Gold no Canadá...

sábado, junho 02, 2007

Aniversário de meio ano



"Saudade não quer dizer que estamos longe,
mas que um dia estivemos juntos"



Queridos amigos,

Ontem completei 6 meses de Canadá, e mais uma vez fiquei impressionado como o tempo passou rápido. Já tive meu primeiro natal e ano novo aqui e já passei meu primeiro inverno.

Conheci pessoas, aprendi coisas que nem imaginei que um dia tivesse que re-aprender, tomei decisões que achei que não precisaria mais tomar. Reaprendi tantas coisas: escolher marca de comida, de produtos de limpeza, aprendi horários de ônibus e hoje, quando algum amigo que tem carro quer me deixar em casa já sei até mostrar o caminho!!!!! Já tenho cartão de crédito, conta no banco e quando vou comprar qualquer coisa, não me assusto mais por pagar um preço acima do que vi na etiqueta..

Como as coisas mudam...

Hoje me sinto mais confortável em pensar que tenho dois lares. Um aqui no Canadá e outro no Brasil. Hoje me sinto mais em casa aqui, mas conforme eu vi num vídeo com depoimento de imigrantes, depois que imigramos, nunca mais nos sentimos completos. Somos sempre pessoas dividas, porque nossa vida está aqui, nossa casa, nosso emprego, e novos amigos. Mas ao mesmo tempo, nossa história (família e amigos) e nossa cultura está no Brasil.

Cada coisa nova que compramos aqui, nos mostra ainda mais que nossa vida está aqui e representa mais um vínculo com o Canadá. Não tenho mais casa no Brasil, tenho a casa da minha família, mas não a minha casa. Ah, por falar nisso, hoje comprei o ventilador mais lindo do mundo (pra entrar na coleção das coisas mais lindas do mundo que eu comprei...), que até controle remoto tem :)

Fico muito feliz, porque depois destes 6 meses, me sinto muito mais em casa, e deus foi muito bom comigo e colocou pessoas ótimas no meu caminho, o que certamente facilitou as coisas para mim. E fico pensando nos novos imigrantes que estão chegando no país. A grande maioria vêm com família, o que facilita um pouco as coisas, mas mesmo assim é tanta mudança...

E neste aniversário de 6 meses, também tenho que comemorar porque o blog já recebeu mais de 10 mil visitantes únicos, isso significa que nesta contagem, os reloads não foram considerados. Fico feliz de que de alguma forma, eu possa ajudar àqueles que estão chegando.

Só tem uma coisa neste aniversário que me deixou meio cabisbaixo: Apesar de ser uma coisa totalmente previsível e inevitável. A distância de algumas pessoas acaba doendo muito. Sinto muita falta do tipo de amizades que eu tinha no Brasil e que aqui é quase impossível de termos, pois os canadenses, apesar de serem pessoas muito educadas e receptivas, são extremamente reservados. No Brasil, eu tinha poucos amigos de muito tempo, e ao longo dos anos, os meus amigos acabaram assumindo o papel que aqui chamam de coach (como se fossem treinadores), eu tinha amigos para quem contava alguns aspectos da minha vida, outros para ir ao cinema comigo ver filmes da Disney, outros que eu chamava pra sair comigo quando eu queria gastar sem culpa, outros que eu chamava pra sair comigo quando eu não queria gastar quase nada, ou seja, uma gama muito variada de amigos.

Bom, acho que já fui longe demais neste post, mas seis meses já se passaram do prazo que eu me dei para decidir se fico ou não no Canadá, que venham os outros seis...

Abraços,

6 Comments:

  • Oi Goldman...
    Poxa, 6 meses hein, pra nós q sempre acompanhamos seu blog realmente o tempo voou.
    Bem, queremos te desejar os Parabéns por todas as conquistas e todos os obstaculos já ultrapassados, e q os próximos venham com tudo de bom...
    Bjo e obrigada pela visita ao nosso blog..

    By Blogger Franklin e Amanda, at 11:02 PM  

  • Oi Goldman !
    Parabéns mesmo. São 6 meses super intensos e que você conseguiu passar e nos ensinar muitas coisas. Que venham mais 6 maravilhosos meses e muitos brasileiros amigos. Espero podermos entrar nesse círculo ano que vem! Bjs
    Tatiana e Emanuel

    By Anonymous Tatiana Lermontov, at 8:20 AM  

  • Não sei quem disse que viajar é perder cidades. Ao sairmos de casa para conhecer o mundo teremos sempre saudade dos lugares e pessoas que conhecemos e nunca mais estaremos completos em lugar algum, se é que estávamos no nosso lugar de origem. Paciência, perseverança e muita boa sorte para você nestas bandas. Abs.

    By Blogger Vancouver or Bust!, at 10:28 AM  

  • Parabéns Goldman,

    Pelo que tenho acompanhado no seu Blog sua adaptação tem sido total e eu desejo todo o sucesso, felicidade e adaptação para você.
    continuamos tentando nos juntar a você e esperamos um dia sentarmos e conversarmos sobre tudo isso como uma boa recordação.

    Dos seus conterrâneos de Brasília,


    Celso e Família

    By Blogger Celso - Brasilia, at 10:54 AM  

  • Ola Goldman,

    seu post me traz uma saudade gostosa de todos que eu deixei la no Brasil...
    Mas é uma saudade bem gostosa...
    À+,

    Mohamed

    By Anonymous Mohamed, at 10:48 AM  

  • Goldman, realmente este Post nos faz pensar em tudo! Nós que ainda não imigramos, mas estamos em via de, temos a oportunidade, mais um vez, de refletir sobre todas essas coisas. Claro que quando se está aí, a sensação é outra. Mas ficamos muito felizes em saber que você está conquistando tudo que deseja e, o mais importante, está feliz! Desejo que seja mais feliz ainda e, como o Mohamed disse, que essa saudade seja muito gostosa! Beijo carinhoso!

    By Anonymous Valéria Piceda, at 7:10 AM  

Postar um comentário

<< Home