Gold no Canadá...

domingo, fevereiro 17, 2008

Lembranças de mais de um ano atrás




Queridos amigos,

Ontem, ao ler o post da Valéria, e sobre as despedidas que ela está passando, lembrei de quando foi comigo.

Eu sempre disse que a parte mais complicada do processo de imigração só começa depois da emissão do visto, e acho que muita gente nunca acreditou em mim. Mas deixar para trás todas as suas referências, todas as pessoas que você conhece e que são parte da sua vida, é uma coisa complicadíssima, mas que faz parte da escolha que fizemos.

Entendo 100% o que a minha amiga está passando porque apesar de estar aqui há pouco mais de um ano, já fui ao Brasil duas vezes desde que cheguei, e toda vez que volto para cá, eu choro como um menino de 3 anos quando abraço minha mãe e meu pai. E quando chego aqui, eu ainda passo umas 2 semanas me perguntando por que voltei...

Mas por outro lado, existem coisas muito boas que acontecem aqui, e o crescimento que isso representou para mim, não tem preço. Experiências, como montar uma simples mesa de computador, que me levou o dia inteiro e ainda por cima sobraram duas peças que não descobri onde entram até hoje, são coisas que me fizeram crescer e me deixaram dolorido que só eu sei... mas valeram a pena. Comprar um travesseiro, e ficar feliz da vida por isso e quase manter um caso de amor com o bendito...

Ver a passagem das estações, experimentar a primeira tempestade de neve, a primeira vez que seu nariz e dedos congelam, todas são experiências interessantes (não necessariamente boas) e que fazem parte do crescimento.

A distância é cruel sim e aos poucos afasta as pessoas. Mas ao mesmo tempo esta mesma distância funciona como uma peneira na sua vida, porque seus verdadeiros amigos continuarão seus amigos. A presença deles em nossas vidas não é mais tão forte porque as realidades são diferentes e porque não dá para ficar ligando para o Brasil o tempo todo, mas existem outros meios de se manter contato e digo com certeza que tenho amigos no Brasil, com quem converso pelo msn direto, e que sabem mais do que acontece comigo aqui no Canadá, do que algumas pessoas com quem convivo aqui.

O que me deu mais forças e sempre me conforta é saber que na realidade, não estamos deixando nada disso para trás. Trazemos tudo conosco: nossa experiência, lembranças e amigos, que apesar da distância, os verdadeiros amigos, continuarão a ser seus amigos. E o mais importante de tudo, trazemos conosco nossa família.

As emoções são grandes, mas fazem parte do processo como um todo, e logo se tornam lembranças que terão seu devido valor, na hora certa.

Desejo a todos uma ótima semana.

Marcadores:

4 Comments:

  • Olá Gold,

    Gostamos bastante dessa sua postagem, especialmente no comentário que fez no final em relação às lembranças. Realmente, o que mais importa para nós sempre estará conosco. Sobre os amigos, pode ter certeza que através deste blog, você tem muito mais amigos que imagina! Pessoas como nós que acompanham sua vida no Canadá e torcem sempre por você.
    =)
    Grande abraço,
    Roberto e Maristela.

    By Blogger Neuro coach, at 3:21 PM  

  • Oi Goldman,

    Sempre leio seu blog, mas esta é a primeira vez que deixo comentário...gosto dos seus posts, mas com este realmente me identifiquei muito. Concordo em gênero, número e grau quando você diz que a distância é uma "peneira". A distância daqueles que a gente ama nos impõe um desafio enorme, mas é também através da distância que vamos poder saber, ao longo do tempo, quem são nossos verdadeiros amigos. Sem dúvida, comigo também acontece o fato de ter amigos que sabem mais da minha vida aqui do que algumas pessoas que estão fisicamente mais próximas.
    Dani

    By Blogger Alexandre, at 4:40 PM  

  • Olá amigo,

    LIndo o texto que vc colocou no blog :)
    Vc como sempre se mostra uma pessoa muito solidária, muito amigo. Só podemos agradecer pelo carinho, pelas palavras de incetivo, e pela força de sempre!!!!!
    Saiba que vc sempre poderá contar com a gente por que der e vier.

    Um grade abraço dos amigos,

    Alexandre e Valéria

    By Blogger Alex, at 5:49 AM  

  • Acho que nao tenha um imigrante que nao se identifique com o que voce escreveu, Gold. Essa semana completa 1 ano que cheguei aqui e fiz uma serie de posts no meu blog sobre esse aniversario... sobre o preco das nossas escolhas, mas faz parte, ne?

    By Blogger Ana Paula, at 7:05 PM  

Postar um comentário

<< Home