Gold no Canadá...

domingo, julho 29, 2007

Lugar perfeito (post sério)




Amigos,

Esta semana, pra variar, estive acompanhando algumas discussões no Canadá Immigration e ainda me impressiona a ingenuidade de algumas pessoas no que diz respeito ao Canadá.

Alguns indivíduos criam na cabeça uma imagem de um lugar perfeito, sem criminalidade, sem sujeira no chão, sem roubos... e este lugar não é o Canadá. Vejam bem, não estou dizendo que não existe, só estou dizendo que não é o Canadá...

Vi novamente algumas pessoas se zangarem quando alguns membros do grupo citaram fatos que aconteceram aqui, como roubos assassinatos e coisas afins. Alguns membros chegaram a citar: se tá tão ruim aí, volta pra cá...

Acho que nem tanto ao céu e nem tanto à terra. Não acho legal, alguns imigrantes que chegam aqui e passam o resto da vida dizendo como o Canadá é ruim e o país de origem é bom. E por causa de gente assim, que em muitas partes do Canadá, principalmente na cidade Québec segundo o próprio ministério de imigração do Quebec, existem muitas pessoas que simplesmente não querem saber de imigrantes.

Se você se prestou a mudar de país, acredito que a melhor forma de se adaptar bem é tentar ao máximo abraçar à nova cultura e tirar proveito do conhecimento prévio que já temos de nossa própria cultura e usar isso tudo e formar uma nova identidade adaptada ao novo local de residência, criando desta forma um imigrante que não bate de frente aos costumes e que ao mesmo tempo, tem a vantagem de ter toda uma bagagem que os canadenses nem sonham.

Mas o outro lado da moeda também deve ser observado, pois brasileiros que idealizam o Canadá como um mar de rosas, onde não há roubos, não há pedintes, não há sujeira no chão; vão ter uma grande decepção. Principalmente aqueles que querem se estabelecer em cidades grandes como Montreal ou Toronto.

Toda vez que visito alguma destas cidades, fico super feliz porque moro em Ottawa. Como Montreal é mais perto, eu acabo visitando a cidade com mais frequencia que Toronto. Mas Montreal, apesar de linda, é cheia de mendigos que dormem nas ruas, e passam o dia inteiro pedindo e comprando bebidas e drogas com o dinheiro que ganham.

Montreal e Toronto tem uma quantidade considerável de lixo espalhada pela cidade (para os padrões canadenses, se considerarmos com os padrões brasileiros, ainda são limpíssimas) e Toronto principalmente, começa a apresentar problemas graves com crimes.

Alguns brasileiros chegam aqui e pensam: agora tô no paraíso não preciso mais trancar porta de casa, nem do carro, posso deixar aberta na rua que ninguém vai nem olhar, enfim... tô no céu. E por isso aviso aos sonhadores, o paraíso não é aqui. Não venham com esta imagem que a desilusão será grande e isso pode representar uma barreira extra à sua adaptação.

O Canadá é um país com uma sociedade mais justa e segura, mas ainda assim possui problemas como qualquer outro país, por isso amigos, imigrantes, pé no chão e muita cabeça fria, é disto que precisamos na hora de imigrar.

Abraços e uma ótima semana a todos,

Marcadores:

12 Comments:

  • É realmente impressionante como algumas pessoas pensam que é perfeito. A visão que eu tenho de Montreal é a mesma que a sua, de Toronto idem... ainda estou na fase de escolher o destino, alguma sugestão?

    Sds,

    Camila.

    By Blogger K, at 10:21 PM  

  • Gold,
    Assino embaixo. Pe no chao! Grandes metropoles tem problemas semelhantes, a diferenca esta mais na relacao com o governo e as possibilidades que podem aparecer no campo profissional.
    Aqui na cidade de Quebec eh bem mais tranquilo. Realmente eh raro encontrar um mendigo na rua (eu ainda nao vi), ouvir falar de roubos, etc. Essa ingenuidade vem mais de pessoas que nunca sairam do Brasil para visitar grandes metropoles no exterior. Olha a torta de pecan eh realmente deliciosa demais, ate nas calorias: 440 por fatia (fatia = 1/6 da torta)!!!

    By Blogger Sandra Vicente, at 11:59 PM  

  • O que me deixa mais irritada é gente que nunca pisou em outro país, que não conhece nenhum estrangeiro, falando mal do Brasil e do brasileiro (assim mesmo na terceira pessoa). rs Fico com pena e imagino que essas pessoas são as primeiras a se desiludir.

    Um abraço,

    Carol

    By Anonymous Anônimo, at 3:01 AM  

  • Muito bom seu post. Acompanho a lista desde 2000 e é inacreditável como muitos pretendentes a imigrantes são imaturos e ficam vivendo de sonhos. Boa sorte por aí.

    By Blogger Lucca, at 8:31 AM  

  • Interessante o post sobre os quebecois que nem querem ver um imigrante.

    Pelo pouco que vi na lista, tem de tudo, criança, velho, velho que é criança, criança que é velho, enfim, um grande Brasil que quando mais se vê, mais percebe as diferenças.

    Mas enfim, concordo com o post e fico irritado com aqueles que se excluem do problema ou, do nada, começam a falar de mal de Brasília, como se aqui só tivesse político.

    Abraço!!

    Rogério

    By Blogger Rogério, at 2:51 PM  

  • Oi Goldman, sou pintor e moro em curitiba.
    Acompanho seu blog há algum tempo e penso em morar no Canadá há um pouco mais de algum tempo. Queria saber da sua experiência aí: os canadenses gostam de de comnprar arte? (se precisar pesquisar, já sei que não. rss)
    thanks :)

    By Anonymous Anônimo, at 6:42 PM  

  • Gold,
    O mesmo vale para os Estados Unidos... muitas pessoas no Brasil têm esta visão mas no final, o país também enfrenta diversos problemas que o desclassifica para a posição de paraíso... :) Curti seu blog e queria umas dicas de layout (bengalnuvem at yahoo.com). Vou visitar o Canadá pela primeira vez no próximo mês...e vou começar por Montreal!
    Bengal.

    By Blogger Bengal, at 9:28 PM  

  • OI
    ADOREI encontrar seu blog. Estive 9 dias de visita de férias no Canadá, cheguei dia 1 de Agosto a Portugal, terminou o passeio e, ando aqui pela net em pesquisas para fazer alguns posts sobre tudo que visitei e...encontrei você.
    Estive em Montreal, Quebec City, Ottawa e Toronto e digo-lhe que a cidade que vi com mais lixo foi mesmo a capital - Ottawa. Nos locais onde estive hospedada nos hoteis e as visitas que fiz, achei Montreal, Quebec City e Toronto cidades mais asseadas.
    Vou continuar a visitar seu blog.
    Bom fim de semana.

    By Blogger Kalinka, at 6:56 PM  

  • Goldman,

    Parabéns! Concordo com voce em todas as palavras e pontos. Uma das coisas que me fez parar de postar no grupo de imigrantes é que realmente as discussoes perderam o foco.
    Valeu!

    By Blogger Ana e Angelo, at 11:36 PM  

  • Ola,

    Gostaria de parabeniza-lo pelo blog. Alem de informativo é muito divertido. Há algum tempo penso em entrar nessa aventura e ir para a terra do frio (amo frio, só isso ja me deixa tentada a ir para ai) e como sou solteira é interessante ver com uma pessoa que imigrou sem familia tem sentido essa experiencia (ja morei sozinha fora do pais, mas nunca com a intenção de ficar "para sempre").
    Mais uma vez parabens!

    By Anonymous Anônimo, at 7:30 PM  

  • É isso mesmo... mandou bem.Abraços!

    By Blogger Thásia Oliveira, at 9:00 AM  

  • Nao ha lugar perfeito, Cidade perfeito e nem gente perfeita.
    Moro en NY ha 20 anos e ha sempre uma coisinha ou outra que me irrita. E o Subway, ou e o Onibus devagar ou e uma pessoa que estaca na minha frente, mas gosto daqui e tiro o maximo de proveito que posso. sinto saudades do Brasil e vou ao Brasil sempre que posso, mas se o meu Brasil fosse perfeito nao estaria aqui. Aqui tenho mais oportunidades que o brasil me ofereceu, mas nao e isto que me faz deixar de gostar do Brasil, ao mesmo tempo eu estou aqui e usufluindo que os EUA esta me oferecendo, por isso nao vou defamar o pais que me da uma condicao de vida melhor. Aqui nao e mar de rosas, trabalho muito, estudo e cuido do meu filho e do gracas a Deus por ter me dado a oportunidade de estar aqui. Conheco pouco do Cadana, so visitei Toronto uma vez, achei que e uma cidade bonita, mas como outros no blog ja disseram, Toronto e uma grande metropole e onde ha progresso ha crime e sujeira tambem. As pessoas que nao conhece uma cidade pessoalmente, por mais que um explique como e ou quanto e bonita, e dificil de realmente ver, tem que viver o momento para saber apreciar e isto e com quase tudo na vida.
    A unica coisa que falo mau do Canada e quando fica muito frio aqui e a previsao do tempo diz que esta vindo uma frente fria do Canada, entao logo eu digo, Blame Canada, mas voce sabe que e mesmo uma piadinha. Do acima dito, enjoy your beautiful Canada, life is great.

    By Anonymous Anônimo, at 3:19 PM  

Postar um comentário

<< Home