Gold no Canadá...

sábado, fevereiro 02, 2008

E vamos ao Leão...




Amigos,

Conforme prometido, vou falar sobre os impostos aqui no Canadá, mas antes de começar a fazer isso, quero lembrar a todos que não sou especialista e que no final das contas achei que era trabalho demais e tomei o caminho dos preguiçosos: contratei um contador.

O cara só me cobrou 30 dólares para fazer minha declaração.

Meu drama no ano passado começou quando descobri que eu não poderia fazer minha declaração eletronicamente, a primeira declaração que se faz, tem que ser impressa, e este foi meu primeiro problema. O segundo problema foi que eu não me sinto confortável o bastante com meu francês para fazer a declaração em francês, e inocente que sou, liguei para a Agence de Revenu du Québec e perguntei se eles tinham formulários em inglês...(eheheh, eu era tão inocente) e qual não foi minha surpresa ao ouvir a resposta do gentil funcionário: "e por que nós teríamos?" e eu respondi:"Por que o Canadá é bilíngue" e ele respondeu: "isso é verdade, mas o Québec não é, nosso língua é francês".

Não vi ponto em discutir com o cara, porque na verdade ele estava me informando, mas este foi mais um dos momentos em que minha ficha caiu sobre as diferenças entre o Canadá e o Québec.

Depois disso, eu realmente desisti de fazer minha própria declaração e resolvi ligar para o contador.

Para os que ainda não estão acostumados com o sistema de impostos no Canadá, aqui existem duas declarações a serem feitas: a federal e a provincial. Quase todas as províncias (com exceção do Québec, obviamente) permitem fazer as declarações de forma unificada.

Antes que possamos começar a fazer a declaração do imposto, o empregador deverá nos entregar um formulário com a declaração dos nossos rendimentos. Este formulário é o T4.

Um fato muito importante e que nem todos os contadores sabem é o seguinte: as primeiras declarações, tanto federal, quando a provincial devem ser enviadas para endereços distintos.

O formulário a ser preenchido chama-se T1 e pode ser obtido em todas as agências do Canada Post ou poderá ser impresso no site do Canada Revenue Agency. Que aliás, eles têm uma página exclusiva para recém chegados ao Canadá, vale a pena das uma olhada e é só clicar aqui.

No que diz respeito ao governo Federal, a primeira declaração deverá ser enviada para o seguinte endereço:

International Tax Services Office
Canada Revenue Agency
2204 Walkley Road
Ottawa ON K1A 1A8


No que diz respeito ao Québec, o negócio é diferente. Os formulários poderão ser obtidos em qualquer agência da Caisse Populaire Desjardins no Quebec e a primeira declaração deverá ser enviada para um dos seguintes endereços (atenção a isso, porque meu contador não tinha nem idéia disso):


Montréal
Revenu Québec
C. P. 2500, succ. Desjardins
Montréal (Québec) H5B 1A3


Québec
Revenu Québec
Centre de traitement
C. P. 25000, terminus postal
Québec (Québec) G1A 1A8


Uma outra observação é a seguinte, pelo menos aqui em Ottawa, eles não aceitam que se entregue a declaração pessoalmente, ela deverá ser enviada pelo correio.

Existe uma cartilha muito interessante para quem é novo imigrante no Quebec e que dá maiores detalhes, chamada: Les nouveaux arrivants et l'impôt

Ambas as declarações devem ser submetidas até 30 de abril, se não em engano.

Neste ponto, tenho que me desculpar com alguns leitores, porque não sei exatamente o nome do formulário a ser preenchido porque o contador que fez isso da última vez...

Depois de enviada a declaração, que recomendo que enviem por correio registrado, o governo federal e o governo de Québec enviam uma carta contendo a confirmação de que a declaração foi recebida e com o resultado: se há restituição a receber ou imposto a pagar.

Para este ano, me resta torcer que eu tenha restituição... mas sinceramente não creio...

Bom, por enquanto acho que é só, e isso foi tudo que consegui me lembrar, se tiverem dúvidas, mandem e se souber, vou ter grande prazer em responder, ok?

Grande abraço a todos e boa semana.

Marcadores:

5 Comments:

  • eu de novo!
    só pra falar q adorei o template do seu blog tbm ;)

    abraços
    cinthia.

    By Anonymous Anônimo, at 6:55 AM  

  • ai, que droga, meu comentario sobre o imposto de renda foi praí?
    fechei a janela e parece q deu erro, mas não tenho certeza....

    bom, era só pra falar q era a primeira vez q estava te escrevendo mas q sempre via seu blog e q as infos de imposto vieram na hora certinha, muito obrigada!!

    abraços
    cinthia.

    By Anonymous Anônimo, at 6:57 AM  

  • Quando eu fiz o meu primeiro imposto, ano passado, recebi $600 dólares de reembolso. Também, ganhando salário mínimo, é isso que dá, né?
    Quero só ver este ano....

    By Anonymous Anônimo, at 2:41 AM  

  • Ai amigo, qie preguiça que deu, só de ler esse post. rsrsrsrs

    By Blogger Manu, at 11:24 AM  

  • Vá lá no blog saber da novidade e procure já um SBT internacional por aí [isso existe??? hehehe]
    Bj_proC

    By Blogger Unknown, at 8:39 AM  

Postar um comentário

<< Home