Gold no Canadá...

quinta-feira, novembro 01, 2007

1 ano




Era uma vez,um menino buchudinho nascido na terra vermelha do planalto central.

Este menino teve a sorte de nascer em meio a uma família muito especial, e foi criado por pais que lhe ensinaram como ser uma pessoa honesta, e buscar sempre ser a melhor de si.

Ele cresceu, estudou e para não deixar este post muito longo, imigrou para o Canadá, ou seja, ele sou eu.

Hoje, completo um ano que cheguei ao Canadá. Um tipo diferente de aniversário que nos faz pensar no quanto o tempo passa rápido.

Há um ano, eu desembarcava em Toronto às 8:25 da manhã e ouvia o oficial de imigração dizer o famoso: seja bem vindo ao Canadá. E ao sair do aeroporto, chorei.

Sinceramente não achei que fosse conseguir ficar aqui. Me sentia sozinho demais, não gostava da comida, e achava o clima frio demais, e olha que era novembro (como eu era inocente, não tinha visto nada...), mas com o tempo as coisas se ajeitaram, hoje,tenho meu apartamento, amigos e já conheço a cidade razoávelmente bem. Já tive a oportunidade de conhecer outras cidades do Canadá que eu sempre tive vontade (como Toronto e Montreal, por exemplo, mas ainda falta a cidade de Quebec e Vancouver) e acima de tudo cresci como pessoa mais do que eu podia imaginar.

Aprendi cosias como me vestir adequadamente para sair na rua a temperaturas de -20C, aprendi que não é esperto deixar entrar neve no seu casaco (porque como está quente dentro do casaco a neve derrete e você fica todo molhado) e que coisas como luva e cachecol não são frescura, e sim necessidades.

Aprendi acima de tudo, a valorizar ainda mais minha família e amigos e ao mesmo tempo, a cuidar de mim mesmo sem contar com a ajuda reconfortante da minha família.

Imigrar é renascer. Muito mais do que se imagina. Temos que reaprender as coisas mais simples e as tarefas que no Brasil eram feitas automaticamente, aqui podem ser complicadas no começo, pois todas as nossas referências não existem mais no novo país. A grande maioria dos produtos que já conhecemos e gostamos não existem aqui, temos que recomeçar do zero, testar os produtos, procurar, conhecer e descobrir aos poucos. Tirar todos os documentos novamente, absolutamente tudo.

O Canadá que conheci quando cheguei, era um país com árvores sem folhas e muitos dias sem sol, e ao longo deste ano, vi um inverno que chegou atrasado,mas que quando chegou trouxe muita neve e culminou com um dia em que a temperatura chegou aos -42C; uma primavera ensolarada e cheia de Tulipas, onde finalmente vi que as árvores no Canadá têm folhas; um verão quente de não deixar nada a dever aos verões brasileiros (a não ser pelo detalhe que é beeeeeem mais curto) com direito a praia e tudo mais; um outono lindo, com temperaturas agradáveis e cheio de árvores com folhas que mudaram de cores e agora estou novamente às portas do meu segundo inverno. Um ano, tanta coisa em tão pouco tempo.

Neste período perdi pessoas muito importantes para mim que estavam no Brasil, pessoas que não tive como me despedir, e isso dói. Só quem mora longe daqueles que ama, sabe o quanto isso dói. Nestes momentos, me questionei várias vezes o que eu estava fazendo aqui, porque a sensação de impotência é muito grande. Não podemos nem mesmo estar perto dos amigos para dar uma palavra amiga e isso machuca muito...

Ao longo deste ano, me perguntaram diversas vezes se valeu a pena vir. Até agora posso dizer que sim. Sair na rua sem medo, pagar impostos e ver o retorno deles na sua frente todos os dias e ter certeza que seu dinheiro não foi parar em nenhum esquema dos nosso ótimos políticos, cidade limpa, sistema de transporte público que funciona, tudo isso facilita a nossa vida de uma forma que a maioria das pessoas nem imagina.

Já me perguntaram também se resolvi ficar aqui de vez. Sinceramente: não sei. Pode ser que eu esteja aqui há pouco tempo, mas não consigo me imaginar passando minha velhice no inverno canadense. Talvez isso mude, mas agora esta é a idéia que tenho no cabeça.

Apesar disso tudo, sei que a jornada está apenas começando e espero ter forças para continuar, porque o caminho é longo...

Abraços a todos e que venha o ano 2,

Goldman.

22 Comments:

  • Oi Goldman,

    muitos parabéns pelo seu 1º aniversário canadiano, espero que os anos seguintes valham ainda mais a pena do que este.

    Um beijinho
    Maggy

    By Anonymous Anônimo, at 4:30 AM  

  • Olá meu amigo,

    Parabéns pelo 1º Ano do resto da sua vida! Realmente morar num país diferente do qual nós fomos criados não é tarefa fácil. Como vc mesmo disse é recomeçar denovo, renascer. Mas sem dúvida é uma grande experiência engrandecedora.

    Apesar do pouco tempo que nos conhecemos (começamos a ler o seu Blog qdo vc tinha récem chegado ao canadá) sei que você é uma cara nota 10. Sempre disposto a judar, inclusive nas suas primeiras férias, vc veio participar de um de nossos encontros de imimgrantes, abrindo mão do pouco tempo que vc tinha com a sua família.

    Tenho certeza que seremos grandes amigos, quando nós estivermos definitivamente morando ai, em Gatineau.

    Um grande abraço do seus futuros amigos,

    Alexandre e Valéria
    www.brasiliacanada.com

    By Blogger Alex, at 6:43 AM  

  • Parabéns, Gold. Fico feliz por você estar alcançando aquilo que desejou, apesar das dificuldades, e está feliz por isso. Obrigado por compartilhar a sua vida conosco, desconhecidos da internet. Um grande abraço.
    Daniel

    By Blogger Unknown, at 7:04 AM  

  • Ótimo aprendizado!!!

    Que venha o 2, 3, 4 e todos aqueles que você achar que estão valendo a pena e é feliz!!!

    Com todas as leituras de blog e tudo o mais acho que você terá duas coisas, este ano será muito mais fácil e o inverno será mais longo, rs...

    Grande abraço e Keep Walking...

    Rogério e família

    By Blogger Rogério, at 9:10 AM  

  • Oras, voce sempre pode passar a velhice em Victoria sem chuva e com pouco frio...brincadeirinha. Felicidades e força sempre!

    By Blogger Lucca, at 10:18 AM  

  • Oi Goldman,

    Adorei o seu relato, apesar de faltar ainda um tempinho até a minha ida para a terra gelada é sempre bom saber um pouco sobre as experiências do pessoal que já está por aí. Realmente é um renascimento e por isso mesmo não é uma tarefa fácil. Parabéns pelo seu 1º ano no Canadá.

    Um abraço,

    Karol

    By Blogger Karol, at 12:17 PM  

  • Goldman,

    É, realmente o tempo nos prega peças, as vezes parece que passou tão rápido e ao mesmo tempo parece que levou uma eternidade. Mas o importante disso é o aprendizado que tiramos, o aproveitamento real do tempo, e ao que vejo você aproveitou e está aproveitando seu tempo com sabedoria, isso é muito bom.

    Parabéns por este primeiro ano na nova pátria, é difícil mas compensador, como você mesmo mencionou, houve um grande crescimento como pessoa, então mais uma vez parabéns!

    Obrigado por dividir conosco suas experiências, para nós que ainda estamos no Brasil é muito importante saber de como as coisas acontecem por aí, obrigado mesmo!

    Um grande abraço de São Paulo!

    Ricardo e Rosangela

    By Blogger Sem passado, at 1:23 PM  

  • Oi Goldman, primeiramente parabéns por ter completado um ano aqui no Canadá, nós que estamos aqui sabemos que não eh simples, mas nós amadurecemos bastante e realmente renascemos, temos que reaprender o básico, refletir bastante e aproveitar o máximo pq ninguém eh de ferro!!! Ahhhh! Nossa noite no Hard Rock Café foi 10 e a conversa super agradável. Estamos esperando vc aqui viu em Montreal!!Quando vc vem? By the way, o Pedro e eu curtimos bastante o Halloween, passamos em muuuuuuuitas casas e comemos muuuuuuuuitos doces, e coisa boa!!
    bjos,
    Carol

    By Blogger Carol Melo, at 1:55 PM  

  • Parabéns pelo primeiro de muitos anos em terras canadenses, e o post como sempre muito bem escrito pode passar um pouco tudo o que aconteceu nos últimos 12 meses.

    Abração

    By Blogger Sandro e Família, at 2:43 PM  

  • Gold

    Parabéns.. e que este seja o primeiro de muitos!!!!!
    Bastante sucesso...

    Abraços

    By Blogger Dani e Rafa, at 2:50 PM  

  • Parabéns pelo aniversário de Canadá! Eu tb já disse que 'imigrar é renascer'. :D

    By Blogger Ana Paula, at 6:04 PM  

  • Fala Goldman!!
    Parabéns pelo 1° ano!!!
    Que o progresso que já está acontecendo na sua vida, continue sempre e sempre.

    Ismael
    http://ohcanadaa.blogspot.com/

    By Blogger Ismael Oliveira, at 6:45 PM  

  • Oi Gold,
    Gostei MUITO deste post. Parabéns pelas conquistas e pela coragem. Agora tem uma parte que me tocou: você ainda não conhece a cidade de Québec. Então eu queria dizer que você é bem vindo aqui chez nous, ok? Me avise quando. Deixa recado lá no blog. Será uma honra!
    :-)

    By Blogger Sandra Vicente, at 9:20 PM  

  • Parabéns Goldman!!!

    Estamos acompanhando este seu primeiro no Canadá pelo seu blog e torcendo para que os próximos anos sejam ainda melhores!!!

    Provavelmente em maio do ano que vem estaremos aí.

    Abs,

    Thiago e Rosana (Curitiba)

    By Blogger Rosana Bueno - NANABUENO, at 9:54 PM  

  • Gold !!

    Vc é um cara forte, deu pra perceber no seu depoimento. É um cara forte e determinado. Determinado a vencer !! Não se culpe por nao ter apoiado seus entes nos momentos difícieis que vc descreveu..tenho certeza que eles compreenderam e sabem qual é o seu sentimento..
    Parabéns pelo 1º ano e que venham os próximos !!

    Um abraço e tudo de bom pra vc!!

    By Blogger Vanessa e Muryllo, at 7:34 AM  

  • Parabéns Goldman

    O seu blog e seus relatos são demais e ficamos muito felizes de saber que sua experiência está sendo válida. Não perdemos um post seu e gostaríamos de registrar nossa admiração nessa data tão importante.

    Parabéns e felicidades na sua jornada,

    Hamilton e Dani
    www.nos4rumoaquebec.blogspot.com

    By Blogger Nós4, at 4:22 PM  

  • Olá Goldman,
    Ficamos emocionados ao ler o seu relato!!! É bom saber que de certa forma as coisas estão caminhado bem. Ainda não tive a oportunidade de agradecer ao seu e-mail sobre as dicas bancarias, obrigado!!! Foi bastante útil para nos.

    Valeu por tudo!!!

    By Blogger Paulo Maia, at 12:36 AM  

  • Conheci seu blog hj e gostei muito.E como o governator, I'll be back. cheers!

    By Blogger ju k, at 11:12 AM  

  • ok, voltei no mesmo dia pq sou mega ansiosa, li tudo post por post. Muito bom seu blog, bem realista. Eu leio uma porção de blogs de imigrantes e o seu é um dos melhores, despretensioso e engraçado. Desejo que vc encontre o q procura pq minha música tema é 'but i still haven't found what i'm looking for"...moro em floripa e tenho muitos sonhos que envolvem passaportes, quem sabe um dia a gente se encontra por aí. à bientôt :)

    By Blogger ju k, at 9:06 PM  

  • Olá Gold,
    Gostei muito do seu relato, nossa lembro que começei a acompanhar a sua adaptação no blog em novembro do ano passado, como o tempo passa, né... E com certeza imigrar é como renascer de novo.
    Ainda não passei por esta experiência, mas vou passar...
    Continuo te acompanhando...
    Um abração,
    Elaine.
    http://era-do-gelo.blogspot.com

    By Blogger Elaine Alves, at 9:41 AM  

  • Caramba! Um ano já?
    Parabéns por sua batalha e por todos os seus sucessos, amigo. Você merece ser muito feliz.
    Abração
    Saudade

    By Blogger Unknown, at 6:11 AM  

  • Eu também fiquei emocionada com o seu relato. Parabéns pelo primeiro ano, e que os outros sejam melhores sempre.

    By Blogger Unknown, at 12:52 PM  

Postar um comentário

<< Home