Gold no Canadá...

sábado, agosto 30, 2008

Novidades

Amigos,

Sei que minhas postagens estão meio sem um período de intervalo definido entre uma e outra, mas estou tentando manter o padrão como antes, mas tá meio complicado. Este final de semana ficou mais fácil porque segunda é feriado aqui (Labour Day).

Como havia dito, tenho algumas novidades: A primeira é que depois de mais de um ano aqui, finalmente tirei minha carteira de motorista. Acabei deixando de lado, já que não tinha e ainda não tenho perspectivas de comprar carro aqui. Primeiro porque um carro é um gasto muito grande e não me refiro somente à compra, mas sim à manutenção. E segundo porque o aluguel de carros aqui é bem mais em conta do que no Brasil, então quando eu precisar de carro, posso simplesmente alugar. Os custos para tirar a carteira me atrasaram um pouco também, mas fazer o que né gente?

Não vou comentar o processo todo para tirar carteira de motorista aqui porque tenho certeza de que a maioria já conhece, por isso, vou dar a versão simplificada. Primeiro passo: traduzir a carteira de motorista na Embaixada. Por que? Porque em Ontario, existem 3 tipos de carteira:

- G1: A mais simpleszinha e obtem-se esta somente fazendo a prova escrita. Mais ou menos como um aprendiz, somente pode-se digirir com alguém que tenha a carteira "G" por pelo menos 4 anos, ao seu lado e um monte de restrições.

- G2: É preciso fazer prova de volante para tirar esta, já pode dirigir sozinho, mas ainda tem algumas restrições.

- G: É a carteira "plena" digamos assim. Para tirar a G, vc precisa ter a G2 por algum tempo e fazer nova prova de volante, desta vez, parte da prova é na rodovia.

Para quem já tem carteira no Brasil, pode-se fazer a prova de volante direto para a "G". Temos um chance, e se reprovar, tem que fazer o processo todo. E detalhe, para fazer isso, no momento em que começar o processo,ou seja, no momento em que for fazer sua prova escrita, já tem que levar a tradução da sua carteira do Brasil. Se não fizer no começo não tem mais volta.

Bom, como eu não dirigia desde que cheguei do Brasil, resolvi pegar umas aulas de voltante antes de fazer a prova, e também para tentar não reprovar. Liguei para uma auto-escola e marquei as aulas. A minha professora de volante já foi examinadora do Ministério, e por isso, conhece direitinho o percurso feito pelos examinadores.

O engraçado nesta história é que fiz minha prova na Walkley Road, e quando se está saindo de lá para fazer a prova, em 10 vezes, 8 os examinadores pedem que se vire a esquerda para começar a prova. E foi este percurso que treinei com a minha professora. Já tava todo confiante e me sentindo o rei da estrada. No dia da prova, estou eu dentro do carro, e o examinador me diz: vire a direita por favor.

Eu nunca tentativa desesperada de que estivesse entendendo errado, perguntei: Como é que é? ( Em bom inglês: Come again??) e ele simplesmente repetiu: direita.

Logo pensei: lascou. Eu não havia treinado o percurso da direita nenhuma vez, e o cara me levou para uma estrada que eu não tinha a menor idéia de onde era e até hoje não sei onde é, e consequentemente não sabia os limites de velocidade. Achei melhor neste caso diminuir a velocidade até ver alguma placa, mas ele tirou pontos por andar muito devagar num via de 80kms. Talvez eu não tivesse andado tão devagar, se ele tivesse me avisado que a via era de 80kms. Mas no final das contas, o que me importa é que passei.

Agora já posso alugar um carro quando quiser ir a algum lugar e me sinto mais independente.

E trocando um pouquinho de assunto: neste final de semana está acontecendo o festival de balões de Gatineau. Eu ainda não fui, mas pretendo ir antes do fim do final de semana.

O ano passado fui ao festival e é muito bonito. Hoje, deu até para ver os balões daqui de casa, mas não é a mesma coisa que estar lá e tirar um monte de fotos.

Acho que será mais saudável até mesmo para minha vida financeira, já que neste final de semana também a BestBuy e a FutureShop estão realizando o grande saldão do dia do trabalho.

Eu entrei nas duas e a cada TV de 42 polegadas que eu via, eu tinha quase uma coceira na mão para pegar meu cartão e comprar a bendita. A Sony Bravia então... parece que tá me chamando e pedindo para vir enfeitar minha sala. O problema é que 2000 dólares é muita grana, e a TV é grande pacas. Se eu comprar vou ter que assistir TV quase sentado de cara com ela. Mas mesmo assim, acho que vou tentar esperar pelo natal. Agora a minha tarefa é ficar longe destas lojas até pelo menos terça-feira.

Força.

Ótimo resto de final de semana para todos.

1 Comments:

  • oioioioioi, também estou tirando carta, mas pode acreditar, aqui no Brasil está bem mais complicado e cheio de restrinções......começo minhas aulas na quarta feira, a primeira de 15 aulas obrigatórias.

    Nessa história td, ja paguei R$600,00 e ja fiz exame médico, psicotécnico, 2 provas teóricas e , deixa eu ver, já tive que provar que sei ler e escrever...nossa, agora vamos ver oq me espera....

    Boa sorte !!!!!!!!!!!!!

    and good labour day..............

    By Anonymous Anônimo, at 10:59 PM  

Postar um comentário

<< Home