Gold no Canadá...

terça-feira, maio 08, 2007

Discussões e mais discussões no Canada Immigration (desabafo)




Amigos,

Como a maioria de vocês sabem faço parte do grupo Canada Immigration do Yahoo groups, trata-se de uma forma super legal de ter uma visão geral das coisas e compartilhar conhecimentos com pessoas mais experientes e compartilhar os seus conhecimentos em retorno. Mas repetindo a frase de uma pessoa muito respeitada no grupo: Nem tudo são flores.

Eu sempre tentei ajudar o grupo da melhor forma possível, contribuir com o que eu posso. Mas sinceramente de uns tempos pra cá, até mesmo ajudar as pessoas tem sido difícil pois sempre tem aquela figura pra criticar todo mundo, aquele monte de discussões sem pé nem cabeça e que não levam a nada.

Ao longo do que vou lendo no grupo, percebe-se os sinais de três síndromes sobre as quais já li nos diversos blogs que leio diariamente:

1) A síndrome pré-imigração:

O principal sintoma da síndrome pré-imigração é a negação do imigrante dos seus próprios valores e do próprio país. O imigrante tende a achar que tudo no seu país de origem é ruim e tudo no país de destino é maravilhoso. Esta é uma síndrome muito perigosa, porque em geral o imigrante que não consegue se curar antes de chegar ao país de destino, tem grandes decepções ao descobrir que a terra prometida nada mais é, do que um caminho diferente, mas com pontos positivos e negativos exatamente como seu país de origem.

2) A síndrome do imigrante "Expert":

O imigrante expert é um imigrante dedicado e detalhista que procura conhecer todos os mínimos detalhes de todo o processo e a primeira vista não há nada de errado com esta síndrome, o problema é que quando este indivíduo adquire um certo grau de confiança, ele começa a se achar no direito de julgar todos os outros. Um jeito muito fácil de reconhecê-lo é a partir da análise de um e-mail de algum outro colega imigrante e dizendo com a certeza de um "expert": "esta pessoa claramente não está preparada para a imigração", ou,"são pessoas como estas que acabam voltando". Como se imigrar e voltar fosse a pior coisa do mundo. Uma das coisas que mais me dá força em estar aqui é o conforto de saber que se em qualquer momento, quiser voltar, eu posso. E digo mais, posso sem ter que dar explicações a ninguém.

E a terceira síndrome é:

3)A síndrome do último imigrante

Aqueles que sofrem desta síndrome são imigrantes que já estão nos seus países de destino e que se pudessem encerrariam o programa de imigração no exato momento em que seu visto foi concedido. É fácil reconhecer os sofredores desta síndrome também porque em seus blogs eles sempre expressam sua preocupação com o fato do país estar recebendo muitos imigrantes e em alguns outros casos, sua preocupação deve-se ao fato do país estar recebendo brasileiros. Eu pessoalmente, fico feliz ao encontrar com brasileiros aqui, primeiro porque dá uma sensação de casa. Segundo porque os brasileiros que vêm são o crème de la crème. É claro que se o Beira-mar fizer o processo de imigração, eu volto pro Brasil... e como sei que não é este tipo de gente que vem, quero mais é que venham mesmo, e vou ajudar a todos que eu puder, porque eu tive ajudar e orientação quando precisei.

E ao perceber estas síndromes com tanta frequencia, as vezes me dá uma grande vontade de sair do grupo, mas por outro lado fico pensando que se sair, não poderia mais ajudar aqueles que não tem culpa dos Trolls (pessoas que ficam em listas de discussão causando polêmicas).

E por enquanto, assim caminha a humanidade, cheia de preguiça e sem vontade.

Abraços a todos,

Marcadores:

19 Comments:

  • Goldman,

    Parabéns pelos seu texto. É realmente incrível a quantidade de seres humanos que perdem seu tempo na tentativa de atrapalhar a vida dos que buscam informações em fóruns espalhados pelos mais diversos assuntos.

    Felizmente, algumas pessoas acabam sempre superando estas situações, permitindo a difusão do conhecimento.

    Forte abraço,

    Murillo Gomes

    By Blogger Unknown, at 8:15 AM  

  • Muito boa sua descricao do processo de imigração, concordo inteiramente com vc, porém, intendo também que essas discucões do Grupo levantam algumas questoes relevantes e interessantes.
    Um grande abraço
    Anderson - BSB

    By Anonymous Anônimo, at 8:46 AM  

  • Concordo totalmente com você. Também participo do grupo e fico impressionado na forma como alguns diálogos acabam se desenrolando...

    Às vezes até entendo. Perguntar como fazer para levar panela de pressão é algo que eu considero "sem direito de resposta"... ;^)

    Convivência é sempre difícil...

    Abraço,

    By Blogger Chico, at 10:14 AM  

  • Goldman.

    Infelizmente só agora tive contato com seu blog.

    Gostei tanto que perdí metado do meu dia de trabalho lendo todo ele. hehehehehehe

    Seu otimismo e bom humor são contagiantes. Pelo menos eu estou te vendo assim.

    Muito Obrigado por compartilhar sua vida canadense conosco.

    Eu, minha esposa e 2 filhos estamos na fase inicial do processo (Estudando frances como loucos). E se tudo correr bem, iremos no ano de 2008.

    Te desejo muita força e espero te encontrar por aí, pois estamos avaliando Gatineau para estabelecer moradia.

    Um grande abraço.
    Paulo, Jana, Bia e Enzo.

    By Blogger Paulo, at 11:48 AM  

  • Goldman.

    Infelizmente só descobrí seu blog agora.

    Eu simplesmente perdí metade do meu dia de trabalho lendo todo ele. hehehehehehe.

    Eu, minha esposa e meus 2 filhos estamos nos preparando para o processo de imigração (Estudando franças). Mas ainda temos uma estrada longa até o Canadá.

    Muito Obrigado por compartilhar sua vida canadense conosco.

    Ps.: Te acho um cara muito sensato e otimista. Te desejamos toda a sorte do mundo.

    Ps.1.: Esperamos te encontrar no Canadá. Pois estamos avaliando seriamente Gatineau como nosso destino.

    Um grande abraço.
    Paulo, Janaina, Beatriz e Enzo.

    By Blogger Paulo, at 1:01 PM  

  • Muito bom...adorei.
    Abraço

    By Anonymous Anônimo, at 2:59 PM  

  • Amigo, depois do seu post resolvi dar uma olhada no grupo do yahoo. Eu não acompanho o grupo com frenquencia pois acho confuso e as informações são sempre as mesmas. Mas fiquei chocado...aliás muito chocado com a falta de repeito de algumas pessoas. Tem muito recalcado dando resposta grosseira.Gente que já passou por todo o processo e está lá, mas parece que se arrependeu, sei lá... Aquilo exige urgentemente regras claras e um moderador...sei não...se essas pessoas não deixarem o grupo ou pararem logo de responder daquela forma, o grupo acaba logo.

    Dá a até medo de escrever qualquer coisa lá...e ser agredido. O Clima é pesado, negativo e não favorece em nada a quem quer imigrar. Uma pena mesmo.

    Claro que tem pessoas educadas e que sempre estão dispostas a responder e a encaminhar os novatos, mas acredito que esses logo abandonarão o barco...ninguém aguenta aquilo lá. Eu não volto.

    Agora entendo melhor e vejo a importância do teu post.

    Abraço

    Daniel

    By Anonymous Anônimo, at 3:32 PM  

  • Gosto muito de tudo que escreve, estou no cmoço do proceso de imigraçao, ja enviei os documentos e aguardo a entrevista. Gostaria de saber se tem universidade com mestrado na area de educaçao fisica em gatienau porque estou indo para essa bela cidade. Obirgada. Yararibamar@hotmail.com

    By Anonymous Anônimo, at 11:12 AM  

  • Goldman,

    Já assino seu blog faz tempo...e adoro seus comentários e seus posts...
    E ADOREI esse último, pois tb faço parte da lista canada immigration há um bom tempo. Mas, como não participo muito (leia-se, nada) tb não questiono muito as discussões e simplesmente não as leio mais.
    Mas, não se desiluda e continue participando do grupo, pois suas dicas e pontos de vista são sempre bem-vindos.
    Abraços,
    Tati
    tatinetto@gmail.com

    By Anonymous Anônimo, at 1:16 PM  

  • Fantástico o seu post. Você conseguiu como sempre transcrever o que poucos sabem ou preferem não saber.
    E também tenho o mesmo pensamento que você. Procuro ajudar sempre no que posso, pois eu recebo ajuda dos outros (você é um deles, né !).
    E não levo esse pensamento só para o processo de imigração e sim para todos os sentido da minha vida (profissional e pessoal).
    Continue assim...não desanime. Sua colaboração é super importante ! Abs, Tatiana

    By Anonymous Anônimo, at 4:32 PM  

  • Olá Goldmann...

    nós achamos que você está na profissão errada...você deveria de ser escritor...você realmente relata muito bem todos os assuntos...sabe, que você é nosso jornalista do Canadá, ficamos por dentro de tudo através do seu blog...
    você merece tudo de bom...estamos sempre torcendo por vc...
    beijo grande
    Luciane e Rogério

    By Blogger Unknown, at 9:19 PM  

  • Goldman, concordo com você. Há muitas discussões irritantes lá no grupo. Ainda aproveito muitas dicas de lá porque estou bem no início de tudo, mas já consigo identificar os perfis que você descreve.
    Pelo menos, podemos contar com os blogs, tão bons quanto o seu.
    Abraço

    By Anonymous Anônimo, at 4:05 PM  

  • Ola Gold,

    Concordo plenamente com voce, mas adicionaria a Sindrome do Folgado, sabe aquele cara que nao sabe nada sobre a imigracao, nem se deu o trabalho de olhar o site do governo e acha que vc tem a obrigacao de dar todas as informacoes... Esse eh o folgado...

    Por causa de pessoas como as que vc citou eh que eu desisti desses grupos....

    Abracos

    By Blogger Lucianna, at 9:32 AM  

  • Realmente é decepcionante ver o grupo se degradando cada vez mais com as consequências destas síndromes.. Eu mesmo já pensei em sair várias vezes, pois apesar de não postar, tenho tido dificuldade de filtrar as mensagens estúpidas só pelo título. Mas pretendo continuar com todas as minhas forças, pois ainda falta muito tempo até meu embarque rumo ao norte! Um abraço e parabéns pelo seu blog, tenho lido desde que você embarcou!

    By Anonymous Anônimo, at 4:28 PM  

  • Goldman,
    Você escreve muito bem..sério. Relata de forma divertida e informativa sua vida aí. Espero contar sempre com seus posts.
    Grande abraço!

    Daniel Loretti

    By Anonymous Anônimo, at 10:56 PM  

  • Caramba... este post foi recorde de comments! Também não é por menos, você disse apenas a verdade. Também fico me perguntando se devo ou não continuar no grupo do yahoo, principalmente agora que já estou com visto. Mas, acho que devo sim, pois posso ajudar alguém com algo que eu possa responder e também ser ajudado com dúvidas que surgem que eu nem sabia que tinha!
    O negócio é como dizem... usar o botão de Delete e seguir o jogo!
    Abraços e até breve!

    By Blogger Edu Duda Moraes, at 2:08 PM  

  • Olá Goldman,

    parabéns pela iniciativa e pela gentileza em tentar sempre dar uma luz a um candidato à imigração menos experiente.

    Acho que educação nunca é demais e tb não devemos julgar as pessoas sem conhecê-las. (se bem que mesmo conhecendo, a gente não tem o diretio de julgar náo é?)

    Desejo-lhe tudo de bom e espero que os causadores de problemas dêem um tempo lá no yahoo, orkut e em qq outro lugar. rsrsrs

    Abraços,

    Alê

    By Blogger Panda, at 5:50 PM  

  • Oi Goldman,

    Como eu comecei a ler seu blog de trás p frente....rsrs....é até bom saber p n cometer o erro de entrar num desses grupos de discussão. Pode até ser bom, mas, pelo que eu entendi, existem muitos desconfortos.

    Posso te dizer que eu tenho muita sorte de ter encontrado seu blog. (uma primeira tentativa e já te achei). :)

    Até já imprimi algumas coisas sobre o site de imigração (p n dizerem que sou folgada...hahaha.... :P), mas quero fazer tudo com calma. Tô sozinha nessa. Não quero entrar numa canoa furada. Por isso, vou te acompanhando. ;)

    Seu blog tá 10. Continue assim, viu? Está ajudando muitas pessoas.

    abraços
    lorimoliver@hotmail.com

    By Blogger Lorena M., at 10:07 PM  

  • Gold.

    Parabens pelo seu blog.

    By Anonymous Anônimo, at 11:45 AM  

Postar um comentário

<< Home