Gold no Canadá...

sábado, abril 19, 2008

de novo....




Amigos,

Primeiro tenho que confessar que vacilei e sumi... desculpa gente, mas é que quando o clima muda por aqui, os ânimos ficam tão inacreditavelmente melhores que é complicado manter certas rotinas, mas depois que eu me acostumar, sei que vai ficar mais fácil.

Em seguida, quero agradecer a todos os comentários em apoio a meu último post, obrigado mesmo gente.

Bom, então vamos as novidades. Primeiro: a primavera finalmente chegou de mala e cuia. Já faz alguns dias que não tem nenhuma temperatura abaixo de zero e hoje parece que chegue talvez até os 24 graus!!!!!!!!!

Quando eu vi um previsão de temperatura na semana passada acima dos 20, eu quase chorei... Ainda há neve em alguns pontos da cidade apesar de todos os dias da semana a temperatura ter ficado acima dos 10 positivos ao longo do dia, mas a quantidade de neve que tinha era grande demais por isso não imaginei que fosse sumir tão rápido. Fico comentando se há neve ou não porque o fato de ver neve espalhado pela cidade tem um efeito psicológico muito forte, pelo menos para mim, no que diz respeito a determinar se ainda é inverno ou não. Então a partir do momento em que não vejo mais neve, na minha cabeça não é mais inverno.

Como consequencia disso, já estou começando a me preparar para tirar proveito da minha varanda que é quase do tamanho do meu próprio apartamento. A varanda nem é tão grande assim gente... o apartamento que é pequeno mesmo...eheheheh. Mas mesmo assim tô feliz, porque no final das contas moro no último andar do meu prédio e tenho uma vista legal do centro da cidade, então daqui a pouco tá rolando o pagodão do Gold por aqui....

O que ainda me impressiona sobre a mudança das estações aqui é como o clima influencia no humor das pessoas. A quantidade de pessoas que vemos nas ruas é impressionamente maior do que no inverno e a quantidade de pessoas dispostas a se comunicar simplesmente porque o dia está bonito é bem maior também. Isso acontece comigo no seguinte contexto: eu trabalho no mesmo prédio desde que cheguei ao Canadá e tem algumas pessoas que eu encontro no elevador, e que trabalham no mesmo andar que eu, quase todos os dias. Durante o inverno nenhuma destas pessoas nem olha na minha cara, mas no verão eles sempre dão bom dia, perguntam como andam as coisas e por aí vai...

20 de Abril

O dia 20 de Abril sempre foi um dia muito importante para mim porque é aniversário do meu pai, mas eis que descubro esta semana que aqui em Ottawa o dia 20 de Abril é um dia esperado por todos os... digamos assim... usuários fervorosos da maconha...porque é o dia do ano em que todos eles resolvem ir à colina do parlamento (que fica a 10 quadras aqui de casa) fumar maconha sentado no gramado em frente ao parlamento. Pelo que eu entendi, é uma forma que eles têm de "comemorar" que eles podem fumar maconha sem serem repreendidos.

Eu sempre fui muito a favor do seguinte jargão: ema ema, cada um com seus problemas.

Eu não sou usuário nem de maconha e nem de qualquer outra droga, porque por mais que me digam que não, para mim a maconha é uma droga SIM, se causa efeitos físicos por causa dos componentes presentes na sua composição que alteram seu estado natural de consciência, é droga sim (pronto falei!!). Mas como eu dizia antes, não sou usuário mas conheço muita, mas muita gente mesmo (inclusive brasileiros) que consome maconha e que sei que vai estar lá amanhã. E o que me impressiona nestas pessoas é a falta de visão global.

Enquanto elas se preocupam com reciclagem de garrafas de suco e latas de cerveja e acham que se fizerem campanhas pela fome no terceiro mundo, vão mudar o futuro da humanidade, elas não têm a visão que se elas simplesmente parassem de fumar maconha, elas ajudariam a reduzir a produção e a exportação para cá e assim sendo, diminuiria o número de adolescentes que estão nos morros no Brasil e outros países, com um fuzil na mão, lutando contra a polícia para poder exportar maconha para os usuários daqui que se importam.

Sei que o tema é delicado e num primeiro momento nem parece ser muito ligado à imigração. Mas aqueles que pretendem imigrar e que têm ou pretendem ter filhos, devem estar cientes do quanto a maconha está presente na vida de jovens adolescentes aqui, e é por isso que a porcentagem de pessoas aqui abaixo dos 16 anos que fumam (e não só maconha) é muito grande.

Bom, por enquanto acho que é isso, desejo a todos um ótimo final de semana e que venha o calor.

Marcadores:

11 Comments:

  • Olá Goldmann,

    De uma coisa você tem toda a certeza, as pessoas mudam demais nesta mudança de estação, parece que se tira uma máscara. Por estarmos aqui somente 35 dias, a diferença já é percebida, as ruas estão mais movimentadas e os parques nem se fala, são crianças brincando, a qtda de bicicletas então!...mas melhor assim não é?
    Neste seu post vc comenta sobre as drogas, isso é algo que me preocupa um pouco aqui, é preciso estar orientando nosso filhos sobre isso sempre que diariamente, como estou pouco tempo aqui, não sei como funciona direito esta lei que permite vc usar a maconha livremente nas ruas, mas era preciso ser mais severos em relação a isso, bem, vamos aguardar! E enquanto isso vamos aproveitar os dias de sol, curtir a varanda rsrsrs...
    Um grande abraço

    Luciane

    By Blogger Rogerio e Luciane, at 5:14 PM  

  • My God!!! Goldman, acho que esse é o post mais útil que ja li em um blog, e olha que já li muita coisa importante. É a primeira vez que leio algo sobre o assunto drogas, e sinceramente achei que não se usavam tanta droga assim no Canadá. To me sentindo a anta-mor neste momento, pois mãe de adolescente de 15 anos, deveria ter sido a primeira coisa que eu deveria ter averiguado. Sei lá, acho que tenho tão entranhado na cabeça que drogas e violencia andam de mãos dadas que relacionei automaticamente que o baixo indice de violência no Canada estava ligado a baixo consumo... Viajei na maiô...
    Só posso agradecer pela super dica, embora eu confie no carater da minha filha, sempre é papel dos pais conduzi-los para o caminho que acreditem ser do bem!
    abraços e bom final de semana!

    Erika
    www.leslapins.wordpress.com

    By Anonymous Anônimo, at 8:01 PM  

  • Gold,
    Ate eu andava mal humorada por causa da neve. Mas, passou e estou feliz.
    Voce tocou num tema muito importante sim. Só nao entendi a razao do dia 20 de abril a maconha ficar liberada... É porque é uma manifestacao em massa? Boiei... Talvez tenha sido a quantidade de sol que tomei hoje...
    ;-)

    By Blogger Sandra e Evaldo Vicente, at 9:01 PM  

  • Ola caro Gold, acompanho seu blog e acho muito legal imagino que vc deva ser uma pessoa muito interessante! Achei o tema das drogas muito relevante, é engraçado como aqui é liberado,...estou em Québec e realmente o que nao falta na cidade é gente fumando maconha,...é realmente liberado,...isso acho que era uma das coisas que eu nao fazia nem ideia desse Canada!...Mas queria te informar algo que fiquei tb sabendo aqui...e vale a pena pra nao fazer confusao ...a maconha daqui nao é importada é toda produzida aqui ...e é completamente diferente da do Brasil,..entao esse negocio de maconha e favela brasileira nao procede... So mais outra informaçao...o problema de drogas no Brasil esta diretamente ligado as nossas elites em relaçao a maconha,...o trafico internacional é exclusivamente ligado a cocaina, que produzida na Colombia passa necessariamente pelo nosso Brasil e sai pra Europa e E.U.A via Rio, Sao Paulo e Espirito Santo....so a titulo de info.
    Abraços à vc e a primavera!!!
    Adriana.

    By Anonymous Anônimo, at 2:21 PM  

  • Gold,
    Excelente e corajoso post!
    Fico feliz de saber mais sobre o assunto aí no Canadá e mais ainda de saber que vc é um dos que acha e assume q maconha faz mal, q vc não é usuário e que ela é droga SIM!!

    By Blogger Giselle De Jesus Silva, at 1:03 PM  

  • Caraca!!! Botou a cara a tapa!!! Parabéns pela coragem do post!!

    Esta é uma das minhas preocupações com meus filhos, pois Ottawa é uma cidade pequena e com pouca badalação, já li em algum lugar que o consumo de álcool, tabaco e outras drogas entre adolescentes é maior que outras capitais canadenses.

    Abraço!

    Rogério

    By Blogger Rogério, at 9:01 AM  

  • Olá Gold!

    Acompanho seu blog há algum tempo...obtive muitas informações úteis sobre imigração e sobre o cotidiano no Canadá...criei um blog também e tomei a liberdade de colocar um link do seu:
    http://brasil-ca.blogspot.com/

    Obrigada!
    Carolina.

    By Blogger Carolina, at 11:47 AM  

  • Parabéns pelo seu comentário sobre o uso das drogas, fostes bastante inteligente e isso não foi nenhuma supresa para n´so leitores do seu blog, você é demais! Por isso, não podes ficar tanto tempo sem escrever! Ah, por favor manda um e-mail preu!
    Um forte abraço e divirta-se ao máximo nesta primavera.

    Wellington Bendito
    carbonoquiral@gmail.com

    By Anonymous Anônimo, at 2:07 PM  

  • Infelizmente o uso de drogas não é privilégio de um único país... mas eu concordo inteiramente com vc Gold.

    Virei leitora do seu blog há uma semana e gosto mto. Beijo enorme e aproveite a nova estação.

    By OpenID pedrinha, at 9:13 PM  

  • Excelente post! Esse é um assunto que me preocupa muito porque agora sou mãe e quero que minha filha cresça no Canadá. Eu não sabia que a maconha era liberada por aí. Foi isso mesmo que entendi ou é liberada somente no dia 20/04?
    Também acho que maconha é droga sim e me apavora ver o quanto ela está banalizada aqui no Brasil.
    Abraço

    By Anonymous Van, at 6:22 PM  

  • Ola Goldman, vi neste final de semana o filme Hairspray q vc recomendou um tempo atras em um post seu. Muito bom mesmo, achei o inicio do filme incrivel, acho q foi o bom dia mais animado q ja vi!:). Obrigado pela dica! Abracos, Gleison - Campo Grande/MS

    By Blogger Gleison, at 9:10 PM  

Postar um comentário

<< Home