Gold no Canadá...

sábado, março 24, 2007

Guetos and forecast...

Amigos,

Esta semana começaram mais dois brasileiros no meu trabalho e agora imaginem a festa que tá o negócio...português pra tudo que é lado e risadas às pampas... ou seja, uma festa.

Bem que minha sábia mãezinha sempre diz que a gente paga a língua e estou dizendo isso por uma simples razão: eu sempre critiquei tanto ass comunidades étnicas que formam os guetos... mas no final das contas hoje, entendo o porquê disso.

Antes que me perguntem: não, eu não formei um gueto, mesmo porque seria um desafio formar um gueto com 4 pessoas, mas o meu ponto é que hoje entendo a razão pela qual algumas comunidades se fecham em si. O sentimento de familiaridade e cumplicidade quando estamos com pessoas da mesma formação cultural que você é muito acolhedor. O simples fato de entender tudo o que está sendo dito, ou que está nas entrelinhas, é muito bom. Não quero que me entendam mal, mas há situações em que estou com colegas canadenses e apesar de entender tudo o que estão dizendo, as vezes fico boiando sem entender porque alguns dos comentários são engraçados... enquanto todos estão rindo, eu fico com aquela cara de paisagem... como se estivesse olhando para uma linda paisagem... aquele olhar profundo, ainda que agradável... Como ontem por exemplo, estavamos eu e alguns amigos do trabalho (brasileiros e canadenses) assistindo a um filme, e as vezes somente os canadenses riam das piadas e outras vezes, somente os brasileiros riam, foram pouquíssimas vezes em que todos na salam riram ao mesmo tempo... estas diferenças é que contam quando estamos com outros brasileiros...

Nunca fui um cara nacionalista e todos que me conhecem melhor sabem disso com certeza, tanto que as duas copas que o Brasil perdeu pra França, eu achei bem feito porque a França de fato jogou melhor e pronto (Isso é o que eu acho e se quiserem protestar, protestem, mas não vou mudar minha opinião...Quanto a isso, sou teimoso...), mas o procuramos nos associar ao que conhecemos...e acho que é por isso que estou tão feliz de ter novos amiguinhos brasileiros.

Weather:




Saio eu hoje com uma amiga (Brasileira) para comprar uns bagulhos pra casa e como todo bom morador deste país ligeiramente frio, vi a previsão do tempo na TV, e diziam: máxima de 6C com chuva a tarde.... como macaco velho de 4 meses que sou... peguei toda a minha parafernália de frio enfiei na minha mochila e fui... no meio da tarde, qual não é minha surpresa ao ver que não só não fez 6C como também começou a nevar...

Por isso digo: não confiem cegamente no serviço meteorológico, porque eles erram...e se erram, a gente que se ferra!!!!

Abraços,

5 Comments:

  • Ótimo post, Gold. E eu entendo perfeitamente o que você está falando. Deve até ser engraçado um momento como esse, onde cada "grupo" se diverte com situações diferentes de um filme, ne...
    Começou nossa contagem regressiva! Faltam 8 semanas para Montreal!!! =D
    Grande beijo.

    By Anonymous Anônimo, at 7:09 PM  

  • Olá Goldman,

    Penso exatamente como vc. Penso até que não formamos guetos mas que esta aproximação facilita nossa adptação e nosso distanciamento familiar. É muito importante estar perto de pessoas que falam a mesma língua, que tem a mesma cultural,com o mesmo senso de humor.
    Parabéns pelo post. Muito bom!
    Abraços,
    Fabrícia.

    By Anonymous Anônimo, at 10:28 PM  

  • quando morei nos EUA, senti a mesma coisa. E como a comunidade internacional era bem grande, tínhamos vários "guetos, mas sempre havia uma internacionalização deles para que não houvesse panelinhas chatas demais. Mas em alguns momentos era bom está rodeado de brasileiros.
    Beijos, Gold.

    By Anonymous Anônimo, at 9:43 AM  

  • oi amigo! Apesar do pouco tempo que estive no exterior, cheguei a mesma conclusao: como é bom estar com pessoas com o mesmo background!
    fico feliz que vc esteja se encontrando por ai, apesar das saudades!
    Sandro

    By Anonymous Anônimo, at 12:55 PM  

  • oi amigo! Apesar do pouco tempo que estive no exterior, cheguei a mesma conclusao: como é bom estar com pessoas com o mesmo background!
    fico feliz que vc esteja se encontrando por ai, apesar das saudades!
    Sandro

    By Anonymous Anônimo, at 12:55 PM  

Postar um comentário

<< Home