Gold no Canadá...

domingo, janeiro 14, 2007

Circulando... circulando!!!!!




Amigos,

Estava pensando hoje, e finalmente percebi que já fazem quase três meses que cheguei ao Canadá e fiquei pensando em tudo que já aprendi neste tempo e no quanto ainda tenho que aprender...Mas uma das coisas que me levou mais tempo para aprender, e foi com muita ajuda (principalmente de deus... porque o povo daqui, com raras exceções, é tudo perdido!) que consegui encontrar meios de me locomover sem me perder tanto.

Na primeira vez que vim a Ottawa, o terror começou no aeroporto de Montreal, eu crente que viria num daqueles aviões que da AirCanada, que pelo menos parecem seguros e na hora H, me colocam num Mini-air qualquer coisa (que dava medo até de espirar para não desestabilizar o avião). Sabe aqueles teco-tecos que não transmitem o mínimo de confiança? Pois é, estes mesmos... cheguei em ottawa no meio da tarde e tinha que dar um jeito de descobrir como chegar ao endereço da imobiliária em Gatineau para pagar logo meu ap, para segurar o contrato. Inocentemente, pergunto pro cara do hotel como chegar no endereço e ele simplesmente me diz: "ah, é fácil, é so pegar um dos ônibus que vão para Gatineau, todos passam pelo King Edward Street, vai lá e pega um deles", só que o gente boa do cidadão, esqueceu do pequeno detalhe: Apesar de não ser nenhuma metrópole, Gatineau, tem em torno de 400 mil habitantes, o que não torna a cidade, uma cidadezinha propriamente dita.

Procurei, procurei e por fim desisti e peguei um taxi. Cheguei lá, inconformado de ter que pagar 20 dólares, mais gorjeta (e se você não der o motorista de taxi te olha com uma cara que você sabe que ele te amaldiçoou até a quinta geração...), assinei meu contrato, vi o apartamento e era hora de voltar pro hotel em Ottawa. Vou calmamente ao ponto de ônibus e pergunto pro primeiro que vejo lá: " Como chego a Ottawa?" e o gentil cidadão me responde: "basta pegar o 39", até aí tudo bem. Só que o gentil cidadão esqueceu de me dizer que no ponto onde eu estava, não passava o 39... e fiquei esperando... e esperando... e esperando mais um pouco, e quando desisti de esperar o 39, peguei o primeiro que vi pela frente e por sorte, o que eu peguei ia até Ottawa também.

Assim que cheguei ao hotel, resolvi fazer uma pesquisa sobre o sistema de transporte daqui, e para os iniciantes, existem algumas informações básicas sobre como se locomover por aqui, então vamos lá:

1) Existem duas companhias de ônibus:
  • OCTranspo (Ottawa City Transport)
  • que serve basicamente a Ottawa e às cidades da região de ottawa, e;
  • STO (Société de Transport de L'Outaouais)
  • que serve basicamente à cidade de Gatineau e região;

    2) A tarifa de onibus custa 3 dólares e dá direito a um bilhete de transfer que pode ser utilizado até duas horas depois que vc o receber;

    3) Se preferir comprar o passe mensal, paga-se 69 dólares e você pode usar o sistema quantas vezes quiser ao longo do mês, sei que a OCTranspo também tem o passe, mas não sei quanto custa. Para comprar o passe mensal no Québec é preciso de algum tipo de evidência que você mora no Québec, como cartão de saúde ou contrato de aluguel e um documento com foto, não sei como é em Ottawa;

    4) Aqui em Gatineau, se você quiser comprar o bilhete (não o passe), cada um custa 2,40 dólares e é possível comprá-los em dépanneurs e algumas livrarias em geral, em Ottawa o único local que sei que vende os bilhetes é no último andar do Rideau Centre;

    5) Para os que querem vir a Ottawa e dar umas voltas e não querem gastar rios de dinheiro com taxis, a OCTranspo, tem no seu site um travel planner, excelente, onde você só precisa colocar o endereço de partida, o endereço de destino, a hora de partida ou de chegada e ele te diz que ônibus pegar, onde pegar, se é preciso andar, ou seja, ele realmente planeja a sua "viagem" para você. A STO tinha um assim, mas atualmente está fora do ar e sabe-se lá deus quando vai voltar. Para ir para a página do travel planner da OCTranspo, clique
  • OCTranspo - Travel Planner


  • Bom, acho que em relação a transporte, é isso.

    Abraços a todos e boa semana,

    PS - Gente dá um desconto em relação aos links, estou tentando aprender a lidar com eles, ok? Dicas são novamente bem vindas (meu computador é um mac... por isso não tem o cadeado do windows para criar links...)

    1 Comments:

    Postar um comentário

    << Home