Gold no Canadá...

quarta-feira, julho 15, 2009

Vistos para México e República Tcheca

Amigos,

Quero começar este post dizendo o seguinte: ele expressa a MINHA opinião,ok?

Dito isso, vamos aos fatos: Esta semana o Ministro da Imigração do Canadá resolveu re-estabelecer a exigência do visto para cidadãos do México e República tcheca.

Muitos podem se perguntar o porquê deste fato, e a explicação é muito simples: como os mexicanos não precisam de visto para vir para o Canadá, depois que o governo dos EUA apertou as rédeas contra a imigração ilegal por lá, um grande número de ilegais por lá, simplesmente pegou o que tinha lá e veio para cá.

Outro fato: segundo o jornal Ottawa Citizen, a maioria destes novos "refugiados" já chegavam na fronteira com os formulários de pedido de refúgio preenchido e também os formulários para pedido de ajuda social preenchidos também. O maior exemplo é o seguro desemprego, que nós trabalhadores qualificados temos que esperar seis meses depois de entrar no Canadá para pedir, se necessário. Tive muita sorte, que nunca precisei, e espero nunca precisar, e acho que é uma ajuda válida para aqueles que realmente precisam, agora o sujeito está morando ilegalmente em outro país, vem para cá e já chega pedindo ajuda social sem nunca ter pago um único centavo de imposto neste país?

Me desculpem os mais humanitários, mas para mim não parece certo. Refugiados que chegam de países destruídos pela guerra, tudo bem, realmente eles precisam, mas não é o caso de nenhum destes dois países.

O argumento dos mexicanos é que o país está assolado pelo crime organizado...Helllooooooooo? Rio de Janeiroooo??????

Se for assim, a população inteira do Rio, São Paulo, Recife outras grandes cidades do Brasil deveriam vir também. Dá licença...

Outro fato: o número de pedido de refúgios provenientes de cidadãos mexicanos triplicou desde 2005, e somente entre janeiro e março deste ano já foram recebidos mais de 8500 pedidos. E quem paga a conta? Todo mundo que paga imposto aqui no Canadá.

A fonte de todas estas informações que estou citando é o jornal Ottawa Citizen.

No que diz respeito aos cidadãos tchecos, acho que a política foi certa da mesma forma. Estes dois países sozinhos representam 25% de todos os pedidos de refúgio no Canadá.

Acho que o país tem um sistema de imigração bem justo e aberto, e fico muito orgulhoso que a maioria dos brasileiros que conheço veio com uma preparação excelente, está trabalhando, e contribui ativamente com a sociedade onde vive. Isso sim é imigrar de uma boa forma. E dá-lhe Brasilzão !!!!!!!

A MINHA OPINIÃO é que o governo Canadense acertou em cheio nesta nova política e aqueles que querem vir devem se preparar e contribuir com o país.

O sistema de recebimento de refugiados precisa ser revisado há anos, e creio que muito deles serão necessários antes que isso aconteça mesmo, mas enquanto isso, acho que este foi um grande passo para ajudar a dar lugar para aqueles que realmente precisam.

Detalhe: Como represália à nova medida do governo canadense, o governo tcheco chamou de volta seu Embaixador, o que em termos significa que o governo tcheco não recebeu com agrado a notícia. E mais: este governo declarou ainda que todos os canadenses, inclusive diplomatas precisarão de vistos para entrar em seu território. Quer mais? quer mais ainda? Então tá: Ele, o governo tcheco (não dá para levar a sério um nome assim,né gente?) disse que vai levar a proposta à União Européia em estabelecer a exigência do visto para Canadenses em todo o território Europeu como retaliação à nova medida. No entanto, eles se esquecem que cidadãos da Bulgária e a Romênia que também fazem parte da União Européia também precisam de visto para vir para cá.

Vai entender, vai ver eles se acham mais bonitos do que os romenos e os búlgaros...

Resumo da ópera: belém belém,nunca mais tô di bem, até o ano que vem....

Caso alguém por aí esteja tão interessado neste assunto quanto eu, o Ottawa Citizen está dando notícias diárias sobre isso, basta seguir.

Enquanto isso, alguém aí viu o novo filme do Harry Potter? Vou ver amanhã e depois conto.

Abraços,

PS - Esta é a MINHA opinião, se alguém aí não concorda...bom procê...

Marcadores:

13 Comments:

  • gold, gostei do post! to contigo e nao largo :)

    By Blogger Paola, at 3:01 AM  

  • Ontem eu assisti essa notícia na Radio Canadá, mas não tinha entendido tão bem o problema, pois meu francês ainda está um pouco envergonhado... rsrsrs

    Concordo com vc em tudo. Essa semana quando fomos alugar nosso ap a responsável disse que nunca teve um problema com brasileiro. Que normalmente são pessoas estudadas, educadas e que se prepararam (em relacão a tudo) para imigrar.

    Um grande abraço,

    Lucas
    www.projetocanada.wordpress.com

    By Blogger Lucas Sousa, at 11:01 AM  

  • Concordo 100% com você Goldman.
    O pessoal abusava demais da boa-vontade do Canadá em acolher refugiado. Agora o Canadá pode priorizar quem realmente precisa, como os cidadãos do Haiti e países africanos.
    No caso dos Tchecos, a maioria dos pedidos vinha dos chamados "Roms" ou em bom português, "ciganos", que são ainda muito discriminados e perseguidos na Europa. O problema era saber quem era verdadeiramente cigano ou quem se fazia passar por um.
    Ale
    http://jarrivequebec.blogspot.com/

    By Blogger Alexandre, at 12:54 PM  

  • Concordo com essa medida, está mais do que certo!
    Se não daqui a pouco o CA vai estar enfrentando o msm problema que os EUA.
    Bom dia e tudo de bom!

    By Blogger Igor (Projeto Canada 2012), at 5:50 AM  

  • No caso da republica tcheca eu não sei o que esta por trás de tudo, mas no caso dos mexicanos eu ouvi falar de um cara que conhece fulano, enfim vou direto ao milagre e não ao nome do santo.

    O Canadá/Québec recebe a cada ano inúmeros trabalhadores temporários vindos do México especialmente ou exclusivamente (não sei ao certo para a agricultura) e isso tem uma burocracia enorme além das passagens é exigida a contratação de seguros de vida e saúde, questões de alojamento, etc, etc e tudo pago pelo empregador são custos enormes (e todo esse cuidado é necessário, todos conhecemos as tais historias de trafico de pessoas).
    Ai dizem que não sei “quem(s)” conhecendo bem o sistema encontrou uma maneira de baratear esse processo, realmente não é normal que metade de um avião vindo do México peça refugio, é muito estranho que eles venham já com os formulários de ajuda social e de pedido de refúgio já preenchidos? Muito estranho!
    Creio que não preciso dar detalhes de como isso “barateia” o processo (custo com seguros, assistência saúde, não precisa pagar a passagem de volta no fim da estação de colheita etc, etc)
    Eu só quis mostrar com isso que algumas vezes as coisas são mais complexas do que vemos, creio que não é uma questão de criticar apenas os mexicanos, mas de ver além disso. Infelizmente a única saída encontrada foi essa de exigir visto prévio.

    Finalizando, os brasileiros estão começando a ficar conhecidos como “espertinhos” também estão pipocando certos casos onde parece que tudo foi bem planejado, chegar, usar a ajuda social enquanto estuda o francês e faz as devidas “demarches” profissionais, até ai nada de errado o problema é se eles vem com dinheiro não declarado (travels que eles vão usando para complementar o dinheiro recebido do governo).

    Não ficarei surpreso se o governo do Québec passar a exigir pelo menos uns 15 mil dólares do imigrante e aumentar o período de carência da ajuda social em 6 meses ou 1 ano.

    By Anonymous Anônimo, at 11:14 AM  

  • Concordo com a mensagem do anonimo acima, mas vejamos do lado bom, menos refugiados mais trabalhadores qualificados, agora a segunda parte da mensagem, poxa deixa eu chegar la para publicar, já esta dificil juntar todo dinheiro necessario, taxas, mais taxas, documentos, passagens, que dira se for exigido 15 mil dolares. E o que farao os imigrantes que nao encontrarem emprego antes de 1 ano se a ajuda do governo a eles so for dada depois de um ano??

    Irwing

    By Anonymous Anônimo, at 6:48 PM  

  • Olá Gold,

    Acompanho seu blog a mais de 1 ano.

    Este assunto me chamou atenção, pois tenho vários amigos québécois que falam a mesma coisa, ou seja, é necessário alterar as regras de refúgio no Canadá. Inúmeras pessoas que entram no Canadá como refugiados na realidade são indivíduos que encontraram uma maneira "esperta" de entrar no país fugindo das exigências da imigração legal.

    O pior efeito desta "imigração ilegal" é que uma parte da população nativa acaba generalizando a situação, passando a achar que os problemas relacioandos aos refugiados se estende aos imigrantes.

    Obviamente existem canadenses que se beneficiam com a imigração ilegal, principalmente nesta época do ano quando começam as colheitas (morango, franboesa etc.), nas quais realmente uma parte de mão-de-obra é estrangeira (ex. mexicanos).

    A questão é complexa, mas se espera que o goveno canadense ache uma solução adequada, evitando problemas como os que ocorrem nos EUA.

    Bem, até mais.

    Roberto

    By Blogger autor, at 8:21 PM  

  • O que sei sobre o assunto é o que li no Post do Gold e os comentários, mas acredito que no mundo inteiro há os que paroveitam-se de brechas no sistema e aqueles que burlam tudo. Começo com a entrada para o imigração no Canadá em setembro e para isso preparo-me estudando francês, e um pouco de ingles....fiz até uma outra pós graduação para poder trabalhar por ai, so posso dizer que como cidadã brasileira faço a minha parte e como pretendente a imigrante no Canadá também faço a minha parte....A questão é: até que ponto estes "espertinhos" sejam europeus, canadenses ou mexicanos" vão atrapalhar a minha situação no processo de imigração? Haverá essa possibilidade?????

    O G1, site da Globo, fez uma reportagem dizendo que canadenses apreciam muito o imigrante brasileiro bem como nosso trabalho, mas até quando?

    By Anonymous karen Delnia, at 6:58 PM  

  • Excelente post!! concordo 100% !
    Sobre os espertinhos,ja teve brasileiro achando errado chegarmos e corrermos atras de trabalho ao inves de ficar por conta do governo mesmo sem ter contribuido ainda..lamentavel..tem gente que reclama do Brasil e seu sistema assistencialista mas chega aqui e ja quer mamar nas tetas do governo novo...

    By Blogger Unknown, at 1:51 AM  

  • Concordo 100% ctg!!

    By Blogger Rossana, at 5:33 PM  

  • o seu post foi justo!O ser humano só quer tirar vantagem , fala sério!
    Goldman espero que você não se decepcione com Harry Potter... se você leu o livro uma ponta de frustação vai zunir em seu coração e memória! Apesar que damos boas risadas durante o filme , infelizmente o Dumbledore não foi honrado por esse roteiro como deveria!
    Se você gostar de livros desse tipo tem um que tá "bombando" é o Lightning Thief do autor Rick Riordan. Fica dica!bjus!

    By Blogger Dayla Duarte, at 2:17 PM  

  • Gold,

    Eu não tenho paciência para o povo que acha que vida é fácil! Concordo com você!
    Beijos
    Soraia

    By Blogger , at 12:03 AM  

  • Goldddd... Cadê você???

    Já temos saudades suas, post depressinha para sabermos novidades:)

    Beijinho

    Maggy

    By Anonymous Anônimo, at 9:11 AM  

Postar um comentário

<< Home