
Queridos amigos,
Hoje completo 2 anos de Canadá.
Eu já tinha tentado escrever uma postagem para esta data umas 14 vezes antes de hoje, e toda vez que parei para pensar sobre o que escrever, a unica coisa que todas estas postagens tinham em comum é meu espanto em como o tempo passou rápido.
Hoje, quando olho para trás e lembro do que eu estava fazendo há exatamente 2 anos, as lembranças não são boas, e quero agradecer a todos vocês que leram meu blog desde o começo, em especial àqueles que me mandaram comentários me dando força para continuar nesta minha jornada. Eles foram muito preciosos num momento em que eu nem sabia o quanto seria valiosos para mim. De coração: Obrigado.
Fico muito feliz ao olhar para trás e ver o quanto já fui longe, desde que cheguei aqui. O fato de ter meu moquifinho montado e aconchegante, ter meu emprego, e amigos (muitos dos quais conheci através deste blog). Todos estes fatores somam-se ao meu balanço de 2 anos, e o resultado é muito positivo, e olha que eu nem adicionei a esta conta o fator mais importante: o crescimento pessoal, este não tem preço.
Antes que me perguntem, eu respondo:
Valeu a pena? Valeu sim.
Faria de novo? Faria sim.
Faria tudo igual? Se eu soubesse tudo o que sei hoje, não. Se não soubesse, provavelmente faria sim.
Ou seja, não sou perfeito não. Mas acho que no cômputo geral dos fatores, foi muito positivo.
A experiência de cada um é muito distinta. Tem gente que já se sentiu completamente adaptada depois de 5 ou 6 meses. Hoje, posso dizer que me senti "em casa" depois de um ano. Quando passei a encontrar amigos na rua, e pessoas me ligarem no final de semana para ir ao cinema; isso sim é estar em casa para mim. Óbviamente que o fato de não ter minha família aqui faz com que não seja completamente minha casa, mas ainda é uma casa.
Além de tudo isso, ainda tive a oportunidade de fazer neste segundo ano, um monte de coisas que eu queria, como por exemplo tirar minha carteira de motorista, visitar outras cidades do Canadá (em especial a cidade de Québec) e ver a Madonna.
Tenho outros objetivos para meu terceiro ano no Canadá, e chegou a hora de tomar algumas decisões que certamente vão direcionar minha vida, mas como sempre, isso faz parte do crescimento e estou feliz com isso.
Hoje, depois de 2 anos que recebi o "Welcome to Canada" no aeroporto de Toronto, saí do aeroporto e chorei, porque eu nunca tinha me sentido tão sozinho na vida, me sinto feliz por ter tomado esta decisão. Feliz por poder viver sem medo.
Sobre este blog:
Desde setembro de 2006, quando comecei este blog, eu nunca imaginei que o mesmo fosse atingir o número de pessoas que atingiu. Meu blog não tem números records e acho que não tem nem uns 50 acessos diários, mas mesmo assim, acho que ele chegou a bem mais pessoas do que eu imaginei.
Minha intenção no começo foi de manter minha família e amigos informados sobre o que estava acontecendo aqui comigo. Quando eu estava por vir, a quantidade de gente que me falava: "manda e-mail, não some, ok?" Era muito grande, e por isso criei o blog.
Desde esta criação, já fui reconhecido dentro de avião, da ikea e no meio da rua. E já recebi inúmeros emails de pessoas que gostariam de tirar dúvidas, os quais respondo com grande prazer dentro do meu possível. Este blog também, me ajudou a criar novas amizades que são muito preciosas para mim hoje. E por isso estou muito contente por tê-lo criado.
Reforço aqui meu apoio aos que querem vir para o Canadá de maneira legal. Estou ao dispor para ajudar estes. E continuarei tentando escrever pelo menos um post por semana para atualizar sobre as novidades por aqui, as vezes falta inspiração para escrever e outras faltam novidades mesmo, porque depois de 2 anos, a rotina é uma coisa certa.
Um grande abraço a todos, e como me desejou o amigo Marcelão: que venham mais dois anos.
Goldman.
Marcadores: interessante