Lugar perfeito (post sério)
Amigos,
Esta semana, pra variar, estive acompanhando algumas discussões no Canadá Immigration e ainda me impressiona a ingenuidade de algumas pessoas no que diz respeito ao Canadá.
Alguns indivíduos criam na cabeça uma imagem de um lugar perfeito, sem criminalidade, sem sujeira no chão, sem roubos... e este lugar não é o Canadá. Vejam bem, não estou dizendo que não existe, só estou dizendo que não é o Canadá...
Vi novamente algumas pessoas se zangarem quando alguns membros do grupo citaram fatos que aconteceram aqui, como roubos assassinatos e coisas afins. Alguns membros chegaram a citar: se tá tão ruim aí, volta pra cá...
Acho que nem tanto ao céu e nem tanto à terra. Não acho legal, alguns imigrantes que chegam aqui e passam o resto da vida dizendo como o Canadá é ruim e o país de origem é bom. E por causa de gente assim, que em muitas partes do Canadá, principalmente na cidade Québec segundo o próprio ministério de imigração do Quebec, existem muitas pessoas que simplesmente não querem saber de imigrantes.
Se você se prestou a mudar de país, acredito que a melhor forma de se adaptar bem é tentar ao máximo abraçar à nova cultura e tirar proveito do conhecimento prévio que já temos de nossa própria cultura e usar isso tudo e formar uma nova identidade adaptada ao novo local de residência, criando desta forma um imigrante que não bate de frente aos costumes e que ao mesmo tempo, tem a vantagem de ter toda uma bagagem que os canadenses nem sonham.
Mas o outro lado da moeda também deve ser observado, pois brasileiros que idealizam o Canadá como um mar de rosas, onde não há roubos, não há pedintes, não há sujeira no chão; vão ter uma grande decepção. Principalmente aqueles que querem se estabelecer em cidades grandes como Montreal ou Toronto.
Toda vez que visito alguma destas cidades, fico super feliz porque moro em Ottawa. Como Montreal é mais perto, eu acabo visitando a cidade com mais frequencia que Toronto. Mas Montreal, apesar de linda, é cheia de mendigos que dormem nas ruas, e passam o dia inteiro pedindo e comprando bebidas e drogas com o dinheiro que ganham.
Montreal e Toronto tem uma quantidade considerável de lixo espalhada pela cidade (para os padrões canadenses, se considerarmos com os padrões brasileiros, ainda são limpíssimas) e Toronto principalmente, começa a apresentar problemas graves com crimes.
Alguns brasileiros chegam aqui e pensam: agora tô no paraíso não preciso mais trancar porta de casa, nem do carro, posso deixar aberta na rua que ninguém vai nem olhar, enfim... tô no céu. E por isso aviso aos sonhadores, o paraíso não é aqui. Não venham com esta imagem que a desilusão será grande e isso pode representar uma barreira extra à sua adaptação.
O Canadá é um país com uma sociedade mais justa e segura, mas ainda assim possui problemas como qualquer outro país, por isso amigos, imigrantes, pé no chão e muita cabeça fria, é disto que precisamos na hora de imigrar.
Abraços e uma ótima semana a todos,
Marcadores: Le jour au jour