Gold no Canadá...

segunda-feira, novembro 06, 2006

Montreal, Canadá?




Ola amigos, hoje resolvi escrever algumas impressões que tive desde que cheguei ao Canadá. É impressionante a diferença que se sente entre Toronto e Montreal.

Só para começar a história, em Toronto, você se sente de fato no Canadá. Eles dizem todo o tempo seja bem vindo ao Canadá. Já em Montreal você não está mais no Canadá, você está no Quebec. Montreal para eles não é a segunda maior cidade do Canadá, e sim a maior cidade do Quebec. Eles não se referem à cidade de Quebec como a capital da província de Quebec e sim como “ la capitale nationale”, ou seja, deu para perceber que por eles o Quebec é praticamente independente. Sinceramente vendo hoje tudo o que já vi até agora, fico surpreso que nos últimos 3 plebiscitos o Quebec não tenha de fato se separado do país, para quem não sabe, nos últimos anos, já foram feitos 3 plebiscitos para decidir se o Quebec deveria continuar sendo parte do Canadá, ou se deveria ser um país independente. A diferença nunca foi maior do que 5%, todas as vezes, a “maioria” da população escolheu continuar sendo parte do Canadá, mas esta diferença nunca foi maior do que 5%. Mesmo porque o Quebec é a província que mais utiliza a ajuda do governo federal no que concerne o complemento de subsídios para pagamento de suas dívidas gerais, como folhas de salários entre outras.

Este fato me levou a uma reflexão muito séria sobre uma coisa que eu via muita gente reclamar no canada immigration: o problema para encontrar emprego. Vi inúmeras discussões sobre se eles deveriam ser mais rígidos ou não ao exigir francês no processo de Quebec e agora que estou aqui posso dar minha opinião com mais conhecimento de causa: a verdade é que sem o francês em Quebec, você sobrevive. Mas para os quebequenses o francês não é apenas uma língua, o francês representa uma grande parte do que diferencia eles do resto do Canadá e por isso em Montreal, se você chegar a uma loja para comprar alguma coisa e falar inglês, você será atendido em inglês, agora se você for VENDER alguma coisa, ninguém vai te contratar sem que você fale francês, porque existem muitas famílias que moram em Montreal que não falam nada de inglês...e por isso digo a todos que têm a intenção de fazer o processo por Quebec: falem francês. Não pensem que ao chegar aqui aprenderão com o tempo, pois a não ser que você tenha muito dinheiro para se manter por pelo menos uns 6 meses enquanto você estuda, isso não vai acontecer. O francês falado aqui é muito diferente do falado na frança. Estudei francês 8 anos na Aliança Francesa de Brasilia e tem horas que não entendo uma palavra do que eles dizem...

Neste momento estou em Ottawa/Gatineau. Vim ver uma possibilidade de emprego para mim, e muita gente me perguntou como eu consegui isso, no que vou trabalhar, então vou explicar meu processo sem dar nome aos bois, ok?

Bom, um tempo atrás eu trabalhei numa organização internacional, e depois fui mudando de emprego. Daí, quando saiu meu visto, eu ainda mantinha contato com meus antigos colegas e eles me disseram que a filial de Ottawa estava procurando uma pessoa que falasse inglês, e uma das seguintes línguas: Francês, Espanhol ou Português. Como falo todas estas línguas e já tinha conhecimento da organização e referência, me mandaram um e-mail para marcar uma entrevista por telefone. Fiz a primeira entrevista em inglês, depois outra em francês e depois mais uma em espanhol e finalmente me disseram para vir a Ottawa quando eu chegasse para fazer uma entrevista final pessoalmente, mas que a vaga já era 90% minha, mas que eles precisavam me conhecer pessoalmente e depois darão o veredito final.

Só mais uma observação amigos (porque este post está grande demais): já vi anúncios de emprego em Montreal por todas as partes, mas o que mais impede as pessoas de conseguir qualquer trabalho, não é a dita experiência canadense (claro que se você tiver, será melhor...)mas o maior problema é o francês...

Agora mudando de assunto: um dos tópicos mais adorados pelos canadenses em geral: o clima. Esta época do ano não é uma época muito legal para quem não está acostumado com o frio, primeiro porque já começa a fazer muito frio, muito para nossos padrões brasileiros, pegar 0 graus ao longo do dia não é uma coisa muito comum pra gente... e segundo porque já faz muito frio, mas ainda não começou a nevar. OK, alguns podem estar pensando: “Mas o que tem de ruim nisso?”

Eu explico: não está nevando, mas está chovendo...quase todo dia, as vezes mistura chuva com neve (imaginem que delícia...),mas me geral só neva um pouquinho no final da tarde... ao longo do dia, é chuva mesmo. Agora pensem comigo: você sai de casa, todo feliz, enganado pelo sol lindo que apareceu na sua janela e quando a temperatura está próxima de zero, começa a chover... eu juro que nunca mais reclamo de pegar chuva no Brasil.

Ontem saí para ir ao cinema e no meio do caminho, começou a chover... você nem vê a chuva porque está tão frio que uma certa névoa te impede de ver muito acima da sua cabeça, mas mesmo assim peguei uma chuvinha bem legal no lombo e cheguei ao cinema todo molhado...eh beleza!!!!!!

Mas assim caminha a humanidade... sempre com preguiça e sem vontade...

Abraços a todos,

PS – Obrigado a todos pelas mensagens que tenho recebido ultimamente e na medida do possível vou responder todas.

8 Comments:

  • Goldman, muito obrigado pelo seu e-mail e pela resposta! Acabei de ver um programa no Discovery Channel, sobre uma tempestade de neve que teve em Montreal em 1998, e, pelo programa, parece que chuva e frio perto de zero mas sem neve é muito pior do que frio e neve. Bom, pelo menos você tem seu travesseiro para lhe entreter as noites. Um abraço e tudo de bom. Anthony lord.iceman@gmail.com

    By Anonymous Anônimo, at 7:51 PM  

  • Que legal Goldman que vc já está se acertando por aí. Tenho gostado muito do seu blog, principalmente pq em breve também irei passar pelas mesmas fases que vc.
    Abraço.
    Julio

    By Anonymous Anônimo, at 8:30 PM  

  • Bom dia e tudo de bom aí em Otawa. Mande notícias mais específicas sobre sua estadia aí. Deu tudo certo?
    Beijo

    By Blogger Unknown, at 8:18 AM  

  • Olá,
    Estou conhecendo o seu blog, e está muito bom e divertido. Estou querendo imigrar também, mas vai demorar um pouquinho, vou começar a estudar o francês,estou em busca de uma boa escola, e claro que seje barata. Você conhece alguma? Depois que eu melhorar eu vou dar entrada no processo. Enquanto isto vou lendo sobre o frio a distância...

    By Blogger Elaine Alves, at 9:52 AM  

  • Nossa Goldman,
    Vc parecia que estava lendo os meus pensamentos, pois a minha maior preocupação é o francês, e tb acho muito difícil chegar ae sem falar nada, ou quase nada!!!!!
    Estou muito preocupada mesmo.
    Vou fazer outro intensivo na AF aqui em Brasília, e tentar estudar muito.
    Muito obrigada pelas informações.
    Um grande abraço e Boa Sorte,
    Valéria

    By Blogger Valéria, at 11:04 AM  

  • Gold,
    Que bom que as coisas ja estao entrando nos trilhos.
    Adorei a historia do travesseiro. Tmb vi as fotos e fiquei impressionado com a cidade subterranea :)

    By Anonymous Anônimo, at 2:29 PM  

  • Olá Goldman,

    Seu Blog está sensacional, quase me acabei de tanto rir com a sua estória do travesseiro, sei bem como é isso, pois não durmo sem um. Tenho muita vontade de morar nesta região que vc está agora: Ottawa / Gatineau. Gostaria se possível de saber quais as suas impressões das cidades, pois como você sou formado na UnB, só que em Engenharia de Redes. Tenho outro diploma também na área de TI e sou Administrador de Redes aqui no Brasil. Tenho lido que está região Ottawa/gatineau é um dos expoentes ai no Canadá em TI. E desta forma mato dois coelhos com uma caixa d'água só :-) Moro em Gatineau (Québec) e trabalho nesta região. Nossa, isso já está virando um post :-) Um abraço.

    Alexandre.

    By Blogger Alex, at 8:29 PM  

  • Cara, vi seu blog pela primeira vez e já o coloquei em meus favoritos. Gostaria de manter contato contigo, na medida do possível e começar a me familiarizar com o Canada. Penso em ir a Montreal em Novembro, por umas 3 ou 4 semanas para aprender francês, pois quero dar entrada no processo de imigração.
    Tenho experiência profissional em cerimonial e protocolo diplomático (trabalhar no governo, talvez!?) e em telecom, além de ser ligao ao Rotary International, etc.
    Posso entitular vc, a partir de hoje, como meu mentor!??? hehehe

    Enfim, desejo-lhe muito sucesso. Segue meu e-mail pessoal. andre.aprigio@gmail.com
    Espero vc retornar com um ok. (se for o caso)

    Abs, André Aprigio

    By Blogger Int'l Relations +, at 2:10 PM  

Postar um comentário

<< Home