Gold no Canadá...

domingo, março 09, 2008

Mont Tremblant



Amigos,

Este final de semana fui pela primeira vez a uma estação de esqui (Mont Tremblant).

Saímos de Ottawa na sexta-feira em torno de 2 da tarde... e como bom caroneiro que sou, fui de carona com um amigo que tem uma caminhonete, chegamos em Mont Tremblant em torno de 4:30 da tarde, o resto do grupo que deveria ter saído pouco tempo depois de nós resolveu deixar para sair de Ottawa depois das 5 da tarde, apesar dos avisos de neve que estavam nas rádios.

Chegamos cedo, começamos a arrumar a casa e como tínhamos tempo o suficiente, fomos à jacuzzi quente do hotel e alguns anos atrás, se alguém me dissesse para tirar qualquer peça de roupa que fosse com uma temperatura de -5C, eu juro que dava na cara da pessoa, mas depois de um tempo que estamos aqui, nos acostumamos com o frio, e se não estiver ventando, fica ainda mais fácil. Meus amigos canadenses haviam me avisado para levar trajes de banho, e embora eu tenha trazido minha sunga para cá, achei que era um pouco demais, ou seja, o Canadá ainda não está preparado para me ver numa sunga, assim sendo, trouxe minha bermuda de fazer caminhada no verão, e mesmo assim ela ainda parecia menor que a roupa de banho da maioria dos homens que estavam por lá.

No dia seguinte, pegamos a van que o hotel nos fornece para que não precisemos dirigir até a estação (arrumar estacionamento por lá é uma coisa complicada) e começamos os preparativos para a aula de iniciantes.

Pela bagatela de CAD$75+ taxas, tive uma hora e meia de aula de esqui e o aluguel do equipamento por todo o dia. Tá certo que o meu passe somente me dava acesso à área conhecida como bunny hill (algo como "morro do coelhinho" em português) e que no final das contas, se eu quisesse subir ao topo da montanha, eu teria que pagar mais 20 dólares, mas resolvi ficar ali por baixo mesmo.

Minha instrutora começou a nos dar lições básicas como por exemplo como manter sua postura nos esquis, a posição em que devemos segurar aqueles apoios cujo nome eu não sei em português e como parar. Que aliás foi o meu maior problema: como parar???

Cada vez que minha instrutora me falava para parar, eu tentava, mas acabava indo mais rápido do que antes, e ela não ficava muito rápido com isso.

A cada vez que eu tinha que descer o morro, eu caía umas 3 ou 4 vezes, e acreditem, a parte não divertida de aprender a esquiar, é ter que levantar com aqueles troços nos pés... eu virava para um lado, virava para o outro, jogava os apoios de lado e com muita fé, acabava conseguindo ficar de pé.



Esquiar exige muito esforço nas pernas e nos joelhos e como tive um pequeno problema nos joelhos alguns anos atrás, de vez em quando eu tinha que parar e descansar um pouco. E apesar de eu não ter conseguido manter o ritmo durante todo o dia, valeu muito a pena.

Mont Tremblant é uma cidade linda. Muito turística e com uma estrutura muito boa para os visitantes e fica muito próxima de grandes centros no Canadá.

Quem estiver pela região e quiser experimentar esquiar, recomendo: Mont Tremblant!!!

Outra tempestade:


Outro dia eu estava lendo alguns blogs de brasileiros que também estão aqui e em alguns deles, vi gente achando que como era março o inverno tava quase no fim e lembrando do ano passado, achei que o pessoal tava sendo positivo demais... e veio a confirmação disso. Ontem, tivemos outra tempestade de neve, e o negócio ficou bem feio. Em Mont Tremblant, a acumulação foi de mais ou menos 30 cms, e aqui em Ottawa, para minha surpresa, a acumulação foi de 41 cms de neve segundo o canal do tempo.

Além disso, eu sempre lembro que no ano passado, quando peguei um dia com a sensação de -42C, era meio de março e que tivemos neve até a segunda semana de Abril. Sendo assim, eu só guardo meu casaco pesado, depois de pelo menos uma semana de temperaturas acima de -5C, caso o contrário, nada feito.

No final das contas, o inverno só está quase no fim, quando eu vejo a neve sumindo e não vejo mais previsões de neve na TV, e espero que isso seja logo, porque já tô meio cansado de tanta neve.

Abraços a todos e ótima semana.

Marcadores: ,

4 Comments:

  • Gold: continuo adorando seus posts. Não vejo a hora de esquiar pela primeira vez (vai ser um fiasco!). Não entrei com o processo ainda, então acho que vai demorar pelo menos uns 2 anos! Ainda estou sondando muito pra decidir entre quebec e federal... tudo d bom para vc!:)

    By Blogger ju k, at 10:11 AM  

  • Olá!

    Minha primeira experiência com esquis foi ano passado, em Bariloche. Eu fiquei muito orgulhosa de mim! Só caí uma vez, mas memso assim porque me joguei, já que não estava conseguindo frear naquela descida. Eu adorei! Só que fiquei totalmente contraída durante todo o tempo e saí de lá exausta. E, claro, morri de medo de me quebrar toda num tombo daqueles espetaculares. Acabou sendo tudo bem e me diverti bastante. Não vejo a hora de chegar no Canadá para poder continuar aprendendo :)

    Calma, uma hora a neve vai embora. Tem que ir, né?

    Sds,

    K.

    By Blogger K, at 11:59 AM  

  • Pois é viu, Gold. E eu que achava que o inverno estava acabando... Na verdade, eu só vou acreditar que ele tá indo embora mesmo, depois de uma semana de temperaturas ACIMA de zero. rs... Nao caio mais nessa não. Depois de uma semana aqui, variando entre -5 e -1, ainda tivemos essa tempestade... Será que esse inverno acaba mesmo ou estão de sacanagem com a gte? rsrsrsrsrs
    De repente dá tempo de irmos patinar no canal dai, hein? =D
    Rogerio e Lu de Brasilia estao chegando nesta sexta-feira! Quem sabe?
    Bjinho

    By Blogger Manu, at 5:07 PM  

  • Ola Gold,

    aproveitando o inverno "delicioso" do Québec? rsrsrs
    Qdo eu tiver a oportunidade de ir a Mt-Tremblant eu vou tentar esquiar...
    Imagino que deve ser super dificil, pois qdo eu faço ski de fond eu ja caio... No ski alpin entao... rsrsrs
    Abracos,

    Alê

    By Blogger Panda, at 9:14 PM  

Postar um comentário

<< Home