Gold no Canadá...

terça-feira, março 13, 2007

Imigração ilegal...




Queridos amigos,

Há algum tempo recebi uns e-mails de pessoas me perguntando sobre como funcionam as coisas para imigrantes ilegais aqui no Canadá e antes de citar qualquer coisa, preciso esclarecer outras duas: primeiro, eu não posso dizer a ninguém o que é certo e o que é errado; e segundo: prestem atenção no nome: imigração Ilegal, se é ilegal é porque não é amparado pela lei daquele país, certo?

Estou dizendo isso porque já li comentários do tipo: "é um absurdo tratar os imigrantes ilegais como criminosos...", concordo em parte que muitas vezes o serviço de imigração não diferencia muito um imigrante ilegal de um assaltante ou assassino, no entanto, para certas coisas não existe meio termo meu povo, o negócio é que nem gravidez: ou é ou não é, e pronto. Ou seja, se você se muda para um país estrangeiro, ou você vai amparado pela lei e é recebido, ou você vai ilegalmente e corre o risco de ser preso e deportado a qualquer momento, por uma simples razão, imigração ilegal é crime, e pronto. Como disse antes não estou aqui para julgar ninguém, mas isso é um fato.

Bom, agora vamos ao que me perguntaram: sobre arrumar emprego aqui estando ilegal, sinceramente não consigo ver meios da pessoa encontrar trabalho decente sem estar legalmente no país. Para qualquer coisa que se vai fazer, eles pedem o seu Número de Seguro Social e para ter isso é preciso estar com todos os papéis em ordem. Acho que é possível conseguir emprego em áreas onde os empregadores não sejam tão fiscalizados como a construção civil (que por sinal dá muita grana por aqui), mas não tenho certeza, o que sei é que para arrumar emprego por aqui, na região de Ottawa/Gatineau, sem falar inglês e francês é bem complicado. Obviamente que se o imigrante for para o interior de Ontário, poderá encontrar emprego falando apenas inglês e o mesmo se aplica se a pessoa preferir ir para o interior do Quebec falando somente francês, mas no final das contas, os empregos no interior somente dão o suficiente para as pessoas sobreviverem e no interior acredito que seja mais fácil ser pego como imigrante ilegal porque assim como no Brasil, todo mundo conhece todo mundo.

Estou escrevendo este post porque já me perguntaram isso mais de uma vez, e não quero que entendam que estou tentando incentivar as pessoas que venham ilegalmente, muito pelo contrário, o imigrante ilegal vive uma vida clandestina, como o exemplo da Sra Guara Rosa, uma brasileira que morou 5 anos em Toronto e quando estava começando a se estabelecer foi deportada sem poder levar nada do que havia conseguido conquistar aqui no Canadá. Uma situação muito triste...

Aqueles que tiverem interesse poderão ver um artigo muito completo sobre o caso no blog do Luís e da Tati que fala sobre o caso, e se preferirem poderão escutar a entrevista dela na Radio Canada Internacional.

Enfim amigos, cada um toma suas decisões sobre o que vai fazer de sua vida, mas imigração ilegal é crime e caso resolvam fazer isso, tenham ciência das consequencias. Acredito que o Canadá é um país que dá oportunidades e tem suas portas abertas, se realmente querem vir, vejam os requisitos, se adaptem e venham com a cabeça erguida.

Abraços,

Marcadores:

3 Comments:

  • Muito bom, Goldman. Este é um assunto que me irrita bastante. Não consigo entender porque alguém imigraria ilegalmente pro Canadá. Se o cara tem dinheiro pra ir pra lá estudar, ou fazer turismo, ele também tem pra aplicar como skilled worker.
    País nenhum tem obrigação de aceitar imigrantes ilegais, muito menos um país que simplifica tanto a vida de quem quer imigrar de forma legal.

    By Anonymous Anônimo, at 10:35 PM  

  • Oie! Dando uma passada básica.

    Abraço

    By Blogger Unknown, at 12:53 PM  

  • É rapaz, eu vi uma reportagem no jornal nacional e fiquei bem empougado.!!!

    By Blogger Sabrina Satriany lima pereira, at 9:41 AM  

Postar um comentário

<< Home