Gold no Canadá...

quinta-feira, setembro 21, 2006

Como tudo começou...



Este blog é ao mesmo tempo incomum e super comum. Explico: Comun porque existem dezenas de blogs de pessoas que vão imigrar ou que já imigraram, e incomun porque em geral as pessoas começam a fazer o blog enquanto ainda estão no processo de imigração, eu por outro lado, estou começando a escrever neste agora que terminei meu processo de imigração.

Já tenho o visto, e agora sim, começa a verdadeira aventura porque o que precede é ansiedade e muuuuuita espera, que só quem está no processo sabe o quanto demora e principalmente o quanto custo.

Bom, num resumo rápido, meu processo se deu da seguitne forma: Pesquisei entre Austrália, Canadá e Nova Zelândia e resolvi tentar o processo de imigração para o Canadá. Depois desta decisão tomada, tinha que tomar outra: escolher entre o processo federal (destinado àqueles que querem morar na parte inglesa do Canadá) ou o processo por Québec (destinado àqueles que querem morar na província francesa do Canadá). A diferença básica é que no processo por Québec o conhecimento de francês é mais valorizado do que inglês, entre outros fatores que a província usa para facilitar a entrada de imigrantes que queiram morar no Québec na tentativa de aumentar a comunidade francesa do Canadá.

Acabei escolhendo o processo por Québec por querer morar na parte francesa. Depois disso, foi basicamente juntar um monte de documentos, fui a Buenos Aires entregar meu processo pessoalmente (e claro, aproveitei e conheci um pouquinho da terra de "los hermanos") e esperei...que é o verbo mais conjugado para quem está querendo entrar em qualquer processo de imigração... esperar e esperar.

Meu timeline, de forma bem resumida, é o seguinte:

Entrega dos documentos no escritório em Buenos Aires: 12/08/05
Entrevista em São Paulo: 22/11/05
Abertura do processo federal: 13/12/05
Recebimento do pedido de exames médicos: 11/08/06
Envio dos exames médicos: 17/08/06
Recebimento do pedido do passaporte e pagamento da taxa final: 04/09/06
Envio do passaporte: 05/09/06
Recebimento do passaporte com o visto: 20/09/06

Ou seja, como podem ver, foi um looooooooooongo processo. Mas hoje, com o visto na mão e outras decisões super importantes a serem tomadas, a gente vê que agora sim é que começa a jornada...

Por isso comecei este blog tão tardiamente, porque acredito que a partir de agora que as coisas vão ficar mais complicadas e interessantes, de qualquer forma, aqueles que queiram tirar quaisquer dúvidas sobre o processo em si, por favor, fiquem a vontade.

Abraços a todos e até a próxima.

1 Comments:

  • Goldman, parabens pelo blog. Gostei muito. Fiquei curiosa sobre uma coisa: porque vc escolheu Canada em vez de Australia ou N.Zelandia? Me parece que estes dois paises sao mais tranquilos que Canada.

    By Anonymous Anônimo, at 6:14 PM  

Postar um comentário

<< Home