Gold no Canadá...

segunda-feira, outubro 16, 2006

Interlúdio para a realidade



Amigos,

Estes dias recebi por e-mail uma mensagem que me chamou a atenção e achei que seria interessante compartilhar com todos, em especial, aqueles que acham que o "sonho dourado" ainda existe:


Quando você pensa em imigrar espera-se que as pessoas pesquisem sobre as condições do país em que vai morar. O mais importante aspecto para o imigrante que acabou de chegar é de arrumar um emprego na área. E isso pode demorar.

Eu li o site www.notcanada.com, baixei a entrevista e fico triste que por exemplo aquele casal (acho que indiano) de contadores não tenham feito tanta pesquisa. Puxa, eu mesmo antes de ir nunca me foi dito se haveria emprego no dia seguinte e etc. A única coisa que ouvi é que existe demanda de profissionais qualificados, mas o que é qualificado no mercado canadense ?

Garanto que é diferente se tomarmos como base o sistema de imigração para o Canadá.

Todos que fizeram pesquisa sabem o quanto e difícil de arrumar emprego na área depois que imigram. Depende da área que atuam também. Até onde eu saiba existem formas para você conseguir reconhecimento de seu diploma caso ele não seja aceito aqui. Quando cheguei ao Québec, eles me forneceram a lista das instituições e o que deveria fazer para reconhecer meu diploma. (isso tudo eu já sabia antes de viajar).

Entretanto, isso muda se você tem experiência no exterior como nos EUA e alguns países da Europa. Isso conta muito. No meu emprego atual ficou nítido que minha experiência nos EUA foi vital. Meu chefe nunca tinha ouvido falar da Unicamp por exemplo e porque ele deveria? Mas ele conhecia 2 empresas nas quais tinha trabalhado antes. Ele nem sequer ligou pra nenhuma referência brasileira.

No meu caso, engenheiro elétrico de formação, precisava refazer algumas matérias , fazer uma prova para ter meu diploma reconhecido. Tudo isso para voltar a ser júnior.Eu optei em mudar de área pois o processo era penoso ao meu ver. O Canadá tem necessidade de engenheiros elétricos? Tem. Mas eles reconhecem diplomas estrangeiros de forma automática para a maioria das universidades americanas e algumas da europa, mas não no meu caso.. e da grande maioria. Você está disposto a passar dois anos estudando novamente? É uma decisão que é melhor tomar antes de imigrar pois você poderá ter que fazer isso. Isso é ruim? Muito ...para o país e para o imigrante.

O governo me ajudou a imigrar pela categoria de mão de obra qualificada e escassa ? sim... Mas eu atuo na área? Não. Por que nao? Porque é penoso para mim na minha área.

Eu atuei no Brasil nas areas de IT e finanças. É com isso que trabalho hoje.

É fato notório que aqui a maioria exige experiência canadense/ou educação canadense. Afinal as empresas precisam saber se voce esta apto, como saberão pelo diploma de seu país? É injusto não reconhecer sua experiência do Brasil? É muito, mas fazer o que? Eles estão certos em querer pessoas com educação/experiência de lá. Eu não vou discutir o mérito se estão errados ou não, mas do que você pode fazer para contornar isso. Não estou dizendo também que precisa ter os dois (experiência e educação canadense) você precisa de sorte e também fazer contatos.

Então como vencer dado que não tenho experiência canadense/ educação canadense nem experiência no exterior?

Algumas pessoas que conheço fizeram o seguinte:

1) Voluntariado para ter a experiência canadense e galgaram outras posições;
2) Alguns voltaram a universidade se valendo do empréstimo do governo e depois começaram a trabalhar;
3) Trabalham em posições inferiores e galgam outras posições e continuam estudando;
4) Workshops procure informações das feiras de emprego e aplique sempre;

Depois que comecei a trabalhar eu voltei para a universidade também para ter um diploma canadense porque faz diferença.

Não espere que o emprego caia do céu. Isso não existe em nenhum lugar!!!

Quanto ao sistema de imigração.

É fato notório também que o sistema de imigração por pontos tanto Federal/Québec não é o melhor para o Canadá. Mas da forma que ele foi feito dá a impressão de que o perfil das pessoas que estão entrando são pessoas que têm condições de batalhar no pais fazendo 1,2,3 por exemplo.....

Tem PHD dirigindo taxi? Tem..
Teve PHD que voltou pra faculdade e fez novamente mestrado? Tem e esse arranjou trabalho depois.

Tem discriminação se você não fala bem a língua ? Não sei se é discriminação,mas se as pessoas não te entenderem porque iriam te contratar?

Texto de Rahul Majumder

PS - Como dizem por aí: Rapadura é doce, mas não é mole não... Canadá aí vamos nós...