Gold no Canadá...

segunda-feira, janeiro 04, 2010

2010 Chegou

Queridos amigos,

Primeiramente quero desejar a todos um ótimo ano novo.

Perto da época de festas eu sempre fico meio pensativo, mas este ano teve um significado especial, pois em Novembro, completei 3 anos de Canadá.

Aos que acompanharam minha jornada aqui desde que cheguei, sabem que eu nunca achei que ficaria aqui por mais de 1 ano. Mas com o apoio da minha família e tantas pessoas maravilhosas que conheci através deste blog, fui persistindo e acabei ficando mais e mais, e hoje já me sinto em casa aqui.

Neste tempo que fiquei aqui, aprendi mais do que imaginei que seria capaz. Cresci mais do que nunca. Já pedi vários conselhos e fiz o mesmo por pessoas que estavam chegando aqui, acompanhei jornadas de outros amigos imigrantes que chegaram. A grande maioria ficou e está vencendo e persistindo. Uns poucos voltaram. Cada um sabe o que é melhor para si, não é?

De tudo o que aprendi aqui, se me pedirem para resumir toda a minha experiência em um único conselho, seria o seguinte: venham para cá a cabeça aberta e os pés no chão.

A cabeça aberta no sentido de aceitar a possibilidade de ter que voltar alguns passos quando chegar aqui.

Ter que recomeçar algumas etapas do zero, como por exemplo, tirar carteira de motorista. Ouvi gente dizer:"Eu dirijo melhor do que o cara que me avaliou", o que pode até ser verdade, mas o governo do Canadá não sabe disso e não tem como saber se você não fizer um teste para provar sua capacidade. Este é o objetivo do teste. Por isso, não podemos nos sentir rebaixados ou desanimados porque temos que refazer algumas etapas quando chegamos aqui. Faz parte do processo de imigração.

Quando imigramos, recomeçamos nossas vida, e na maioria dos casos, recomeçamos do zero mesmo. Nova conta de banco, novo histórico de crédito, correr atrás de casa para alugar, mobiliar este casa, escola para os filhos, (re)aprender a se vestir de acordo com as estações, emprego, encontrar novos produtos de supermercado que gostamos e por aí vai. É uma lista imensa e que por mais que se tente, não tem como prever. A experiência de cada um é única.

Cabe a cada um decidir como esta experiência vai lhe atingir. Podemos aprender e seguir em frente ou empacar e ficar reclamando que as coisas não são assim no Brasil.

Quando digo que para imigrar, eu também acho importante ter os pés no chão, me refiro ao fato que todo imigrante deve estar ciente que aqui no Canadá como em qualquer outro lugar do mundo, existem problemas. Existem pessoas mal-educadas, pessoas que querem te passar para trás porque acham que imigrantes são inocentes, pessoas que tentam usar a língua como um artifício para te manipular e por aí vai. Já fui muito criticado quando me referi a este tema antes, e quero que todos entendam muito claramente: não estou dizendo que aqui é um lugar ruim, só estou dizendo que aqui não é perfeito, só isso.

Mas conselhos a parte, quero deixar claro que nunca me arrependi de ter vindo para cá. Ver a mudança das estações é algo que nunca deixa de me surpreender. E apesar de reclamar de vez em quando, eu adoro o inverno sim. Ver a beleza de um floco de neve sempre me lembra da presença de deus em nossas vidas e nosso mundo.

Só para não dizerem que estou mentindo, olhem só abaixo um foto que tirei esta semana:




E também aprendi o significado da expressão "Freezing Rain/Pluie Verglaçante"(não tenho certeza se a forma correta é: verglaçante ou verglassante, se alguém souber, por favor, me diga, ok?), que aterrorizou meus sonhos durante meu primeiro inverno aqui. Assim que cheguei aqui, meus conhecidos canadenses citavam com frequencia a grande tempestade de gelo de 1998, quando grande parte de Ontario e Quebec ficaram sem energia por semanas a fio.

Aqueles que como eu são fascinados por estes fatos meteorológicos poderão ver maiores detalhes desta tempestade aqui, em inglês, ou aqui, em francês.

Para os que ainda não sabem do que se trata, de forma resumida, é quando há um encontra de uma frente fria e uma frente quente. A neve derrete quando está caindo e quando chega ao chão a temperatura está tão baixa que ela congela novamente, sendo assim, formam-se camadas de gelo por toda parte, como nas plantas, nas calçadas e estradas.

Olha só a foto de um arbusto depois de um episódio destes:



Bom, depois de tanto tempo, aprendi a conviver com todas estas novidades, mas a coisa que mais levou tempo para aprender a conviver, foi a saudade.

A saudade da família, do Brasil, dos amigos é uma parte da gente que no começo é tão forte que temos vontade de voltar todo o tempo, mas com o passar dos dias, ela passa a ser uma companheira. Aprendemos a conviver com ela.

E digo a todos que estão vindo que sejam fortes, porque é uma experiência que vale muito a pena.

Ótimo ano novo a todos e um grande abraço

13 Comments:

  • Olá Goldman!!!
    Apesar de não te conhecer pessoalmente, adoro ler suas postagens. Essa então, foi ótima! Ler o que um imigrante de 3 anos acha da experiência!
    Parabéns pela coragem e, como vc disse, a saudade vai nos ensinando!
    Abraços, Juliana.

    By Blogger CHUCHUS, at 8:14 PM  

  • Não pude deixar de comentar e agradecer pela foto, eu sempre duvidei de que os floquinhos eram realmente assim, por nda nesse mundo entrava na minha cabeça, achava que eram só formas criadas para deixar o natal mais bonito - rsrsrs... sempre que vejo um blog com uma foto assim fico admirada! Não vejo a hora de ter a minha própria foto assim!!!

    Um ano de 2010 Maravilhoso
    Abçs
    Sabrina

    By Blogger Sabrina, at 8:16 PM  

  • Ah Gold, fiquei muito feliz em ler esse seu post!
    Acompanho sua "saga" há muito tempo, e, por uma dessas coisas inexplicáveis da vida cibernética, nossa familia nutriu por vc. uma admiraçao e carinho muito grandes, mesmo antes de te conhecer.
    Ficávamos sentidos pela sua dor pela distancia da família e amigos e torcíamos muito para que essa (e outras) barreira fosse superada. Torcíamos para que seu sofrimento fosse o mais breve possível. Torcíamos de verdade por seu sucesso, por sua adaptaçao. Sabemos que ter chegado até aqui (e ainda por cima dizer que gosta do inverno, com direito até a belas imagens invernais), realmente é um incrível vitória sua(engraçado que agora eu me sinto como se tivesse falando a um irmao! exagero? Desculpe, mas nao mesmo!). Nunca duvidamos de sua força e o admiramos desde o começo por isso!
    E para finalizar, PARABÉNS PELOS 3 ANOS! Häagen! Häagen! Häagen!! :P

    Bjocas
    Erika

    By Anonymous Anônimo, at 9:10 PM  

  • Oi Gold. Maravilha de post. Seu blog foi o primeiro que encontrei e lia todos os dias e pelo que pode perceber, continuo. Como todos, tb sinto como se fossemos amigos de longa data e assim sempre fico na torcida. Muitas vezes sinto que o que sempre escreve é direcionado à mim, rs. Um 2010 maravilhoso. Bj Vera

    By Blogger Pensando no Canadá, at 5:27 AM  

  • Olá Gold, acompanho seu blog a uns dois anos, mas não me lembro se já tinha deixado algum comentário... Gosto muito dos seus posts (mesmo que esporádicos).
    Obrigada pelo relato e por compartilhar as suas experiências conosco. Eu e meu marido estamos tentando chegar aí assim, com os pés no chão e a cabeça aberta.

    Tudo de muito bom para você!!

    Abraços,
    Pati

    By Blogger Pati, at 7:55 AM  

  • Isso! Pluie Verglaçante!

    By Blogger Unknown, at 8:54 AM  

  • Olá Goldman, aqui é o Fred! Feliz Ano Novo pra vc tbm, agora sim, li seu comentário inteiro por aqui, realmente a saudade é barra, temos que aprender a conviver com ela e até às vezes, "controlá-la", c'est ne pas facile! Bom, logo te respondo o e-mail e obrigado por responder o meu! Um grande abraço e com certeza este ano será Fantástico para todos nós!

    By Blogger Fred, at 11:35 AM  

  • Gold meu amigo, mais uma vez me identifiquei com seu post... E me dou ao direito de te chamar de amigo sim, pq apesar de nao nos conhecermos pessoalmente (é incrivel isso!!), tenho a nitida sensaçao de que sempre fomos amigos...
    Quanto aos detalhes da adaptaçao, hj mesmo estava comentando com Alexandre que percebi mais um sinal na nossa adaptaçao aqui: aprendemos a mania deles de "simplificar" as saladas e levar tudo inteiro pro trabalho: tomates, pepinos, pimentoes... E ir cortando "au fur et à mesure" durante a semana. É uma praticidade soh e estou amando! rsrsrsrs
    Bjo grande, feliz TUDO pra vc neste ano, viu? (Estamos planejando de finalmente realizar meu sonho de patinar ai no Canal. Se formos mesmo, te aviso sem falta).

    By Blogger Manu, at 9:43 PM  

  • Oi Goldman,
    estou na longa espera do processo federal "antigo" e é sempre muito bom ler posts como esse seu. Digo isso porque tenho sempre a tendência (assim como muita gente) de imaginar que o Canadá é o paraíso. Por mais que o meu racional saiba que não, o emocional muitas vezes quer acreditar nisso. Então, muito obrigado por essa dose de realidade. Especialmente sobre o lance da saudade que é o que mais me apavora.
    Valeu e feliz 2010!!
    Casão
    (http://suandofrio.wordpress.com)

    By Anonymous Anônimo, at 11:41 AM  

  • Gold, excelente seu post!
    Quando leio alo assim me animo ainda mais com tanta mudança. Sei que não será fácil, mas com a cabeça aberta e os pés no chão conseguiremos realizar nossos sonhos!!!
    Parabéns e obrigada por compartilhar suas experiências.
    Conte-nos mais!!!
    Abraços.

    By Blogger Gardene, at 10:25 AM  

  • Ola, Goldman!
    Estou lendo posts antigos desse blog e estou rolando de rir. Vc é muito engraçado!
    Adorei!!!!
    Quando tiver mais um tempinho continuo a leitura.
    Abraços.
    Vanessa

    By Anonymous Anônimo, at 10:11 AM  

  • Cara, vc é cativante! =)
    Adorei. Bjs!
    Vanessa

    By Anonymous Vanessa, at 10:14 AM  

  • Olá,
    "Descobri" o seu blog hoje. E não resisti, estou lendo os posts anteriores (ainda estou em 2009... hehehe). É bom saber o ponto de vista de quem já está por aí há mais tempo, já que eu devo chegar em abril. Gostei tb da dica de que se for trabalhar em ON, more em ON para os solteiros. Ah, adorei as charges de Natal.
    Please, continue escrevendo, mesmo que seja uma mensagem por mês.
    Abraços,
    Ellen

    By Blogger Ellen, at 8:07 PM  

Postar um comentário

<< Home