Gold no Canadá...

quarta-feira, abril 18, 2007

A primavera chegou e os impostos





Amigos,

Oficialmente, a primavera chegou já tem uns dias. Acho que desde março ou coisa assim, mas o fato é que o frio ainda não foi embora...

Este dias escutamos um monte de gente falar sobre a famosa "Spring Clean" ou limpeza da primavera, e apesar de já ter escutado esta expressão antes, eu nunca tinha realmente entendido a necessidade disso, mas o que acontece é que durante os meses de inverno, a limpeza das ruas fica praticamente impossibilitada por causa de toda a neve que toma conta de toda a cidade, então o que acontece é que o lixo que seria removido acaba sendo soterrado pelas várias camadas de neve... ao chegar a primavera, e com o degelo da neve, o lixo todo fica exposto e a cidade mais suja que nunca, por isso a necessidade da limpeza de primavera.

Estou citando isso porque fiquei impressionado com a criatividade da prefeitura de Ottawa, que criou um concurso para a limpeza de primavera, onde organizações podem se inscrever e as organizações que reunirem a maior quantidade de lixo terão prêmios de todos os tipos. Fico imaginando como seria a cara de nossas cidades no Brasil, se as prefeituras de algumas cidades resolvessem fazer concursos deste tipo...

Mas no final das contas comecei a falar de primavera neste post porque sinceramente não achei que a primavera chegasse nunca mais aqui... anteontem mesmo, nevou 5 cms aqui em Ottawa e choveu muito no mesmo dia, causando um caos completo na cidade, porque chuva com neve não é uma boa combinação.... e apesar da neve 2 dias atrás, hoje a temperatura subiu para confortáveis 14C (Quando eu morava em Brasilia, 14C era bem frio pra mim na época e hoje...). Agora a tendência é subir... que deus nos ajude que seja logo porque desde que cheguei ao Canadá, ainda não tive a oportunidade de usar minhas bermudas...

Bom, agora de volta à vida real: termina dia 30 o prazo da entrega da declaração do imposto de renda, e eu como bom imigrante que sou, fiz o que qualquer pessoa sensata faria: contratei um contador, porque ninguém merece ter que fazer imposto de renda em francês.

Para aqueles amigos imigrantes que estão vindo para o Québec segue um aviso: Não há formulários do imposto de renda em inglês. Tudo bem, eu sei que a língua do Québec é o francês, mas na minha cabeça, eu imigrei para o Canadá e o Canadá é um país bilíngue, só que o Québec não é.

E foi exatamente isso que escutei do Revenu Québec (como a secretaria da receita federal no Brasil, só que no Canadá, além de um órgão federal, cada estado tem uma secretaria própria...). Eu, inocentemente, liguei para o Revenu Québec e perguntei se eles tinham os formulários em inglês, e o simpático atendente simplesmente me perguntou: Por que vc quer em inglês? (Eu estava falando francês), e ao responder que era mais fácil para mim fazer a declaração em inglês, ele me respondeu: Faça a federal em inglês, mas a de Québec tem que ser em francês...

Bom, depois desta experiência legal, eu simplesmente liguei para um contador que me indicaram, e combinei com ele de pegar meus documentos, ele já fez minha declaração hoje e amanhã mando tudo...

Só um aviso aos amigos novos-imigrantes: a primeira declaração feita deve ser enviada para um endereço diferente do que o resto do pessoal manda, então fiquem espertos.

Abraços,

Marcadores:

1 Comments:

  • Eaí Goldman, blz? Cara, acompanho seu blog há mt tempo e finalmente está chegando minha hora de imigrar. Vou para Montreal com minha esposa. Queria te perguntar os seguinte: vc fez a declaração de saída definitiva do brasil antes de viajar? Caso tenha feito, gostaria se possível de algumas orientações.
    Agradeço desde já.

    Abs
    Peter

    By Blogger Peter e Tasha, at 12:36 PM  

Postar um comentário

<< Home