que no ano passado), mas pude ver os fogos a partir do museu de civilização em Gatineau e foi muito lindo mesmo.

Este post será breve, porque eu realmente deveria ter escrito ele há mais tempo, mas no final de semana escrevo mais.

Abraços a todos e ótimo final de semana,

Marcadores: