Gold no Canadá...

sábado, maio 05, 2007

O Festival de Tulipas



Amigos,

Depois de quase uma semana sem postar nada, hoje tenho um post com um monte de novidades.

Primeiro, estou impressionado com o quanto esta cidade é linda. E depois de ter visto algumas matérias de revistas de renome como a Money Sense e a Fobes, onde a região de Ottawa/Gatineau foi classificada como a melhor cidade do Canadá para se morar e a quarta cidade mais limpa do mundo, me sinto ainda melhor de morar aqui ☺

E para comemorar, hoje fui finalmente ao festival de tulipas de Ottawa, ainda não entrei no festival, fiquei só do lado de fora (ao longo do post, vocês vão entender o porquê e em minha defesa, isso não quer dizer que eu não vá entrar amanhã...). Eu já havia observado que a cidade estava mais florida e cada dia mais verde, mas hoje foi como um despertar para mim ao chegar no parque que fica ao lado do Parlamento (eu nunca lembro o nome), mas a grama estava mais verde que nunca, as pessoas caminhando, deitadas na grama, brincando com crianças e cachorros, enfim, vê-se gente por todos os lados :). As tulipas ainda não abriram completamente, mas de qualquer forma, as fotos já ficaram lindas.

De onde surgiu o Festival de Tulipas de Ottawa?


Bom, durante a segunda guerra mundial a família real holandesa refugiou-se no Canadá. E durante aquela época havia uma lei holandesa que determinava que somente poderiam coroados, os descendentes da família real que nascessem em solo holandês. A rainha Juliana da Holanda estava grávida na época e para que a herdeira, hoje a princesa Margriet, pudesse clamar o trono, o parlamento canadense aprovou uma lei tornando o quarto de hospital da rainha um anexo da Embaixada da Holanda em Ottawa e consequentemente, solo holandês, e tornando assim possível que a herdeira pudesse clamar o trono.

Em agradecimento a este ato (e ao apoio das tropas canadenses em libertar a holanda dos alemães), a rainha ao retornar à Holanda, enviou como presente 100 mil bulbos de tulipas ao Governo Canadense e desde então as tulipas tornaram-se uma tradição no Canadá.

O festival existe desde 1953 e este ano foram plantadas 3 milhões de tulipas por toda a cidade.

Porque o Goldnocanada também é cultura ☺


Sobre Ron Mueck



Alguns de vocês devem lembrar-se de um e-mail que circulou pela internet já faz algum tempo, mostrando esculturas extremamente realistas de pessoas. E eu recebi este e-mail enquanto ainda morava no Brasil, acho que em agosto do ano passado. Trata-se um artista chamado Ron Mueck. E por uma incrível coincidência, havia uma exposição no Museu de Belas Artes de Ottawa deste artista, e enquanto eu e meus amigos andávamos pelo parque, vimos o anuncio da exposição, e ficamos entre entrar no Festival de Tulipas, que ainda fica alguns dias ou entrar na exposição que termina hoje... e resolvemos entrar na exposição.

As obras do artista são de uma veracidade inacreditável, os detalhes nas esculturas, chegam a detalhes de poros na pele, veias nas têmporas e rugas perto dos olhos. Os tons de pele espantam e sinceramente as vezes cheguei ao ponto de me perguntar se não seriam cadáveres doados em exposição, mas algumas esculturas são gigantescas e outras são bem pequenas e a perfeição é a mesma, por isso não pode ser.

Se criar coragem, amanhã entro na parte paga do Festival.

Próximos objetivos: ver a troca da guarda no Parlamento, visitar o Parlamento em si e o Museu de Civilização.

Abraços,

4 Comments:

  • Olá amigo,

    A gente já tinha visto uma reportagem sobre esse artista e ficamos impressionados, imagina vê ao vivo, deve ser o máximo.
    E o festival de Tulipas, deve ser de uma beleza........
    Aproveite bastante........
    E estamos cada vez mais decididos a morar perto de vc.....
    Um grande abraço,
    Alexandre e Valéria

    By Blogger Valéria, at 7:58 AM  

  • Oi Gold,
    Ainda não descartamos Gatineau porque estamos aguardando a resposta da Universidade de Ottawa, mas você e esta pesquisa estão me deixando cada vez mais em dúvida.
    Ai, será que eu consigo ver as tulipas dia 11/06? Como pode ter flores e grama verde tão rapidamente?
    Outra coisa: eu já visitei o Museu da Civilização e é demais!!! É bom de ver com calma e em um dia inspirado. Quero voltar!!!

    By Blogger Sandra Vicente, at 2:40 PM  

  • Olá Gold,

    Muito legal a história da festa da Tulipa e que lega a visita a exposição, pretendo levar minha mãe que adora flores para visitar está festa.

    Abraços

    Fábio

    By Blogger Fabio, at 9:44 AM  

  • Eu já conhecia essa história da Holanda. Bem legal. A cidade deve ficar maravilhosa com as tulipas. Cada vez mais me sinto tentada a ir para Ottawa por todos os motivos que estão divulgando por aí, os moradores fazendo comentários apaixonados sobre a cidade... vamos ver.

    By Anonymous Anônimo, at 4:41 PM  

Postar um comentário

<< Home