Gold no Canadá...

segunda-feira, julho 02, 2007

Festa do Canadá



Amigos,

Ontem comemorou-se aqui no Canadá o "Canada Day", que a data em que é celebrada a criação da confederação canadense, já que o Canadá nunca passou por um processo formal de independência e ainda hoje faz parte da comunidade britânica.

Bom, ontem o dia foi recheado de shows e atividades em toda a cidade, mas como meu interesse maior era ver os fogos de artifício, resolvi só sair de casa no final do dia, porque se fosse mais cedo, ficaria cansado e acabaria voltando mais cedo.

Ao chegar por lá resolvi comer a refeição mais canadense possível: Poutine com Ginger Ale, ou seja, o prato típico canadense (poutine=batata frita com queijo e molho, tipo um molho madeira, por cima) e o refrigerante feito no canadá (não chega a ser um guaraná baré, mas dá pro gasto) que por sinal é feito a base de gengibre, e até o momento é a única coisa feita a base de gengibre que eu consumo voluntariamente.




Uma das coisas que achei mais interessante em ver na festa, foi a postura das pessoas em uma comemoração. O pessoal aqui em geral é muito tranquilo e calmo, levam cadeiras e bolsas com comida para as crianças e o que achei mais interessante é que apesar do show estar super legal, pouquíssimas pessoas dançam. De vez em quando eu via um aqui e outro acolá dançando, mas no geral poucas pessoas.

Mais uma vez a organização me impressiona, apesar do grande número de pessoas, não vi nenhuma briga ou nada do gênero e as famílias podiam passear com seu filhos sem preocupação ou neurose, isso me dá muito conforto.

Estes dias, algumas pessoas que conheço aqui foram para o Brasil, e isso me dá uma aperto extra no coração. A saudade bate forte quando vemos algum conhecido indo pra lá e pergunta se queremos mandar alguma coisa... me lembra do fato que não vejo minha família há quase 5 meses, e sei que isso é pouco para algumas pessoas, mas para mim não é. Este é o maior tempo que já passei longe da minha família, e apesar das coisas estarem mais nos eixos a cada dia, eu ainda sinto muita saudade de todos no Brasil.

Fora isso, o verão finalmente chegou oficialmente aqui no Canadá. Este teoricamente seria o ponto alto do calor aqui, mas por incrível que pareça, deu uma melhorada no calor aqui estes dias, e sei que depois de agosto, a tendência da temperatura é só cair, mas por enquanto estou aproveitando bastante o fato de poder sair de casa sem casaco e sem preocupação de como agasalhar meus pés.

Lembro que uma vez citei sobre uma amiga que me disse que havia uma explosão de vida no verão, e agora vejo que é verdade. Durante o verão, as pessoas estão muito mais abertas e felizes, vemos muito mais gente na rua, e existem atividades para que todos saiam de casa, é uma festa geral.

Bom amigos, por enquanto é só, pois agora começa a fase em que estou procurando um novo apartamento já que decidi não ficar por aqui.

Acredito que no próximo post já terei mais novidades sobre quem sabe um futuro outro apartamento.

Abraços

Marcadores:

5 Comments:

  • E aí, Gold! Tudo bem? Fico imaginando que a saudade que sentirei de minha família será bem parecida com a sua, pois eu também nunca fiquei mais de 20 dias longe deles... Mas faz parte desse novo desafio, e temos de encarar de frente, né?! Eu, meu marido e minha filha de dez anos também vamos morar em Gatineau. Como havia comentado aqui outro dia, pretendemos desembarcar por aí na primeira quinzena de outubro. E sobre apartamentos, andamos vendo alguns bem interessantes pela internet, apesar de termos consciência de que ao vivo e à cores a realidade é outra. Você saberia nos dizer alguma coisa sobre a região da Boul. Mont-Bleu e Boul. St-Joseph??? Boa sorte na procura de seu novo canto!!!

    Abraços, direto de Brasília!
    Luciana de Melo Teixeira
    (luciana_mt@uol.com.br)

    By Anonymous Anônimo, at 4:55 PM  

  • Fala Gold! Tudo tranquilo? Meu nome é Jorge, sou de Brasília também e estou em processo de imigração para Quebec (no começo do processo, pra dizer a verdade). Queria trocar uma idéia e saber algumas impressões extras (já que o teu blog e de outros brasileiros que tenho lido ajudam muito).

    você se importaria?

    caso não tenha problema me fala teu e-mail que eu te escreve.

    Enquanto isso, vai um videozinho que fiz sobre Brasília pra um festival daqui.

    ele está em seforabrasilia.blogspot.com

    Valeu!

    abração,

    Jorge.

    By Blogger loki,, at 8:58 AM  

  • Oi Gold!!
    Saudades de passar por aqui! =)
    Ri demais com o post sobre o BANHO, e devo concordar em numero, genero e grau com vc!!!! Outro dia, andando de onibus, entrou uma pessoa que tinha um cheiro TAO RUIM, que fiquei com medo de vomitar em cima dela, sem querer. Juro que fiquei me concentrando, tentando pensar em outras coisas, pq o onibus estava lotado, eu estava sentada e a pessoa parou em pe, na minha frente com os bracos levantados pra se segurar... Afffeeee, nao gosto nem de lembrar, pq era um cheiro que eu nunca senti antes na minha vida!!!!!!!! Codiloco!!!!!
    E a proposito, quando vamos assistir ao filmin da disney? Hein, hein, hein? AGora ja temos dvd e qdo vc vier nos visitar, podemos alugar um! =D
    Bjo grande.

    By Blogger Manu, at 7:53 PM  

  • Amigo Gold, apesar de não nos conhecermos, mas, depois de lermos seu blog por mais de 8 meses, vc passou a ser um importante amigo no nosso processo de imigração. Já aprendemos muito e rimos muito com suas narrações. Gostaríamos de saber se vc não enfrenterá problemas por ter pedido visto pelo Quebec e depois se mudar para Otawa? Vc não assinou o compromisso com o Quebec? O que ocorre com o compromisso? Abraços, Hélio e Andrea. decadc@yahoo.com.br

    By Anonymous Anônimo, at 9:01 PM  

  • Tenho a mesmo duvida do Hélio e da Andrea. Tendo feito o processo pelo Quebec voce pode morar em Otawa? Existe alguma restição?

    By Blogger Bruno, at 1:02 PM  

Postar um comentário

<< Home