Gold no Canadá...

terça-feira, setembro 15, 2009

Pois é

Amigos,

Desculpem o sumiço, mas como a maioria dos que moram aqui sabem, julho e agosto são meses bem tumultuados no que diz respeito a visitas, e este ano em especial ainda recebi visitantes do Canadá, EUA, Suécia e Argentina, então foram meses bem cheios para mim.

Foi tudo muito legal. Eu adoro rever meus amigos, mostrar a cidade e relembrar velhos tempos. Eu sei que isso é coisa de gente velha, mas já tava na hora disso acontecer para uma pessoa que já completou 28 anos 4 vezes seguidas, né?

O verão aqui demorou a chegar, e só começou realmente a fazer calor em Agosto, durante umas 2 a 3 semanas, fez um calor danado (em geral, acima dos 30 graus) e depois voltou para as temperaturas que eu considero agradável.

Engraçado como todo ano, é sempre uma surpresa, quando eu morava no Brasil, sempre tinha aquela imagem que as estações tinham hora marcada para começar aqui, e quando fosse determinado dia, acontecesse o que acontecesse, a temperatura seria daquela forma...pois é, mas não é bem assim.

E o mais surpreendente é que este ano, as folhas começaram a mudar em agosto ainda, e a mudança das folhas para uma grande parte das pessoas que eu conheço, significa que o outono está vindo e logo depois, o frio.

Em novembro, eu completo 3 anos de Canadá. Nem dá para acreditar que já passou tanto tempo assim. É impressionante e eu nunca achei que ficaria aqui por todo este tempo.

E hoje, a quem me pergunta, eu sempre digo: se passar dos primeiros 6 meses, você consegue ficar. Os primeiros 6 meses são os mais complicados no sentido que temos que encarar muita coisa ao mesmo tempo: Saudade da família, procura de emprego, a falta de amigos, a falta de referências de tudo que conhecemos e ainda por cima lidar com uma ou duas novas línguas ao mesmo tempo.

É de fato muita coisa, que não é fácil lidar.

Como disse anteriormente, estou tentando manter o blog pelo fato de que através dele fiz grandes amigos, e gosto de ajudar as pessoas dentro do possível, é claro. E prometo que vou continuar tentando até pelo menos eu conseguir virar canadense. Depois disso, não garanto nada.

Procurando emprego?


Gostaria de aproveitar este post e citar alguns "dos e don'ts" no que diz respeito a uma entrevista de emprego, pois recentemente ajudei num processo de recrutamento na empresa onde trabalho e vi coisas que ninguém acreditaria no que diz respeito a procurar emprego aqui.

Vamos aos fatos:

1) Apresentação pessoal: A primeira impressão é a que fica. Muita gente pode não concordar, mas o fato é que esta é uma verdade universal. O empregador quando olha para vc pela primeira vez, cria automaticamente uma impressão que poderá mudar durante a entrevista, mas é difícil.

Por isso digo: pentear o cabelo para ir numa entrevista de emprego não mata. Ir a uma entrevista de emprego com calça de correr, não. Ir a uma entrevista de emprego com mau hálito, não. E assim por diante. Estou citando alguns exemplos de coisas simples que vi, e que criaram uma péssima impressão no entrevistador.

2) Não minta no seu currículo: Aqui no Canadá, a coisa mais comum do mundo é gente que coloca que é bilíngue. Alguns empregadores não vão checar, mas se ele checar e você realmente não falar a outra língua, pode acreditar, você foi eliminado naquele exato instante em que o empregador percebeu que você mentiu no seu CV.

Desculpas do tipo: eu preciso treinar, meu francês é intermediário e coisas afins, não cola. Se colocou no seu CV que vc é fluente, o empregador não espera nada menos.

3) Se confundiu? Peça desculpas, não finja que está tudo bem: Durante este processo de seleção, liguei para uma pessoa para marcar a entrevista, e disse o dia e horário para o candidato. Na ocasião citei o endereço da entrevista, que não era no escritório principal da empresa e tudo bem.

No dia da entrevista, o candidato não apareceu. Tudo bem, imaginamos que desistiu. Uma semana depois, o candidato aparece no escritório principal da empresa no horário marcado para a semana anterior, e quando alguém nos liga, minha chefe pede para ele ir até onde estávamos para entrevistá-lo assim mesmo (ela queria escutar a história dele). Ele ao entrar, simplesmente se senta, como se nada tivesse acontecido e quando minha chefe cita, a diferença de data, ele simplesmente responde: ah, acho que era hoje sim, mas o importante é que estou aqui agora.

Pronto, ali mesmo ele se desqualificou para o processo.

4) Na entrevista, responda às perguntas de forma direta: não dê voltas. Se não entender a pergunta, peça ao entrevistador para repetir. Mas não responda coisas que não são relacionadas às perguntas. O entrevistador tem uma noção muito clara de seu entendimento da pergunta ou não e falar sem parar não vai dar resultado.

5) Informe-se sobre a empresa e sobre o cargo a que está concorrendo: entrevistamos pessoas que durante a entrevista nos perguntava: que cargo é este mesmo?

Minha chefe imediatamente me olhava com um olhar de: este está fora.

Se você não se interessou o bastante para se informar acerca do cargo ao qual está concorrendo, e ainda está concorrendo, o que o empregador pode esperar de você se te contratar?

Acho que minhas principais dicas são estas. Gente, mais uma vez reforço que isso não tirei de livro nenhum, mas sim de um processo de seleção em que ajudei a entrevistar as pessoas, e fiquei realmente impressionado com coisas que eu vi.

Bom, acho que por enquanto é só, e prometo tentar voltar em breve com mais um post de outono.

Abraços,