Gold no Canadá...

segunda-feira, junho 08, 2009

Mudando de Banco

Amigos,

As postagens estão bem esparsas e peço desculpas a todos, mas estou sem novidades mesmo.

Hoje aproveitei um dia livre que tive e fui resolver um problema que estava pendente há algum tempo.

Quando cheguei aqui no Canadá, tinha ouvido falar muito bem do Banco de Montreal e depois de ler algumas coisas, acabei decidindo abrir minha conta neste banco.

E ao passar do tempo, vi que pelo menos a grosso modo, a maioria dos Bancos aqui tem os serviços muito parecidos. Alguns amigos canadenses me falaram que o problema com o Banco de Montreal é que trata-se de um Banco elitista, e até pouco tempo eu não tinha entendido o porquê da fama.

Recentemente, quis pedir uma linha pessoal de crédito, o que em geral aqui pode ser feito pela internet. Mandei meu pedido e dois dias depois recebi uma ligação do Banco dizendo que não poderiam aprovar minha linha pessoal de crédito e para isso eu teria que ter o mesmo valor que eu estava pedindo de crédito na poupança.

Até argumentei com a pessoa que me ligou que se tivesse este dinheiro na poupança, eu não precisaria da linha de crédito, mas mesmo assim, ele simplesmente disse que esta era a política do Banco.

Óbviamente eu não iria ficar discutindo com o cara. Então, haja vista que a política do Banco não ser compatível com a minha política (de que o Banco é que deve servir aos meus propósitos e não o contrário), tomei a atitude mais lógica e simples: mudei de Banco.

Abri uma conta no Scotia Bank depois de ouvir boas recomendações de vários amigos, e também levando em conta que vejo um número considerável de caixas eletrônicos deste Banco pela cidade, resolvi que seria minha melhor opção.

Aqui no Canadá, ter conta num Banco que tem caixas espalhados pela cidade faz diferença considerando que cada saque em um caixa que não seja do seu Banco vai te custar em média CAD 3,00, eu procuro sempre um caixa do meu Banco quando é possível.

Abri a conta super rapidinho, na semana seguinte já recebi meu talão de cheques e meu cartão de crédito que já era deste Banco já foi automaticamente vinculado à minha conta. Super prático.

O próximo passo foi pedir a bendita linha de crédito pessoal. Depois de um mês de conta no Scotia Bank, minha linha foi aprovada pela internet e em menos de 5 minutos. O Banco de Montreal não aprovou um valor menor mesmo me tendo como cliente há mais de 2 anos.

Hoje, fui ao Banco de Montreal fechar minha conta, e ao chegar lá e falar com a gerente, que viu que minha movimentação estava inexistente, a primeira pergunta foi: "Mas por que você está fechando sua conta conosco? Você já é cliente há tanto tempo..."

Daí seguem os argumentos do Gold e expliquei toda a situação para ela, inclusive quando citei que minha conta no Scotia Bank não tinha nem dois meses e já tinham aprovado a linha de crédito, ela nem tentou me convencer mais a ficar no Banco.

Não fui grosso com ela de modo algum, mas deixei bem claro que eu não sou rico, mas o Scotia Bank me valorizou como cliente e me ganhou como cliente.

Recomendo a todos que façam o mesmo. o Banco não atende às suas necessidades, muito simples: mude de Banco.

Ah, só quero reforçar o seguinte: não estou querendo convencer ninguém a mudar para o Scotia Bank, esta é a minha experiência, ok?

Abraços a todos e boa semana,

5 Comments:

  • ola goldman! muito interessante seu post. aqui em israel e muito facil tb abrir uma conta num banco e sua linhad e credito e automatica com a abertura da conta e 3 vezes maior que o valor bruto do seu contra-cheque. e so trazer os 3 ultimos. e as coisas sao muito simples, sem essa de cheque especial, linha de credito etc. vc simplesmente entra no vermelho e sai dele com a mesma "naturalidade" com que se respira. mas fechar uma conta aqui ... ai sim, e como se dizem aqui "casamento catolico". sao infinitas burocracias e "impecilhos" que as vezes muitas pessoas ate desistem de fechar a conta e fazem 2 movimentacoes ao ano so pra nao pagar uma multa ... bom saber que ai as coisas sao mais simples!
    beijos e faca bom uso da sua linha de credito!

    By Blogger Paola Tavares Silva Wortman, at 1:35 AM  

  • Pois entao Gold, tbem tive uma experiencia aqui em B.C com o TD, antes Canada trust, que tem cxs em qqur esquina.

    No meu tempo de turista, abri uma c/c la sem problemas. fiquei devendo o SIN, mas mesmo assim recebi desde talao de cheques ate cartoes de debito e de credito/visa.
    Nunca encerrei a conta e qdo voltei ja imigrante (3 anos depois) ativei a c/c. Tudo ia muito bem, ate notar que sacavam 10 dolares ao mes..e com as mudancas de logotipo precisei novos cartoes.
    Nunca recebi nenhum. Qdo ia direto a ag., ninguem achava. Qdo chegava em casa, telefonavam para eu ir buscar. Fiquei nesta estoria de gato e rato um tempo. Ia a ag, (n achavam), chegava em casa, uma "Plasta" me ligava... Enchi..mudei para o Coast Capital a maravilha eh ate online, nem vou ao banco.
    So alegrias ate agora..ate minha pirralha ja tem savings la, para um futuro..
    minha experiencia, sem fazer propaganda.

    By Blogger Marilia, at 1:35 AM  

  • saudades, bj.

    By Blogger Ual, at 3:10 PM  

  • Rs. Essa sua historia eu vi aqui algumas vezes, inclusive passei por uma do gerente dizer q ia aprovar e na hora q eu levei o documento do carro q eu estava comprando no TD eles reprovaram meu credito, detalhe, o carro custava menos q um mes meu de salario, mas tudo bem.
    Hoje com mais de um ano de Canada eu acabei de pedir novamente uma linha de credito de mais um menos um mes de salario meu e me negaram.
    Soh falta eu criar vergonha na cara e ir para outro banco tb.
    Essa M... de credito por aqui eh duida mesmo, pqp.

    Abraço e sucesso por ai.

    FL

    By Blogger Flavio Lopes, at 11:23 AM  

  • Otimo este post!
    Descobri um blog que contem a lista de blogs Brasil/Canadá, acho que vale a pena divulgar.
    http://listadeblogsbrasilcanada.blogspot.com/
    Abraços

    By Blogger Wender e Ana Paula, at 10:05 PM  

Postar um comentário

<< Home