Gold no Canadá...

sábado, maio 23, 2009

A postagem de maio



"April showers bring May flowers"


Amigos,

Sei que já faz um tempo que não escrevo e no ritmo em que as coisas andam, o blog vai acabar ficando com uma postagem por mês, mas como sou brasileiro, não desisto nunca. A razão para isso, eu nunca me canso de repetir: depois de mais de dois anos (nossa, como passou rápido!!!) as novidades ficam escassas, a vida entra na rotina e fica mais difícil manter o ritmo das postagens, mas continuo tentando.

Neste último mês várias coisas aconteceram. O frio foi embora de vez e já fazem algumas semanas que a temperatura não cai mais abaixo de zero, agora está quase sempre acima da casa dos 10C a noite e de dia sobe para acima dos 15C. E a melhora das temperaturas trouxe também o nosso festival e tulipas, e como elas, visitas de vários amigos queridos. Alguns, tive o prazer de conhecer pela primeira vez e espero poder manter contato sempre, outros eu já conhecia.

Entre as visitas que recebi, tive o prazer de conhecer pela primeira vez, a família Lapin de Montreal, que vieram passar todo o dia aqui em Ottawa junto com outros amigos blogueiros. Foi um dia simplesmente legal demais!!!!! O tempo não ajudou muito, mas mesmo assim não nos intimidou. Saímos e aproveitamos tudo o que pudemos incluindo tour no parlamente e todas as tulipas.

Eu, que sou viciado em tulipas, fui ao festival umas 6 vezes ao longo de 3 semanas, e tirei mais fotos, e sempre quando vou tento ver novos ângulos, mas no terceiro festival o desafio é maior de encontrar novas formas de ver tulipas.

Além disso, hoje aconteceu o Great Glebe Garage Sale (carinhosamente, conhecido como GGG), que é um garage sale tamanho família aqui em ottawa, num bairro muito charmoso chamado the glebe. Este é um evento muito legal, e que aproveitamos para comprar umas coisas de segunda mão para equipar o moquifo aqui...

E justamente no GGG, ao encontrar meu amigo Alexandre, fui lembrado que estava devendo um post fazendo a comparação da diferença de imposto de quando morava em Quebec e agora que moro em Ontario.

Antes de colocar números, quero deixar claro a todos, que fiz o processo por Quebec porque tinha a intenção inicial de morar em Montreal, mas o emprego que consegui foi aqui em Ottawa, e morei em Gatineau por mais de um ano. Acabei mudando para Ontario devido ao fato de ser solteiro e não ter filhos. No MEU caso específico, vale mais a pena morar em Ontario do que em Quebec. Não tenho a intenção de convencer ninguém a mudar para Ontario, ok?

Agora que isso está bem claro, vamos aos números: Considerando que meu salário não mudou do ano anterior para o ano passado:

Quebec: Além do que me foi descontado na fonte, tive que pagar mais CAD$ 2100,00 quando fiz minha declaração. Todo este valor, eu devia ao governo de Quebec.

Ontario: Fiz minha declaração e vou receber restituição de CAD$24,00. Tá, eu sei que não é grandes coisas, mas pelo simples fato de não pagar, para mim já tá pra lá de bom.

Esta diferença deve-se ao fato que a alíquota de imposto no Quebec é mais alta do que em Ontario. Para aqueles que moram que Quebec e trabalham na província, isso não é um grande problema, porque o que descontam na fonte já é o valor exato para cubrir tudo isso no final do ano. Ou seja, meus amigos que moram em Montreal, na cidade de Québec e outras cidades que não sejam fronteiriças, não sentirão esta diferença, mas nós que moramos aqui na região certamente sentimos.

Como eu disse antes, não quero convencer ninguém a mudar para Ontario, mesmo proque seu eu tivesse filhos, com certeza teria ficado em Quebec, porque os incentivos do Governo de Quebec são bem maiores, mas no MEU caso, foi melhor mudar para cá.

Agora que já falamos de imposto, só para lembrar a todos, que no verão começam os festivais e todas aquelas atividades que são ótimas para nos distrair.

Espero em breve ter ótimas fotos para postar aqui e muitas novidades, enquanto isso a vida segue em frente.

Abraços a todos,

Marcadores: