Gold no Canadá...

terça-feira, junho 26, 2007

Banho já!!!!!!




Amigos,

Sei que estou em falta com vocês, mas com a chegado do verão, procuro ficar pouco tempo em casa porque sei que dentro de alguns meses, ficar em casa não será mais uma opção...

Bom, de qualquer forma, só queria compartilhar com vocês a minha descoberta de um fenômeno que até hoje achei que fosse exagero, mas que agora vejo que não é: o medo de algumas pessoas em tomar banho.

É triste dizer meus amigos, mas é verdade. E isso não se aplica somente a alguns canadenses, mas conheço pessoas de outras nacionalidades bem distintas que simplesmente não acham necessário tomar mais do que um banho por semana (isso não é exagero, juro que foram palavras da própria pessoa!!!!!)

Como cheguei aqui no inverno, achei que o cheiro de naftalina de algumas pessoas era devido ao longo período pelo qual as roupas de inverno ficam guardadas, mas agora vejo que não...

Pessoas jovens, super gente boa, com um papo super legal, mas com um futum de matar qualquer um... ninguém merece. Dá vontade de dizer: pessoa, não me leve a mal, mas um banhozinho de vez em quando não faz mal...

Se você não tiver uma pessoa assim trabalhando com você, pode acreditar, em algum lugar ela te encontrará. Aqui no Canadá, a galera do movimento dos sem banho é como pisar com caca de cachorro, mais cedo ou mais tarde acontece.

Só para me explicar melhor: este fato não se aplica a todos os canadenses, e sim a alguns apenas de várias nacionalidades. Agradeço ao toque de algumas pessoas, para que eu não seja injusto.

Enquanto isso na Best Buy...

Sai de lá um brasileiro todo feliz, carregando um monte de caixas e endividado até o pescoço (grande novidade...), mas feliz porque pode retornar à era do windows...que neste primeiro momento ainda está sendo uma felicidade só.

Graças a meu histórico de crédito obtido pelo cartão de crédito emitido aqui no Canadá, já consegui comprar meu computador na BestBuy parcelado em suaves prestações, claro que como tudo aqui no Canadá, existem as letrinhas pequenas nos contratos. Ou seja, eles parcelam o valor do computador, MAS não parcelam neste valor, os impostos 915% do valor do bendito) e nem os acessórios, ou seja, parcelam somente o computador.

Resumo da ópera: eles parcelam em suaves prestações, depois da pancada inicial onde temos que pagar os impostos e os acessórios (tipo teclado, mouse, câmera e caixas de som).

Bom, mesmo assim estou feliz, e enquanto dura esta felicidade estou imaginando se o esquema de venda de rins ainda funciona...

Abraços a todos e ótima semana.

Marcadores:

quarta-feira, junho 20, 2007

Tá, tô sumido...

Queridos amigos,

Primeiramente quero me desculpar pelo sumiço estes dias, mas recentemente perdi uma grande amiga aí no Brasil e fiquei muito abalado.

Este tipo de coisa é exatamente o que eu sempre temi tanto, a distância e nossa impossibilidade de estarmos com nossos entes queridos nos momentos mais difíceis. Todos que fazem a opção de mudar de país têm plena ciência da consequência de suas escolhas, mas na hora de "pagar a conta", a coisa fica mais complicada.

Bom, de qualquer forma, fiz minhas orações por esta pessoa e tenho certeza de que ela foi recebida muito bem.

Enquanto isso no Canadá...

Um imigrante brasileiro começa a tentar decidir se fica no apartamento onde está, ou se muda para outro. Entramos então no velho dilema: fico em Québec pagando mais impostos, mais distante do trabalho e em compensação com aluguel mais barato e apartamentos maiores... OU, mudo para Ontario, pagando menos impostos, e se encontrar um apartamento, será menor, mais caro mas que em compensação fica no coração da cidade, eliminando assim qualquer necessidade de pegar ônibus todos os dias, pois poderia ir caminhando para o trabalho...

Ainda tenho muito o que pensar, mas uma coisa é fato: para quem imigrar sozinho, o Québec é muito mais caro. Aqui pagamos muito mais impostos do que em todo o resto do Canadá. Sendo assim, os solteiros que moram na região de Ottawa/Gatineau, em algum momento se sentirão tentados a se mudar para Ontario... e este é meu dilema. Ainda tenho uns 4 meses para decidir e achar outro apartamento se eu resolver mudar.

O que me dá mais preguiça nesta história toda, é o pensamento de ter que mudar de novo... e lá vamos nós...

Abraços,

segunda-feira, junho 11, 2007

tanta coisa



Queridos amigos,

Quero começar este post dizendo que lamento muito pela demora em atualizar este blog, mas com a chegada do sol, aconteceu comigo um fenômeno muito conhecido dos canadenses, o sentimento de culpa de ficar em casa quando está fazendo um lindo dia de sol.

Acho que isso se deve ao fato de que aqui, passa-se pelo menos 4 meses do ano, onde faz frio. Engraçado que nesta época, ocorre exatamente o inverso do que acontecia no inverno (como era de se esperar). Os dias ficam muito mais longos. Ultimamente, o sol tem raiado em torno de 4:40 da manhã e se põe depois das 20 horas, o que por mim tá bem demais, mas tem gente que não consegue dormir com a luminosidade... eu não tenho problema com isso, então: tô feliz.

Fora isso, tive algumas experiências muito interessantes da semana passada para cá.

A primeira delas, foi meu primeiro alerta de tornado. Eu nem sabia que tinham tornados no Canadá, para mim, isso era exclusividade dos EUA e sinceramente, eu nunca tinha parado pra pensar que a proximidade geográfica torna meio óbvia a probabilidade de ter tornados aqui, mas como eu nunca tinha pensado nisso...

Bom, na sexta-feira da semana passada, antes de sair de casa, verifiquei a previsão do tempo, como todo mundo aqui faz, e a previsão era de uma tempestade e sendo assim, levei minha capa de chuva. Trabalhei o dia todo, e o sol estava marcando presença firme e forte. Pensei: vai chuver nada... se enganaram de novo. Até fomos para casa da minha chefe fazer um churrasco para uma amiga que está indo embora de Ottawa.

Enquanto organizávamos as coisas para descer para a churrasqueira, o alarme de incêndio do prédio tocou, e todos tivemos que descer 15 andares pelas escadas de incêndio (observação: nesta mesma semana, havíamos feito um treinamento de incêndio no prédio onde trabalho, e descemos 16 andares correndo, e minhas pernas já estavam doendo...)

Enquanto estávamos indo para a churrasqueira com a comida, um senhor que mora no condomínio nos disse que haviam emitido um alerta de tornado e que deveríamos ficar preparados. Beleza, até aí, ninguém levou a sério.

No meio do churrasco, numa questão de 15 minutos, o céu fechou, começou a ventar e chover como eu nunca tinha visto. Corremos com tudo pra dentro do prédioe esperamos...mas graças a deus, o bendito não se formou dentro da cidade e passou.

Mas o susto ficou.

E recomendação de especialidade canadense a quem puder: torta de açúcar. Simplesmente deliciosa. Provei na casa de um amigo no sábado e não tenho outra palavra para descreve. Eu nunca quis provar porque tinha a impressão de que seria muito doce, e eu estava certo, mas é um muito doce que não é enjoativo, é muito bom.

E finalmente, hoje fui à Embaixada do Brasil (que aparece na foto acima) para transferir meu título de eleitor para cá. Sei que só temos eleições daqui a uns 3 anos, mas mesmo assim não quero deixar para transferir o título quando se tornar urgente.

Afinal, se o processo leva quase 6 meses, resolvi pedir agora porque se der algum pepino, eu tenho literalmente alguns anos para resolver.

O pessoal da Embaixada foi muito solícito e simpático (diferente da pessoa que me atendeu por telefone, quando liguei)e disseram que me ligam quando meu título chegar, mas só por precaução, quando for lá pra outubro, eu ligo lá pra saber.

Acho por enquanto é só, mas prometo a todos que vou tentar atualizar o blog com mais frequencia, ok?

Abraços,

domingo, junho 03, 2007

Correção

Amigos,

Hoje enquanto almoçava com um casal de amigos, fui atentado ao fato que na realidade, completei 7 meses de Canadá, e não seis meses como eu achava...

Depois de muita discussão sobre quanto tempo eu estava aqui, decidimos verificar cientificamente e contamos nos dedos, e no final das contas, eles estavam certos: são 7 meses...

Ok, ok, eu sei que deveria ter contado com mais cautela, mas mesmo assim... ah sei lá...

Abraços,

sábado, junho 02, 2007

Aniversário de meio ano



"Saudade não quer dizer que estamos longe,
mas que um dia estivemos juntos"



Queridos amigos,

Ontem completei 6 meses de Canadá, e mais uma vez fiquei impressionado como o tempo passou rápido. Já tive meu primeiro natal e ano novo aqui e já passei meu primeiro inverno.

Conheci pessoas, aprendi coisas que nem imaginei que um dia tivesse que re-aprender, tomei decisões que achei que não precisaria mais tomar. Reaprendi tantas coisas: escolher marca de comida, de produtos de limpeza, aprendi horários de ônibus e hoje, quando algum amigo que tem carro quer me deixar em casa já sei até mostrar o caminho!!!!! Já tenho cartão de crédito, conta no banco e quando vou comprar qualquer coisa, não me assusto mais por pagar um preço acima do que vi na etiqueta..

Como as coisas mudam...

Hoje me sinto mais confortável em pensar que tenho dois lares. Um aqui no Canadá e outro no Brasil. Hoje me sinto mais em casa aqui, mas conforme eu vi num vídeo com depoimento de imigrantes, depois que imigramos, nunca mais nos sentimos completos. Somos sempre pessoas dividas, porque nossa vida está aqui, nossa casa, nosso emprego, e novos amigos. Mas ao mesmo tempo, nossa história (família e amigos) e nossa cultura está no Brasil.

Cada coisa nova que compramos aqui, nos mostra ainda mais que nossa vida está aqui e representa mais um vínculo com o Canadá. Não tenho mais casa no Brasil, tenho a casa da minha família, mas não a minha casa. Ah, por falar nisso, hoje comprei o ventilador mais lindo do mundo (pra entrar na coleção das coisas mais lindas do mundo que eu comprei...), que até controle remoto tem :)

Fico muito feliz, porque depois destes 6 meses, me sinto muito mais em casa, e deus foi muito bom comigo e colocou pessoas ótimas no meu caminho, o que certamente facilitou as coisas para mim. E fico pensando nos novos imigrantes que estão chegando no país. A grande maioria vêm com família, o que facilita um pouco as coisas, mas mesmo assim é tanta mudança...

E neste aniversário de 6 meses, também tenho que comemorar porque o blog já recebeu mais de 10 mil visitantes únicos, isso significa que nesta contagem, os reloads não foram considerados. Fico feliz de que de alguma forma, eu possa ajudar àqueles que estão chegando.

Só tem uma coisa neste aniversário que me deixou meio cabisbaixo: Apesar de ser uma coisa totalmente previsível e inevitável. A distância de algumas pessoas acaba doendo muito. Sinto muita falta do tipo de amizades que eu tinha no Brasil e que aqui é quase impossível de termos, pois os canadenses, apesar de serem pessoas muito educadas e receptivas, são extremamente reservados. No Brasil, eu tinha poucos amigos de muito tempo, e ao longo dos anos, os meus amigos acabaram assumindo o papel que aqui chamam de coach (como se fossem treinadores), eu tinha amigos para quem contava alguns aspectos da minha vida, outros para ir ao cinema comigo ver filmes da Disney, outros que eu chamava pra sair comigo quando eu queria gastar sem culpa, outros que eu chamava pra sair comigo quando eu não queria gastar quase nada, ou seja, uma gama muito variada de amigos.

Bom, acho que já fui longe demais neste post, mas seis meses já se passaram do prazo que eu me dei para decidir se fico ou não no Canadá, que venham os outros seis...

Abraços,