Gold no Canadá...

quarta-feira, junho 20, 2007

Tá, tô sumido...

Queridos amigos,

Primeiramente quero me desculpar pelo sumiço estes dias, mas recentemente perdi uma grande amiga aí no Brasil e fiquei muito abalado.

Este tipo de coisa é exatamente o que eu sempre temi tanto, a distância e nossa impossibilidade de estarmos com nossos entes queridos nos momentos mais difíceis. Todos que fazem a opção de mudar de país têm plena ciência da consequência de suas escolhas, mas na hora de "pagar a conta", a coisa fica mais complicada.

Bom, de qualquer forma, fiz minhas orações por esta pessoa e tenho certeza de que ela foi recebida muito bem.

Enquanto isso no Canadá...

Um imigrante brasileiro começa a tentar decidir se fica no apartamento onde está, ou se muda para outro. Entramos então no velho dilema: fico em Québec pagando mais impostos, mais distante do trabalho e em compensação com aluguel mais barato e apartamentos maiores... OU, mudo para Ontario, pagando menos impostos, e se encontrar um apartamento, será menor, mais caro mas que em compensação fica no coração da cidade, eliminando assim qualquer necessidade de pegar ônibus todos os dias, pois poderia ir caminhando para o trabalho...

Ainda tenho muito o que pensar, mas uma coisa é fato: para quem imigrar sozinho, o Québec é muito mais caro. Aqui pagamos muito mais impostos do que em todo o resto do Canadá. Sendo assim, os solteiros que moram na região de Ottawa/Gatineau, em algum momento se sentirão tentados a se mudar para Ontario... e este é meu dilema. Ainda tenho uns 4 meses para decidir e achar outro apartamento se eu resolver mudar.

O que me dá mais preguiça nesta história toda, é o pensamento de ter que mudar de novo... e lá vamos nós...

Abraços,

7 Comments:

  • hahaha! Sei como eh, essa estoria de mudanca eh uma saco mesmo. Digo isso pois estou "com a casa nas costas" desde que me casei - vai fazer 5 anos em Dez. Casei, mudei, depois mudei p/ os EUA, depois de novo p/ o BR, depois de novo p/ os EUA de olho no Canada. Como sempre surgem novas oportunidades, mudaremos para Franca antes de chegar no Canada...
    Soh de pensar jah estou cansada, mas digo a voce: morar perto do trabalho eh a melhor coisa do mundo!!! O que voce ganha, nao apenas em economia $$$, mas em economia de vida, as horas que voce ganha para poder dedicar ao que voce quiser, desde coisas importantes, ate ficar com a bunda no sofa assistindo TV, valem a pena!
    Abracos e boa sorte!
    Sara - snvasconcelos@yahoo.com.br

    By Anonymous Anônimo, at 11:06 AM  

  • Ola Goldman,

    Você poderia me deixar o seu e-mail por favor ?

    Um grande abraço,

    Mohamed

    By Anonymous Anônimo, at 1:33 PM  

  • Ola Mohamed, meu email é goldmansousa@gmail.com. Abraços, Goldman.

    By Blogger Goldman, at 11:39 PM  

  • Olá meu amigo Goldman,

    E onde fica aquela história de que no Québec nós recebemos mais incentivos do governo para ficar ?!? Pelo que entendi, não há compensação alguma ? Qual a diferença de impostos no caso, entre Québec e Ontário ?

    Um abraço e nos vemos no ano que vem.

    By Blogger Alex, at 12:57 PM  

  • Olá! Ótimo finde pra você.
    Bj, T+

    By Blogger Unknown, at 1:22 PM  

  • Ola Goldman,
    So para completar suas informacoes, eu li em um estudo que no Quebec é melhor para as familias, pois os impostos sao altos mas eles retornam em incentivos para as familias que tem filhos. Mas para os solteiros e casais sem filhos nao ha muito retorno. Se quiser uma copia do estudo salvei em arquivo.
    Abracos,
    Ana
    anach2006@gmail.com

    By Anonymous Anônimo, at 10:21 PM  

  • Quebéc é vista como a província 'Socialista' do Canadá. Isso no final significa uma coisa só: se ganha acima da média, vai ser ferrado pelos impostos em Quebéc. Se ganha abaixo, a ajuda que recebe em outras coisas acaba equilibrando. Algumas coisas são fatos:
    - Por exemplo num salário anual de $50000 recebe-se $400 a mais por mês em Ontario por causa da tributação menor.
    - Seguro de carro é inicialmente muito mais barato em Quebéc (pode chegar a mais de $100 mensais de diferença) pois a província arca com o liability.
    - Aluguéis são de modo geral mais em conta em Quebéc mas também, de modo geral, imóveis valem muito menos e valorizam muito menos do que em Ontario. E é claro que por causa disso o IPTU é menor em Quebéc (já que valem menos).

    Falo isso após oito anos aqui e tendo duas empresas, uma em Quebéc e uma em Ontario. :-)

    Todo ano muita gente que conheço tem que juntar um pouco de dinheiro mensalmente para pagar o 'Leão' no começo do ano. Com toda a certeza impostos são bem mais altos do 'lado de lá'.

    Eu não pensaria duas vezes. :-) Ontario é o lugar para se estar, pensando-se a longo prazo.

    Abraços!

    By Blogger Cláudio Rodrigues, at 1:45 PM  

Postar um comentário

<< Home