Gold no Canadá...

terça-feira, julho 10, 2007

Brasileiros e brasileiras :) (de quem vcs lembram?)




Amigos,

Sei que ando meio sumido do blog, mas juro a vocês que estou tentando manter uma média de pelo menos um post por semana.

Agora no verão, que temos muito mais coisas a fazer na rua, aproveitamos o máximo o fato de que só escurece depois das 21 horas para passar o maior tempo possível na rua, porque sabemos que como agora é o auge, a tendência é começar a escurecer mais cedo e a temperatura deve começar a cair a partir do final de agosto.

Fora isso, fico muito contente em dizer que pouco a pouco estou conhecendo mais e mais gente, especialmente brasileiros, que mais do que nunca me convencem que são as pessoas mais amigáveis do mundo e antes de morar fora do país eu nunca acreditei nisso, mas agora acredito sim.

Parece que ao morarmos fora, e ao encontrarmos um brasileiro, nos sentimos um pouquinho mais perto de casa, ao conversar com alguém que vai entender porque vc vai rir quando disser que se sente o "Tio sukita" porque está envelhecendo... que vai saber o que é pão de queijo e guaraná antártica e coisas afins. Além disso, existe sempre o conforto de falar sua própria língua. Falo inglês desde os 10 anos de idade e por mais que fale fluentemente inglês e francês, no final do dia, falar sua própria língua é sempre mais confortável. Ah, e antes que eu me esqueça: de uns dias pra cá, umas 6 pessoas me disseram que estou com sotaque francês ao falar inglês, como se não me faltasse mais nada... Quero ser reconhecido pelo meu sotaque como Brasileiro que sou e pronto, ou seja, vou ter que fazer um trabalho de auto-observação para mudar este sotaque...

E considerando isso, fico mais e mais feliz a cada dia, porque estou vendo sempre mais e mais brasileiros chegando ao Canadá e cada vez mais estamos nos dando bem por aqui. Acredito que pouco a pouco os brasileiros começam a apagar imagens ruins do passado, pois já tivemos no passado a fama de imigrantes que gostavam de chegar no Canadá com o visto de turista, fazíamos o pedido de visto humanitário e depois de 2 anos, em geral, tínhamos que sair do país.

Aviso a todos que já pensaram em fazer isso: é fria! Num primeiro momento, você consegue ficar no Canadá, por até 2 anos, no entanto como o Brasil não é considerado um país de risco para que seja concedido o asilo humanitário, o solicitante tem seu pedido recusado e é deportado.

Fiquei sabendo de casos de brasileiros aqui que chegaram bem intencionados, e que tiveram a infelicidade de cair nas mãos de agentes de imigração que entraram com o pedido de asilo humanitário, arrancam de 7 a 15 mil dólares do cidadão e quando o pedido de asilo é recusado e o imigrante é deportado, nada se passa com o agente de imigração, que por sinal fica com todo o dinheiro do imigrante.

E para finalizar este post, só queria dizer o seguinte: Aquecimento global uma meleca!!!!



Este mundo está perdido mesmo, ontem nevou em Buenos Aires, que não via uma neve desde 1918... agora é só esperar pra ver se o frio vai durar e a neve vai acumular...

Abraços a todos,

6 Comments:

  • Que ilustração linda!!!
    onde arrumou isto?
    gosto sempre de ler seu blog e sempre escuto falar mito bem de vc aqui em Brasília.
    Um abc,
    Camila e José Roberto

    By Anonymous Anônimo, at 10:38 PM  

  • Oi Goldman,,

    Como sempre seus posts são super divertidos e inteligentes..
    parabéns e obrigada pelas informações...

    Bjos e até breve! Nossa viagem será na próxima semana..

    By Blogger Franklin e Amanda, at 11:15 AM  

  • Oi Goldman,

    Te adicionei no gtalk mas nunca conversamos né..talvez por vergonha. Só pude perceber a besteira que fiz agora que visitei seu blog e percebi o quão tranquilo e simpatico vc é :)

    Vou linkar seu blog no meu. Vou acompanhar de perto agora o dia a dia em Gatineau.

    abs,
    Vanessa

    By Blogger Vanessa e Muryllo, at 11:53 AM  

  • Grande Gold,
    que bom saber está tudo bem por aí! Bem, sobre a questão da neve em Buenos Aires, estava lá nesse dia histórico (09.07.07), a última vez que isso aconteceu foi em 1918. Uma loucura, os porteños nunca viram neve em BS AS, eles ficaram assustados com o que viram...o homem está mudando o Planeta. Um forte abraço. Scott

    By Blogger Unknown, at 1:17 AM  

  • Huum... isso que estão chamando de sotaque francês, não é sotaque é af... deixa pra lá! hehehehe

    Tô com saudade.
    Abração

    By Blogger Unknown, at 4:24 PM  

  • Olá!
    Eu adorei teu blog, é bem escrito, inteligente. Eu já morei em Montreal e conheci Ottawa, que é uma cidade tão fofa que parece de mentira. Foram as melhores fotos da viagem.
    Eu estou começando a ver o processo de migração, e criei outro blog para isso: eu gosto de me organizar virtualmente. É, eu voltei para o Brasil. Mas em algum tempo espero ter voltado pra aí.
    Me senti muito sozinha, mas foi bom, pq vi que vai ser difícil em qq lugar. Hoje, moro em SP.
    Bem, visita o blog, a gente troca umas idéias.
    Ah, adorei ver o Putin ali.

    By Blogger Mada, at 2:07 PM  

Postar um comentário

<< Home