Gold no Canadá...

sábado, fevereiro 24, 2007

Gastos e mais gastos



Amigos,

Atendendo a pedidos, colocarei neste post uma lista de custos do dia a dia, tenham em mente que os custos iniciais são bem maiores...colocarei um asterisco ao lado de tudo que inicialmente custou mais e depois explicarei. Detalhe: sempre que eu disser um preço, mais impostos, isso significa acrescentar 15% ao custo do produto/serviço (para quem pretende morar no Quebec, para as outras províncias é menos)

Então vamos lá, estes são meus custos mensais:

- Internet (Rogers Portable porque não tenho linha fixa em casa, conexão de 1,5 MB) - CAD$ 56,00*

- Celular (linha pós da Rogers) em média CAD$ 70,00*

- TV a cabo (Videotron) CAD$ 43,00*

- Passe mensal dos onibus da STO - CAD$ 67,00*

- Aluguel (studio com água, aquecimento e eletricidade incluídos) CAD$ 549,00*

- Supermercado (semana) CAD$ 100,00*

- Se sentir em casa depois de querer explodir metade do Canadá e todo o Québec (Vocês não têm idéia do que eu passei com a Videotron) - Priceless...*

Agora vamos às explicações:

Portable Internet: Inicialmente você precisa comprar o modem deles que funciona como uma antena e custa CAD$ 99,00 + impostos

Celular: Eles têm um monte de taxas, incluindo uma tal de security bond, que eu pessoalmente acho que nunca mais vou ver, mas que me custou CAD$ 50,00, além do preço do celular

TV a cabo: A Videotron merece meu ódio, profundo e incondicional. No primeiro mês, eles te cobram uma taxa de ativação e outra de instalação, e apesar do meu pacote custar CAD$ 43,00, eu paguei quase CAD$ 200,00, e isso além do fato que eles exigem que você compre o receptor deles em alguma loja antes da instalação do serviço, e que custa CAD$ 99,00 + impostos

Passe Mensal dos onibus da STO: Você precisa comprar o cartão, então na primeira vez, é preciso pagar uma taxa de CAD$ 8,00 pelo cartão em si.

Aluguel: Como ao chegarmos aqui não temos histórico de crédito, muitos landlords pedem o pagamento adiantado de alguns meses, eles podem fazer isso? Legalmente não. Mas fazem e esta é a verdade. Eu gostei disso? Não, mas foi a única forma que encontrei de conseguir o apartamento sem histórico de crédito. No meu caso, me pediram para pagar o primeiro mês e os 4 últimos, então se eu quiser mudar e desistir do contrato, eu posso, mas perco o dinheiro dos 4 últimos meses (alguém ainda têm dúvida de onde estarei morando até novembro?)

Supermercado: Existe uma variedade grande de redes de supermercado na região e em Montreal, o negócio é tentar pegar as promoções, que em geral são muito boas.

Seguem alguns links para referência:

Loblaws
Metro
Maxi

Aqui na região existem três operadoras de TV a cabo: a Rogers que só oferece o serviço para Ontario, ou seja, somente Ottawa. A Videotron que cobre Québec. E a Bell que cobre as duas regiões e que eu só descobri depois que tinha contratado a Videotron... agora já tá instalada mesmo...

A Videotron é supercomplicada e alguns serviços não são tão eficientes quanto se esperaria, mas de qualquer forma depois que temos o básico instalado, e começamos a ter aquela sensação de "lar", com certeza vale a pena.

Bom, acho que basicamente é isso. Se alguém tiver alguma dúvida, é só falar, ok?

Abraços,

3 Comments:

  • Olá Goldman, excelente postagem!! Pelo jeito e como em todo lugar, pesquisa é sempre essencial!!!

    Grande abraço!

    Erasmo

    By Blogger Erasmo, at 4:25 PM  

  • Goldman,
    Quero agradecer a visita no meu blog! Esse post é bem útil, embora nossa escolha seja Toronto, dá para se ter uma idéia bem legal de custos. Hj mesmo eu tava aqui viajando em qto se gasta num supermercado por mês... E mais uma coisa, esse Metro é tudo de bom, né? Qdo estivemos aí por Quebéc entramos em todos eles, em cada cidade que passávamos! Tudo limpinho e organizado!
    Valeu!
    Abraços.

    By Blogger Soul love freedom, at 5:51 PM  

  • Parabéns pelo post ! Muito útil para quem já está indo como a gente e para quem está se planejando.
    Se não for abusar da tua boa vontade, poderia detalhar alguns dos preços ? Por exemplo, o aluguel é de um apto de qual tamanho ? A internet é de qual velocidade ? A TV a cabo é o pacote mais barato ? Qual é o plano de minutos do celular ? São informações importantes para saber o que é "caro" ou "barato".
    valeu Goldman !
    Abs
    Alexandre & Dani
    Blog http://www.jarrivequebec.blogspot.com/

    By Blogger Alexandre, at 7:30 AM  

Postar um comentário

<< Home