Gold no Canadá...

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Por que os imigrantes sao "bem-vindos"?





Amigos,

Hoje ao longo do dia tive a oportunidade de conversar com algumas pessoas aqui, pois foi um dia bem tranquilo no trabalho... e me peguei fazendo algumas reflexões...Por que o Canadá quer imigrantes? Pura bondade? Necessidade? Humanidade?

Huummmmm, pensamos, irmãos... o Canadá tem uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo (naturalmente se considerarmos apenas a população nativa... pois latinos e chineses, tem uma leve tendência à reprodução sem planejamento)... e o nível de educação da população canadense é considerávelmente alto---->consequência: pessoas com alto nível educacional, e que terminam indo trabalhar em outros mercados, como nos EUA, por exemplo, onde pagam mais e eles têm permissão legal de trabalhar. Os canadenses que ficam, acabam "herdando" os postos mais altos e de maiores salários. Até aí, a história tá muito bonitinha... mas onde entra o imigrante?

Ele entra no cenário, quando o governo canadense toma ciência que existem muito empregos "de baixo nível" que estão sem ocupantes e que os canadenses NÃO querem ocupar... porque querem os postos com maiores salários e possibilidades de crescimento. Por isso, digo: há interesse do governo e das províncias em reconhecer as qualificações dos imigrantes?

Será que existe um protecionismo disfarçado através do não reconhecimento dos diplomas obtidos no exterior?

Um outro fator que me fez pensar,foi o seguinte: o Canadá emite mais de 200 mil novos vistos de imigrantes por ano... façamos as contas: se cada imigrante trouxer 5 mil dólares para recomeçar sua nova vida no Canadá... e este dinheiro será gasto aqui, ao comprar novos móveis, comida, taxas, aluguéis, etc...e todo este dinheiro é investido na economia local, aquecendo assim o mercado canadense...

Por que estou meditando sobre isso tudo? porque muita gente inicia o processo de imigração com a idéia que fazer um reconhecimento de diploma é fácil no Canadá, pois eu digo: não é agora e nunca será. Simplesmente porque não é interesse do governo reconhecer isso, o interesse deles é reconhecer quem estudar aqui, pois as faculdades daqui são caras... e precisam de alunos.

Muitos imigrantes iniciam o processo sem pensar em momento algum, o porque do governo canadense tem este programa de imigração contínua, eles precisam de mão de obra, só isso. Porque fazem então o processo de mão de obra qualificada? Porque querem que os trabalhadores aqui, mesmo que sejam motoristas de taxi ou atendentes de supermercados, tenham um nível mínimo de educação, vontade de crescer e ambição.

Acho que chega de meditação por hoje, né?

Ah, só mais uma coisa: vocês sabiam que Toronto tem a frota de táxis mais bem educada do mundo???

Pensemos no que isso significa...

Abraços,

6 Comments:

  • andasse lendo o site notcanada.com?

    Pra mim é uma troca, é uma chance em duas de sair do Brasil e ir para um praís de primeiro mundo legalmente (a outra é ir para a Austrália), sem contar, claro, quem tem algo de extraordinário e pode trabalhar em qualquer lugar do mundo.

    By Anonymous Anônimo, at 6:16 AM  

  • Ola amigo anonimo,

    Eu li este site ha muito tempo atras, mas na verdade, só considerei com maior conhecimento de causa depois que cheguei aqui. Concordo com vc 100%, de fato é uma troca, só que muitos imigrantes acham que o Canadá recebe os imigrantes apenas porque é bonzinho...entende o meu ponto? Mas concordo contigo sim...

    Abraços e obrigado pelo comentário.

    By Blogger Goldman, at 8:16 AM  

  • Gold,

    Sobre seu comentário da solicitação de imigrantes, entendi o ponto, mas faltou uma parte. Valeu a pena? Ou seja, por mais que seja assim postos mais baixos para imigrantes... comparando, ponderando, ainda vale a pena???

    André
    andreluiz_oliveira@hotmail.com

    By Anonymous Anônimo, at 3:17 PM  

  • Ola Andre, Obrigado pelo lembrete. E respondo: valeu a pena sim.Valeu porque cheguei aqui sem expectativas de ter meus estudos reconhecidos porque não quero trabalhar na área em que me formei de fato pretendo voltar a estudar, e por isso nunca fiz isso no Brasil. Mas acredito que aqueles que querem chegar aqui e já ter seus estudos reconhecidos rapidamente, terão um pouco de decepção, entende? Mas valeu a pena sim...Obrigado, e abraços.

    By Blogger Goldman, at 7:04 PM  

  • Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    By Blogger Goldman, at 7:04 PM  

  • Gostei do post. É bem interessante ler um comentário realista. Abs.

    By Blogger danilo, at 7:59 AM  

Postar um comentário

<< Home